O CSI é um seriado visto com grande entusiasmo pelos mais jovens, então por que não tornar seus alunos um CSI para ensinar conceitos de genética?
Torne seus alunos investigadores para analisar um conjunto de pistas para indicar o suspeito de um crime.
É o que propõe o jogo CSI, simulando a análise de um crime para ensinar genética.
Indicado para alunos do ensino médio e da graduação, é possível trabalhar sanguíneo ABO, cariótipo humano, composição e sequenciamento do DNA.
Além disso, estimula a curiosidade, a criatividade, o raciocínio e também o desenvolvimento de trabalhos em equipe, já que podem ser feitos grupos de 4 a 6 alunos.
Então vamos ao jogo?
Situação do jogo CSI
O delegado da cidade recebeu uma carta de uma mãe, na qual são relatados os episódios envolvidos no desaparecimento de sua filha ocorrido há mais de 30 anos.
A investigação foi encerrada há muitos anos sem que houvesse a indicação de um culpado.
O delegado conseguiu acesso a todo material relacionado à investigação na época.
Mas como novas análises como, por exemplo, o sequenciamento do DNA foi realizado recentemente ainda precisam de interpretação.
E é este material que será fornecido para que os alunos analisem e apresentem os resultados, indicando evidências de um culpado para embasar um pedido de reabertura da investigação.
Forneça aos alunos a Carta, o Boletim de ocorrência, a Figura dos personagens e o item Procedimento para os estudantes.
Os Testes devem ser fornecidos seguindo a sequência dos mesmos à medida que tenham sido concluídos corretamente pelo grupo.
Além disso, durante o jogo existem duas pausas para que os alunos realizem apostas para culpados.
A primeira delas ocorre após os alunos identificarem os suspeitos e analisarem os álibis apresentados no Boletim de ocorrência.
A segunda é realizada após a finalização do teste n°7, e você pode utilizar este espaço para criar interações entre os grupos.
Ao final do jogo, cada grupo deve apresentar a história como um todo, explicando como os testes realizados foram eliminando cada um dos suspeitos até chegar na identificação do culpado.
Você deve solicitar que cada grupo escreva uma matéria para o jornal local, relatando as novas evidências do Caso Suzy que permitiram a solução do caso.
Esta tarefa pode ser entregue na semana seguinte.
CSI – Procedimentos para estudantes
Os alunos irão atuar como peritos forenses no caso de desaparecimento da Suzy Anjos Demétrio.
O objetivo é tentar identificar um culpado através das análises de todo material envolvido na investigação e de testes realizados com as amostras coletadas na cena do crime.
Para isto, deverão seguir os seguintes procedimentos:
Analise a Carta da senhora Lavínia Anjos Demétrio e o boletim de ocorrência.
Identifique todos os personagens envolvidos e liste quem foram as pessoas consideradas suspeitas pelo desaparecimento da Suzy.
Analise o perfil dos suspeitos e seus respectivos álibis apresentados em seus depoimentos contido no boletim de ocorrências.
Discuta com os colegas do grupo para realizar uma primeira aposta do culpado.
Apresente os argumentos sobre o motivo da escolha e ao final, sinalize o nome do suspeito escolhido pelo grupo na ficha de suspeitos.
Analise a cena do crime e as amostras coletadas no local
Conforme descrito no Boletim de ocorrência, foram coletadas três amostras de sangue, uma no chão do banheiro e as outras na ponta e no cabo da faca.
Liste as análises que podem ser realizadas utilizando as amostras de sangue para atribuir a um dos suspeitos a cena do crime.
O próximo passo da investigação é analisar e anotar os resultados dos testes realizados com as amostras coletadas na cena do crime e também as amostras dos envolvidos.
Teste n°1 – Teste para tipo sanguíneo das amostras coletadas no local do crime
Utilize o material de suporte teórico para interpretar o teste e responda: Todas as amostras pertencem a uma única pessoa?
Teste n°2 – Utilizando o cariótipo das amostras n°1 e n°3 inicie pela contagem e determinação do número diploide de cromossomos (2n)
Em seguida recorte os cromossomos e monte o cariótipo, siga as instruções apresentadas no suporte teórico no item cariótipo humano.
Observe que a amostra n° 2 não fará mais parte dos testes seguintes, pois supostamente pertence à mesma pessoa.
O cariótipo pode servir para distinguir o sexo de uma amostra? Por quê?
Para a amostra pertencer a um homem, quais cromossomos ela deve apresentar?
Para a amostra pertencer a uma mulher, quais cromossomos ela deve apresentar?
Teste n°3 – Teste para determinação do sexo das amostras n°1 e n°3
Para complementar a identificação do sexo das amostras realizadas por meio do cariótipo, também foi realizada a técnica de reação em cadeia da polimerase (PCR), para amplificar os genes SRY e AMEL, que são facilmente analisados por eletroforese em gel de Agarose.
O gene SRY está presente apenas no cromossomo Y, enquanto o gene da AMEL é localizado tanto no cromossomo X, quanto no cromossomo Y.
O resultado deste teste confirmou o resultado encontrado no teste do cariótipo?
Teste n°4 – Análise do tipo sanguíneo na família Demétrio
O sangue da amostra n°1 pode pertencer a Suzy?
Para responder esta questão, analise o tipo sanguíneo dos familiares da Suzy (Mãe, Pai, Irmão) considerando o sistema ABO e Rh.
