Quem nunca ficou cantando uma paródia que não sai da cabeça?
Populares principalmente nos cursinhos pré-vestibulares, as paródias são grandes aliadas na hora de ensinar biologia.
Isso porque essa estratégia é dinâmica e prática, e pode ser desenvolvida tanto pelo professor quanto pelo aluno.
Já que desenvolve habilidades como criatividade, capacidade de articular informações e de expressão em público.
Além disso, a paródia aproxima o autor da temática que se propõe a compor.
E por isso, possibilita que o assunto seja assimilado e compreendido, tanto por quem precisa pensar para fazer a paródia quanto pelos ouvintes que a apreciam.
Além de proporcionar aprendizagens, a arte musical, envolve afetividade, o que favorece o envolvimento dos alunos pela atividade (RIBAS, 2009).
Assim como permite uma aproximação dos conhecimentos científicos ao contexto real.
As paródias têm como finalidade permitir que as informações sejam memorizadas mais facilmente a partir do uso de melodias conhecidas.
Assim é uma estratégia poderosa quando se trata de ensinar coisas que sejam rapidamente assimiladas ou em situações em que se deseje aumentar o interesse pelo assunto que se está abordando. (TREZZA, SANTOS, SANTOS, 2007).
Mas como utilizar a paródia em sala de aula?
As paródias podem ser utilizadas para ensinar, mas também para avaliar.
Isso porque para os alunos criarem uma paródia é necessário assimilação de conceitos estudados e articulação das informações de maneira com que a música tenha sentido e atenda a sua finalidade (SILVA et al., 2015).
Mas então como elaborar uma paródia?
O primeiro passo para criar uma paródia que tenha conceitos é estudar sobre o assunto.
Delimite o que você gostaria de tratar na aula e comece escrevendo frases sobre o tema.
Essas frases devem conter o que você considera importante.
O próximo passo é a escolha da música!
Opte por músicas do momento ou músicas que os alunos gostem e/ou de melodia bem conhecida.
Após escolher a música, é hora de tentar encaixar as frases que você criou.
Aí é só tentar cantar no ritmo da música para ver se precisa mudar algo.
Lembrando que quando a última sílaba de uma frase for fraca, não conta.
Por exemplo: “Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça…” (o “da” e o “ça” não contam).
Exemplos de paródias de ciências e biologia
O curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará/Universidade Aberta do Brasil – UECE/UAB, promoveu um projeto de extensão dedicado à produção e divulgação de paródias abordando temáticas biológicas.
As músicas produzidas no “Musicalizando a Biologia” são ótimos exemplos para se inspirar.
Temática Biológica |
Música/Intérprete Original | Paródia | Link |
---|---|---|---|
Biologia Geral |
Agora só falta você/ Rita Lee | Agora só falta você | https://youtu.be/ZGan7KzmaWA |
Botânica (Morfofisiologia foliar) |
Fui fiel/ Gustavo Lima |
Sou uma folha |
https://youtu.be/mhq1fIcizhc |
Ecologia (Fluxo de energia) |
Porque homem não chora/ Pablo |
Porque o fluxo não para |
https://youtu.be/dlSo2XMn27Q |
Fisiologia Animal (Sistemas biológicos) |
Nocaute/ Jorge e Mateus |
Sistemas |
https://youtu.be/NdYpkIoA-RM |
Fisiologia Vegetal (Nutrição Vegetal) |
Garganta/ Ana Carolina | Planta | https://youtu.be/pPJv1n1cPSU |
Microbiologia (Resistência Bacteriana) |
Tudo que você quiser/ Luan Santana |
Resistência bacteriana |
https://youtu.be/f3zoHUmtDCE |
Zoologia (Cordados) |
Você não vale nada/ Banda Calcinha Preta |
Você é um cordado |
https://youtu.be/Grx82bppcaM |
Meio Ambiente e Saúde (Dengue) |
Humilde residência/ Michel Teló |
Humilde consciência |
https://youtu.be/NUT4TpAFl-A |
Microbiologia (Bacteriologia) |
Vou deixar/ Skank |
A bactéria |
https://youtu.be/2jyc0PJJlsI |
Evolução |
Sinônimos/ Chitãozinho & Xororó |
Evolução | https://youtu.be/4DMQIutrSbw |
Genética |
Exagerado/ Cazuza |
Clonado | https://youtu.be/-X_DFTB2NVM |
Fisiologia humana (Digestão) | Show das poderosas/ Anitta | Show da digestão | https://youtu.be/ht3g3RsHPMk |
Deixar um comentário