O estágio é uma forma de introduzir o licenciando na escola, com o auxílio de guias experientes que possam orientá-lo e auxilia-lo na solução das dificuldades que venham a surgir.
Mas nem sempre é assim que acontece o estágio.
E esse primeiro contato com a sala de aula pode ser assustador e desatante quando não se está preparado.
Como então fazer um bom estágio?
Estabelecer relações de cooperação
Há uma tendência dos professores em considerar estágios como forma de interferência no seu trabalho e por isso se sentem desconfortáveis com a presença de observadores na aula.
O ideal é que os coordenadores de estágio e os professores de prática de ensino quebrem essa ideia de interferência e avaliação dos estagiários sobre os professores.
O estágio só serve para o aluno quando ele pode se sentir um elemento da escola e não estranho a ela.
Quando não há o intermédio da universidade com a escola, o que deveria! é importante que você possa conversar com a direção, orientadores pedagógicos e os professores que serão acompanhados durante o estágio.
Esse contato é importante para que se desenvolva um vínculo que permita ao estagiário desenvolver suas atividades, como precisa ser feito.
Procure escolas que sejam receptivas e que seja possível trocar ideias e participar das atividades de ensino.
Como é sua disciplina de práticas de ensino?
Existem disciplinas de práticas de ensino que na realidade são “teoria da prática”.
As aulas são extremamente teóricas, sem que os alunos tenham contato com as escolas, professores e alunos.
O que não ajuda na preparação do futuro professor.
Outra prática comum é a passagem pela escola sem que haja discussões sobre o que foi observado e vivenciado pelo estagiário.
A prática de ensino que realmente contribui para a formação enquanto professor, proporciona que o estagiário vá à escola orientado quanto ao que observar, fazer e como registrar suas impressões e vivências.
O estagiário tem um acompanhamento na faculdade do estágio realizado na escola.
O ideal é que tudo que aconteça no estágio seja discutido na faculdade.
Faz parte da formação docente alguém guiar o aluno para que possa colocar em prática o que foi aprendido na teoria, e discutir os erros e os acertos.
Isso é importante para que o futuro professor desenvolva uma visão crítica sobre a prática no ensino.
Se isso não acontece na sua faculdade, é recomendável que você procure por alguém que possa te orientar nesse processo (algum professor da faculdade, orientador, coordenador, etc).
O tempo para o estágio
É importante que haja tempo livre para realizar o estágio.
Eu sei que tem n outras coisas para fazer, mas se planejar para o estágio é muito importante.
Fazer aquele estágio meia boca, nos horários que dá, na escola que dá, apenas para poder ter as assinaturas, raramente vai te trazer experiências enriquecedoras e importantes para sua atuação depois.
Organize-se!
Outro ponto importante é que existem diferentes tipos de estágios feitos em sala de aula.
O mais desejável é aquele em que o estagiário pode participar ativamente da aula e do seu planejamento, maaaas é bem comum isso não acontecer, e por isso vamos dar um enfoque maior no estágio de observação.
Estágio de observação
São aqueles em que o estagiário está presente sem participação direta na aula.
Apenas observar pode não ser tão funcional quanto contribuir na aula, mas se é esse o tipo de estágio que você está fazendo, ainda tem como aproveitar.
Você pode observar:
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Nível cognitivo das aulas
Inclui os aspectos relativos à forma como os docentes organizam o ensino, visando o desenvolvimento intelectual dos estudantes.
Para direcionar a observação e padronizar as informações é útil usar uma classificação de comportamentos cognitivos.
A taxonomia dos objetivos educacionais de B. Bloom ajuda demais nessa função.
Além do raciocínio que o professor procura desenvolver, importante analisar também as formas pelos quais o professor organiza a sequência dos conteúdos e como elas são integradas com os tópicos da mesma disciplina e com outras.
Além da observação das aulas, livros e materiais utilizados pelos alunos também contribuem para a construção do relatório.
