Uma das dinâmicas mais comuns nas aulas de biologia, é o presa predador.

Esta atividade consiste na representação da flutuação das populações, sendo usada também para representar uma cadeia alimentar.

A dinâmica envolve três componentes A – plantas (produtores), B – preás (consumidores primários) e C – jaguatiricas (consumidores secundários).

O jogo presa e predador

Para jogar você precisará:

predador(1) estipular um número inicial de uma população de 40% plantas, 30% de preás e 30% de jaguatiricas, de uma dada região;

(2) as plantas devem formar o perímetro da área do jogo, tendo de ficar imóveis e com os braços levantados;

O perímetro pode ser um círculo ou um quadrado. Ou como for melhor de acordo com o número de alunos.

Já os preás devem ficar a uma distância de, no mínimo, 1,5 m das plantas, e as jaguatiricas onde quiserem desde que dentro do perímetro delimitado pelas plantas;

(3) A dinâmica tem 15 rodadas de 20 segundos cada, anotando em uma tabela os números de animais em cada rodada.

A cada rodada os preás tentarão tocar em uma planta sem ser tocado por uma jaguatirica.

Cada vez que um preá tocar uma planta significa que encontrou alimento, e ambos estão fora da rodada;

(4) quando abaixados e imóveis, os preás estão a salvo das jaguatiricas, mas precisam mobilizar-se para procurar alimento;

(5) cada jaguatirica que tocar um preá forma um par e ambos saem da área do jogo;

Ou seja, a jaguatirica encontrou alimento.

(6) no fim da rodada, todos os preás e jaguatiricas que não encontram alimento “morrem de fome” e voltam como plantas na próxima rodada.

Os que não encontraram alimentos e as plantas que sobraram serão as plantas da rodada seguinte.

Já os as plantas que foram ‘comidas’ voltam como preás e os preás  ‘comidos’ voltam como jaguatiricas.

Assim, os preás e jaguatiricas bem sucedidos continuam como preás e jaguatiricas.

Após 15 rodadas a simulação encerra-se.

É comum após as rodadas a construção de um gráfico com as rodadas.

Mas apenas a simulação é suficiente para que os alunos compreendam os conceitos?

O jogo é um modelo para analisar o que ocorre na natureza.

As regras propostas esquematizam a transferência de nutrientes.

Já que animais mortos são decompostos e muitas das substâncias que os compõem voltam para o solo, sendo posteriormente absorvidas pelas plantas.

Quando os herbívoros comem as plantas incorporam parte dos materiais que as constituem e a mesma coisa acontecem com os carnívoros.

Para herbívoros e carnívoros, o número de filhotes que sobrevive e cresce também depende da quantidade de alimento disponível.

A simplificação desses acontecimentos é o que regula o jogo.

Com a construção do gráfico com o número de cada ser vivo em cada rodada do jogo possibilita interpretação de dados.

O pós dinâmica é tão importante quanto realizar um jogo facilitador da compreensão.

A interpretação dos dados do gráfico requer a conceituação de ecologia trófica, para a compreensão do conceito de flutuação de populações e, por conseguinte, o conceito de densidade populacional.

De que maneira isso é feito?

Indicando aos alunos o que olhar.

Ou seja, perguntas que direcionam os alunos  a estabelecerem relações com o tamanho das populações.

Por exemplo: Em que rodada o número de plantas foi maior? Em que rodada o número de plantas foi menor?

Houve algum período em que o número de plantas variou pouco ou não variou?

Além de reconhecer os resultados é importante que os alunos consigam explicá-los.

Por exemplo, o que causa a curva nas populações?

O aluno precisa compreender o conceito ecológico da simulação: a influência do predador em relação à população de plantas.

É importante que os alunos consigam relacionar que a redução dos preás predadores tem determinação no aumento da população de plantas.

Mas, simultaneamente, devem observar que o fator determinante é o aumento da população de jaguatiricas que reduz a população de preás e desencadeia o efeito da rodada.

Ou seja, as populações são inversamente proporcionais.

Importante também discutir que os outros fatores podem influenciar  no crescimento das populações e qual o papel do predador no crescimento da população de presas e o da presa no crescimento da população de predadores.

Os predadores são ativos em reduzir a população de presas, mas o aumento na população de presas deve pressupor uma redução anterior na população de predadores.

O que avaliar nessa dinâmica?

O aluno precisa ser capaz de reconhecer que, numa comunidade, a densidade das populações de vegetais depende da densidade da população de herbívoros que deles se alimentam e que a densidade de uma população de herbívoros depende da densidade da população de vegetais e da densidade da população de seus predadores.

E conseguir identificar que oscilações e flutuações no crescimento de populações de carnívoros depende da densidade da população de presas.

Concluindo assim que o predador regula o crescimento da população de presas e esta, por sua vez, regula o crescimento da população de predadores.

Esses três pontos são os conceitos aos quais os alunos precisam desenvolver ao longo dessa atividade.

Para ler mais sobre a aplicação dessa atividade recomendo a leitura do livro Práticas de Ensino de Biologia.