A análise deve começar pelos pais, Lavínia Anjos Demétrio e Olavo Demétrio, e comparar com o irmão Xavier e a amostra n°1 , que supostamente pode pertencer a Suzy.
Quais tipos sanguíneos poderiam ser esperados nos filhos biológicos do casal Lavínia e Olavo?
A amostra n°1 pode pertencer a Suzy?
O tipo sanguíneo de Xavier é compatível com o esperado para filhos do casal?
Teste n°5 – Análise do padrão de herança esperado do tipo sanguíneo do casal Lavínia e Olavo
Considerando os tipos sanguíneos da senhora Lavínia e do senhor Olavo encontrados no teste anterior, realize o cruzamento e observe quais tipos sanguíneos são esperados nos filhos.
Considere o genótipo ii para o sangue do tipo O e os genótipos !AIA e !Ai para o tipo A.
Comparem os resultados esperados no cruzamento, com os resultados encontrados no teste do tipo sanguíneo da família Demétrio.
O irmão Xavier é filho biológico do casal?
Um teste de paternidade pode confirmar este resultado?
Teste n°6 – Teste de paternidade da família Demétrio
Os testes de paternidade são realizados utilizando o padrão de amplificação do DNA de marcadores STR que consistem em sequências curtas de DNA repetitivo que variam em tamanho devido ao número de repetições.
Neste teste em particular, foram então utilizadas as amostras de DNA da Lavínia (mãe), do Olavo (pai), do Xavier (irmão), e da amostra n°1 considerando o padrão de seis marcadores STR.
Para realizar a interpretação deste teste, utilizem a régua para comparar cada uma das bandas amplificadas entre os pais, o Xavier e a amostra n°1.
Deve-se observar o número de bandas compatíveis entre os pais e os filhos.
Marque com um X as bandas compatíveis. A amostra n.0 1 pertence a Suzy?
O teste de paternidade confirma a suspeita de que Xavier não é filho biológico do casal?
Teste n°7 – Teste do tipo sanguíneo dos suspeitos
Partindo para a análises dos suspeitos identificados, também foi realizado o teste do tipo sanguíneo buscando identificar se um deles pode ser compatível com a amostra n°3, que foi coletada no cabo da faca.
Determine o tipo sanguíneo de cada um dos suspeitos e elimine os suspeitos cujo tipo sanguíneo não seja compatível com a amostra n°3.
Pausa para uma nova rodada de aposta para culpado
Aqui é hora dos nossos CSI discutirem por que eliminaram alguns suspeitos e fazer uma nova aposta para o culpado.
Caso tenham apostado em Xavier, David e Lucian e não queiram trocar, continue para o teste n°8.
Teste n°8 – Teste de comparação do perfil genético entre a amostra 3 e os suspeitos Xavier Demétrio, David Petrel e Lucian Ramires, baseado em 6 marcadores STR
O resultado deste teste é primeiramente analisado na técnica de eletroforese, semelhante ao teste de paternidade que foi realizado anteriormente.
Realize a análise comparativa entre as bandas do DNA da amostra de n°3 e os suspeitos.
Marque as bandas compatíveis, no caso de todas as bandas serem compatíveis o resultado será inconclusivo e deve-se proceder para o teste de sequenciamento do DNA.
Algum dos suspeitos pode ser eliminado com este teste?
Teste n°9 – Sequenciamento do DNA de seis marcadores STR para a mostra n°3, para David Petrel e Lucian Ramires
Considerando o resultado do teste anterior, os suspeitos David e Lucian não puderam ser excluídos, pois todas as bandas (alelos) presentes nos respectivos perfis coincidem com as bandas no perfil da amostra n°3.
Portanto, neste caso é indicado o sequenciamento do DNA.
Os seis marcadores STR amplificados foram sequenciados, no entanto, para fins didáticos e para não tornar a atividade muito extensa, aqui é apresentado uma análise parcial da sequência de cada marcador STR.
Cada marcador pode conter até 15 bases do DNA, e o polimorfismo do tamanho é representado na variação do número de bases que cada marcador pode conter.
Para obter a sequência completa do DNA, você deve analisar cada lócus, realizando a leitura das colunas da esquerda para direita. O espaço indicado ao lado deve ser utilizado para escrever a sequência no sentido 5′-3′.
Após a montagem, realize a comparação das sequências do DNA dos suspeitos David Petrel e Lucian Ramires com a amostra n°3 e elimine o suspeito que não possui as sequências compatíveis.
Foi possível encontrar o culpado?
Teste n°10 – Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG)
A última opção desta investigação é tentar encontrar se a sequência do DNA da amostra n°3 possui compatibilidade com algum criminoso registrado no BNPG.
O BNPG, inclui o registro do sequenciamento do DNA de criminosos presos no Brasil, que foram condenados por outros crimes.
Sendo assim, para tentar encontrar o suspeito do desaparecimento da Suzy, utilize a sequência do DNA da amostra n°3 e faça uma busca por similaridade no Banco Nacional de perfis genéticos (BNPG).
O culpado deve apresentar todos os marcadores STR compatíveis com a amostra n°3.
Foi possível encontrar o culpado?
A carta, o boletim de ocorrência, a figura dos personagens e todos os testes podem ser impressos no material no link a seguir:
Bom dia
Como faço para adquirir esse material?
Olá Aline,
É só clicar no link ao final do post.
Quem foi o assassino? Se poder dar todas as respostas agradeço
Olá Kennedy,
No link ao final do post tem todas as explicações e respostas.