A flor de hibisco é uma atividade clássica nas aulas de ciências.

Os alunos, em grupos ou não, examinam a flor e a dissecam em partes para observação.

É uma atividade prática de simples realização mas que auxilia a compreensão das estruturas morfológicas da flor.

Por que utilizar a flor de hibisco

A flor de hibisco é muito fácil de encontrar e é um ótimo exemplo de dicotiledônea.

Além disso, o tamanho avantajado da flor também ajuda bastante na visualização de suas partes.

O que é importante quando não se tem tantos recursos na escola.

O hibisco é, portanto, uma planta muito comum e bastante didática.

Mas é importante destacar que tem uma característica pouco comum nas flores das Angiospermas: a presença do calículo.

O calículo é um outro tipo de cálice que difere do cálice verdadeiro por ser menor, externo e ter sépalas livres (dialissépalo).

O cálice é mais interno e suas sépalas são unidas (gamossépalo).

Como fazer a atividade prática

Você vai precisar de:

  • Papel branco (pode ser papel toalha, folha de sulfite ou cartolina)
  • Pinça
  • Lupas
  • Estilete
  • Flores de hibisco

Como desenvolver:

A flor de hibisco deve ser colocada sob a folha de papel e examinada.

Peça para que os alunos observe a flor e dê nome para as partes que eles vêem.

Caso os alunos não consigam identificar alguma estrutura, levante a questão a turma toda.

Por exemplo: “e a estrutura tal? Onde elas estaria?”.

Você pode pedir também para que os alunos observem toda a anatomia externa da flor.

Ou seja, pedir que os alunos observem o número de pétalas e de sépalas.

Se as sépalas e as pétalas são livres ou unidas.

O número de estames, onde eles estão ligados e se há união dos filetes ou das anteras.

A disposição das anteras e  o  número de pistilos, estiletes e estigmas do gineceu.

Com a pinça remova o perianto e os estames.

Use uma lupa para examinar grãos de pólen no estame.

Faça um corte transversal do ovário e conte o número de lóculos.

Observe o número de óvulos e o tipo de placentação.

Você pode ainda, com uma outra flor, fazer um corte longitudinal mediano.

hibisco

O que é possível discutir com os alunos a partir dessa aula

É possível identificar cada estrutura floral bem como discutir as funções delas.

Também é possível discutir e identificar os componentes masculino e feminino que compõem a estrutura da flor.

A aula prática possibilita uma melhor compreensão dos conceitos referentes a anatomia e morfologia da flor.

Isso porque o aluno tem a oportunidade de aplicar a teoria do livro.

Além disso possibilita questionar o que os alunos pensam sobre a reprodução das plantas, sobre a função do pólen e das estruturas da flor.

Você pode montar uma tabela para que os alunos preencham com as estruturas que estão vendo, ou ainda pedir para que os alunos façam desenhos.

Essa aula pode ser avaliada por meio de um relatório feito pelos alunos.