Na semana da água a maioria das escolas pedem atividades relacionadas ao tema e nem sempre sabemos como trabalhar em sala de aula.

Pensando nisso separamos algumas formas para trabalhar essa temática.

Não existe em nosso planeta formas de vida que consigam sobreviver sem o uso da água.

É fundamental importância para o equilíbrio ecológico em diferentes ecossistemas.

Além de desempenhar papel importante no desenvolvimento sócio econômico da espécie humana.

A água é considerada o solvente universal da biosfera em sua capacidade para dissolver substâncias.

Esse fato possibilita uma grande ocorrência de reações no meio natural que culmina na formação de mais compostos.

Permitindo assim, a evolução da vida orgânica no planeta, que por sua vez, resulta em diversos tipos de fenômenos naturais.

1) O papel da água no corpo humano

Umas das abordagens possíveis é a importância da água para o nosso corpo.

A água é essencial para a vida, pois, apesar dos seres humanos conseguirem sobreviver por algumas semanas sem comida, é impossível sobreviver sem água por mais que poucos dias.

Ela constitui a maior parte do peso do nosso corpo.

Pode variar de 45 a 75% deste peso, a depender da idade e sexo, sendo considerado em média 60% para adultos.

A água está distribuída em dois espaços principais, dentro e fora das células.

Ou intracelular e extracelular, respectivamente.

No espaço intracelular está cerca de 65% do total de água corporal, restando ao espaço extracelular os demais 35%.

Divididos nos espaços intersticiais (entre as células) e nos líquidos corporais, como o sangue.

Uma pequena parte da água que precisamos para suprir nossas necessidades diárias é formada pelo nosso corpo, quando ocorrem alguns processos do metabolismo.

Porém, essa quantidade, em torno de 250 – 350 ml apenas, é insuficiente para todas as necessidades diárias.

Por isso a ingestão de água é fundamental para se atingir as necessidades diárias.

A água participa de diversas funções do nosso organismo.

água

Primeiramente, ela é o componente fundamental para a formação dos líquidos corporais.

Está presente de modo essencial na saliva (que ajuda na digestão dos alimentos).

No líquido sinovial (que auxilia na mobilidade das articulações).

No humor vítreo e nas lágrimas (que preenchem e lubrificam os olhos, respectivamente).

No liquor (que circunda o sistema nervoso central).

E na produção da urina pelos rins e no sangue, permitindo a ele fluidez e perfusão dos órgãos e tecidos.

Outro ponto essencial para o organismo é que a água é considerada um solvente, no qual estão dissolvidas substâncias, chamadas solutos.

Os mais importantes solutos presentes nos líquidos corporais são os sais (principalmente, o sódio, cloreto, fosfatos e sais proteinados), quantidades variáveis de cálcio, magnésio e potássio, além de hormônios e metabólitos em geral.

Adicionalmente, nutrientes como carboidratos e proteínas estão presentes na água, que é fundamental para seu transporte e utilização.

Dentre outras funções da água, é importante citar a manutenção da temperatura corporal por meio do suor e da absorção do calor produzido pelos processos metabólicos.

Além de participar da absorção e transporte de nutrientes e outros produtos do metabolismo através do plasma.

Você pode trabalhar a importância da água no nosso corpo dividindo os alunos em grupo para que cada um detalhe uma parte do corpo.

Ou trabalhar a temática com um problema a ser investigado, por exemplo: “o que acontece com o nosso corpo sem água?”.

2) Tratamento da água

Promover reflexões sobre a utilização da água em nosso cotidiano e o papel de cada um no uso racional deste bem de consumo.

E é possível reproduzir em pequena escala o processo de coagulação, sedimentação e filtração, envolvido no tratamento de água.

E com isso discutir questões ligadas ao uso, importância e preservação da água.

Para reproduzir uma estação de tratamento você vai precisar de:

  • vidro (como os de maionese ou café solúvel)
  • colher de plástico de sobremesa
  • sulfato de alumínio (Al2(SO4)3)
  • hidróxido de sódio (soda cáustica NaOH)
  • solo
  • filtro de areia e carvão preparado com garrafa pet
Como fazer

Coloque água da torneira até cerca de 2/3 do volume do vidro.