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Clima afetivo das aulas
A análise da dimensão emocional do processo de ensino-aprendizagem, assim como das relações sociais estabelecidas na escola, é um componente imprescindível da formação dos professores.
Principalmente porque a influência afetiva geralmente é mascarada pela importância atribuída à transmissão de conteúdos.
Essa análise acontece pela observação das aulas e do comportamento de alunos e professores durante as aulas, o recheio e por meio de entrevistas.
A utilização de instrumentos para a análise verbal pode fornecer dados sobre diferentes comportamentos de alunos em diferentes situações.
Por exemplo: A mesma série de aulas dadas pelo mesmo professor em horários distintos, ou o mesmo conteúdo, dado pelo mesmo professor, na mesma série em salas diferente.
O desempenho do professor pode criar um clima de livre participação nas aulas, ou não.
Importante também observar os elementos do currículo em vigência na escola, valores e regras de conduta.
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Organização das aulas
Se refere a estrutura das atividades didáticas, assim como os recursos disponíveis e usados pelos professores.
O professor estrutura suas aulas apenas na apostila do governo? É sistema apostilado? Usa livro didático e outro recurso?
Caso aja dialogo e abertura com o professor que o estagiário acompanha, é interessante acompanhar e discutir a preparação, escolhas e aplicações feita pelo docente.
Bem como as modalidades didáticas que ele escolhe para desenvolver as atividades, os procedimentos e avaliações.
Se isso não for possível, observar os tipos de aula. Como são as aulas desse professor?
Expositivas? Práticas? Dialogadas? Sempre a mesma estratégia? Estratégias variadas?
Esse tipo de observação também possibilita perceber que concepções o professor tem sobre ensino aprendizagem.
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Observações gerais
Impressões e informações não previstas no planejamento, tais como incidentes, situações interessantes.
Esse tipo de anotação é importante para discussões sobre a realidade da classe e para uma posterior preparação.
Estágio de participação
Aquele em que o aluno auxilia o professor, sem assumir totalmente a responsabilidade pela aula.
Funciona como um professor auxiliar.
Auxilia em aulas práticas, trabalhos em grupos, preparação de material e o que mais for acordado entre estagiário e professor.
O tipo de relatório desse estágio aborda a descrição das atividades, do planejamento e da execução.
Estágios de regência
Aquele em que o estagiário tem a responsabilidade total da condução da aula.
Esse estágio pode se dar de várias formas:
Uma atividade pontual durante o período regular. Como uma aula prática, uma discussão.
Uma unidade de conteúdo: o estagiário pode ser responsável por uma unidade de livro por exemplo, que leva várias aulas para ser concluído.
Requer um maior planejamento como a escolha do objetivo da unidade trabalhada, a preparação das aulas, preparação de material e avaliação.
Minicursos: Um conjunto de aulas sobre um tópico com curta duração.
É menos comum de ocorrer, já que nem todo professor está disposto a ceder aulas e “atrasar” o conteúdo.
Os relatórios de estágios, independente do tipo, em geral são desenvolvidos por tópicos de observação e de desenvolvimento das atividades.
gosei me ajudou a desenvolver o planejamento de estágio supervisionadoII
eu to nesse dilema do estágio, sou bacharel em biologia e estou fazendo a formação pedagógica para obter a licenciatura, estou na época de fazer estágio, mas para conseguir está complicado, mas irá da tudo certo.
Muito bom, já ajuda bastante a desenvolver o estagio, eu estou nessa face de fazer estagio.
Estou cursando formação pedagógica para docência em matemática. Estava estagiando no couto magalhães em anápolis, goiás. Fiz nada de errado, falei só para responder quando um professor falava comigo. Havia dois professores falsos: wilma e wesley. Os dois conspiraram contra mim e inventaram várias reclamações sem fundamentos na coordenação. Eu fui expulso do estágio em dois dias. Eu tenho um ódio por aqueles dois. Nunca vou esquecer ou perdoar. Talvez um dia Deus me dê a chance de vingança. É para isso que rezo todas as noites.
