As aulas de campo são oportunidades para que os alunos descubram novos ambientes fora da sala de aula.
Incluindo a observação e o registro de imagens e/ou de entrevistas as quais poderão ser de grande valia.
Estas aulas também oferecem a possibilidade de trabalhar de forma interdisciplinar, pois dependendo do conteúdo, podem-se abordar vários temas.
A atividade de campo consiste no contato direto com o ambiente de estudo fora das paredes burocráticos da sala de aula.
Por isso permite ao professor o conhecimento de um instrumento pedagógico eficiente e bastante proveitoso na relação ensino-aprendizagem.
Mas aulas de campo são apenas viagens?
Não necessariamente.
A aula de campo não se configura necessariamente apenas como uma viagem ou passeio.
As aulas de campo são um método ativo e interativo, pois o espaço não é fragmentado.
Pode acontecer no pátio da escola, na rua do colégio, no bairro, no parque florestal.
Enfim, qualquer outro ambiente fora da sala de aula tradicional limitada por paredes.
O ambiente escolar é o meio, que pode ser utilizado para a realização de uma aula de campo.
Bem como a comunidade no entorno.
Que tipo de atividade envolve a atividade de campo
Observações, coletas e identificações são atividades comuns na atividade de campo.
Depende do objetivo que a sua aula tem.
Em geral, os alunos tem contato ou oportunidade de manusear o objeto de estudo.
Por que é importante desenvolver esse tipo de atividade?
As aulas de campo viabilizam o caráter interdisciplinar.
Ou seja, os saberes difundidos em sala de aula se integram com os presentes no ambiente natural.
Considerando ainda as relações entre os processos naturais e os sociais.
Dessa forma, o próprio ambiente se torna o eixo integrador e articulador das diversas disciplinas que cercam a biologia.
Além disso, quando relacionamos os conteúdos vistos com a situação vivenciada na aula de campo, temos uma forte tendência em desenvolver no aluno uma sensibilização maior ao mundo natural e cultural.
Bem como de propiciar o enriquecimento harmonioso da personalidade do aluno e a aquisição de conhecimentos de conteúdos relacionados à visita.
As aulas de campo são motivadores e estimulantes para a maioria dos alunos uma vez que eles podem manipular os dados, o problema e propor soluções.
Esse tipo de metodologia possui grande eficácia no processo ensino aprendizagem.
Já que permite aos alunos um contato com aspectos mais amplos referentes aos temas Ecologia de Campo, Fauna, Botânica, Solos, Biogeografia, etc.
Aspectos que não poderiam ser identificados ou compreendidos apenas com leituras.
Desse modo, todas as emoções e sensações surgidas durante a aula de campo em um ambiente natural podem auxiliar na aprendizagem dos conteúdos.
O desenvolvimento de atividades em espaços com essas características traz a vantagem de possibilitar, ao estudante, a percepção de que fenômenos e processos naturais estão presentes no ambiente como um todo.
Possibilitando explorar aspectos relacionados com os impactos provocados pela ação humana nos ambientes.
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