Adicione uma “pitada” de terra (só para a água ficar turva).

Adicione uma colher rasa de soda cáustica (NaOH) e agite a solução cuidadosamente com a colher.

Lave a colher tomando cuidado para não colocar os dedos na parte que tocou na solução de soda cáustica e enxugue com um pedaço de papel.

Em seguida, com a colher seca, adicione 2 colheres rasas de sulfato de alumínio e misture muito bem.

Deixe em repouso em torno de 10 minutos.

Os alunos podem aqui anotar observações sobre os procedimentos e reações.

Filtre o sobrenadante e recolha o filtrado.

Para preparar o filtro, corte a garrafa ao meio e inverta a parte superior, encaixando-a na base.

Enrole um tecido na boca da garrafa e preencha com carvão e areia.

Deposite o precipitado presente no vidro (Al(OH)3) em um recipiente fornecido pelo professor.

A Legislação Brasileira permite que a água tratada tenha no máximo 0,1 mg/l de alumínio.

O hidróxido de alumínio produzido no experimento poderá ser recuperado ou a solução poderá ser diluída com água da torneira até que se atinjam níveis aceitáveis pela legislação.

Só então esta poderá ser descartada na pia.

Você pode criar uma tabela de resultados para que os alunos possam fazer observações.

Além disso, é possível discutir com os alunos os processos químicos utilizados no tratamento da água, ou o por que dos etapas/procedimentos do experimento.

É possível também discutir aspectos do desperdício de água, custos de tratamento de água e a escassez de água potável.

3) Poluição dos rios/mares e seus impactos

Se você tem um rio, um lago próximo a escola ou está perto do mar pode discutir os aspectos da poluição tão presente no nosso cotidiano.

A poluição da água é a introdução de materiais químicos, físicos e biológicos, que estragam a qualidade da água, e afeta o organismo dos seres vivos.

A poluição mais comum é aquela causada pelo lixo que o homem joga nos rios.

Os crescimentos das cidades e de sua população aumentaram os problemas, porque o tratamento de esgotos e de fossas não conseguiu acompanhar o ritmo de crescimento urbano.

Problema agravado por algumas empresas que não respeitam as leis e acabando jogando seus produtos tóxicos nos rios, lagos, esgotos sem pensar em qualquer responsabilidade e consequência que aquele simples ato terá.

A degradação ao meio ambiente gera um dano a toda coletividade, não somente pela poluição ou degradação causada.

Mas quando atinge sentimentos da própria coletividade a tal ponto que possa causar revolta e ofender direito difusos e coletivos.

O dano moral ambiental vai além do patrimônio material degradado pelo poluidor, transcende para a coletividade e causa impacto no sentimento da sociedade afetada pelo prejuízo do ato danoso.

Pode ser trabalhado com os alunos propondo uma solução para a poluição do rio local.

Ou ainda discutindo como nossas ações cotidianas, como jogar um papelzinho na rua contribui para a poluição dos rios e como isso afeta a vida de todos.

4) Uso econômico da água

Uma outra abordagem importante  é o uso econômico da água.

Atividade econômica alguma no mundo se desenvolve sem água.

A produção de alimentos mundial responde por 70,2% do consumo de água que vem dos mananciais.

A seguir, os maiores usos são a produção industrial e o abastecimento humano domiciliar, com 22% e 18%, respectivamente, de volume utilizado.

 

Para produzir 1 kg de carne de boi, são utilizados 15,4 mil litros de água.

Uma camiseta de algodão custa 2,5 mil litros.

Uma tonelada de aço leva 300 mil litros.

E um carro gasta mais de 400 mil.

No meio agrícola, a soja é uma das campeãs, com 1,8 mil litro para cada quilo produzido.

 

É possível discutir com os alunos aspectos de uso sustentável, custo de produções e o que pode ser feito para diminuir os impactos ambientais.