Gustavo Se você não fez nada de errado fique tranquilo Deus irá abrir portas para você, E essas pessoas um dia irão enxergar as suas maldades e se arrependeram! Mas a sua Oração esta errada você não deve desejar mal a eles e nem querer se vingar! você tem que orar para tirar do seu coração esse sentimento ruim essa vontade de vingança só irar te trazer mal! Não seja igual a eles seja melhor, seja uma pessoa melhor. Deus irá cuidar disso.
Gustavo não alimente ódio no seu coração isso só vai fazer mau para sua mente.sei que perdoar não é fácil,mas a devemos deixar tudo nas mãos de Deus,e tudo que plantamos hoje amanhã iremos colher.se você foi tratado injustamente lá, com certeza em outro lugar você foi bem recebido.E pessoas egoístas não serão felizes ao menos que mude de atitude.Desculpe se falei algo que não gostou não essa intenção.
Obrigada
Muito bom…foi de grande valia este material na construção do meu relatório de estágio, pois os questionamentos e as sugestões aqui colocadas, das questões a se observar como estagiário trás a mente todas as coisas vivenciadas dentro da escola, situações quais até então nos passou desapercebidas!! Grande abraço e muito obrigada!
Muito bom, um resumo bem legal sobre o estágio. Recomendei para meus alunos.
Gostei muito, me ajudou a tirar minhas duvidas, muito obrigado.
Eu estou fazendo estágio remunerado em uma escola em Marília. No início me falaram que eu ia ajudar no reforço dos alunos. Tinha mais estagiários lá. Né puseram em uma sala para cuidar de um aluno de terceiro ano que só escreve com maiúsculas, ainda não está alfabetizado. Disseram que ia haver um revezamento, porém eu fiquei duas semanas com esse aluno, os outros alunos já estavam me chamando de Tia e não de Prof. Fiquei desanimada e sem vontade de voltar a dar estágio nessa escola.
Continuando o assunto anterior os outros estagiários fazem revezamento nas salas e quando precisa eles assumem a sala. Para mim não deram essa oportunidade ainda, tenho a impressão que a diretora não gosta de mim, e também tinha uma aluna que estava para ir lá antes mas a minha classificação foi melhor, acho que deve ter alguma coisa a ver.
AI MEU DEUS ! TENHO UM FILHO PEQUENO. UMA CORRERIA PRA CONSEGUIR ALGUÉM PRA FICAR COM ELE. MAIS CONSEGUI. IREI PROCURAR ESTAGIO EM ESCOLAS ENSINO FUNDAMENTAL , CURSO PEDAGOGIA. NÃO TENHO IDEIA SE VOU CONSEGUIR ALGO. DETALHE PRECISA LEVAR ALGUM PROJETO OU SIMPLESMENTE VAI E OBSERVA E FAZ RELATÓRIO? DÚVIDAS E RECEIO DE NÃO CONSEGUIR.
Olá Andreia,
Depende muito da instituição de ensino que você está. Algumas o relatório é apenas de observação mesmo, em outras há planejamento e acompanhamento de aulas. De toda forma, você precisa levar o termo de compromisso de estágio da instituição na escola.
MUITO BOA ESSAS EXPLICAÇÕES SOBRE OS ESTÁGIOS
muito bem explicado.
Olha eu nem imaginava
Mas estou fazendo estágio de pedagogia em escola municipal de ensino infantil e também presenciei professores tentando puxar meu tapete, muito desagradável isso, eu chamo de inveja pq o que eu vejo dentro da sala de aula, professor mais mexendo no celular e fofocando do que fazendo seu trabalho, então a verdade é que quando uma pessoa entra pra aprender, pra cuidar, dar atenção, essa pessoa está sendo desafiadora pra outra, só que as pessoas não entendem que ninguém tá aqui pra tirar nada de ninguém e sim aprender pra poder ensinar, mas sinceramente esses professores que estou presenciando só se preocupam mesmo é com o bolso deles, infelizmente, prestem atenção nos filhos de vcs na escola