Sapo é o nome comum utilizado para designar todos os anfíbios anuros (sapos, rãs e pererecas), os desprovidos de cauda.
Sapos geram lendas e crenças populares que despertam a curiosidade de crianças e adultos.
Mas a falta de conhecimento da sociedade para com determinadas espécies pode induzir seu extermínio banal.
É comum a visão de um rótulo negativo perante os anfíbios.
Você provavelmente já ouviu que a urina de sapo pode causar “cobreiro” ou que poderia cegar quando em contato com os olhos, não é?
Na realidade os sapos urinam quando se sentem ameaçados e não causa cegueira, nem sequer cobreiro.
O termo “cobreiro” ou hérpes-zóster se refere a uma doença caracterizada por inflamações cutâneas – causada pelo mesmo vírus da catapora – nada tem a ver com sapos.
A população acaba matando ou maltratando sapos pela aversão ou antipatia com os mesmos, sendo que muitas pessoas nem conhecem a importância que os anuros desempenham na natureza.
O exemplo mais comum de maltrato é as pessoas jogarem sal de cozinha nos sapos que encontram em seus quintais, ou nas pererecas que procuram refúgio nas paredes dos banheiros.
É também comum a crença de que o sapo “derrete” quando se joga sal sobre ele.
Mas isso não é verdade!
Sapos são animais ectotérmicos, ou seja, a temperatura corporal varia de acordo com a temperatura ambiente.
E precisam manter a umidade da pele para respiração cutânea (por isso sua pele é úmida e fria).
A epiderme deve ser muito vascularizada para que isso ocorra.
A pele desses animais serve não só como parte da troca gasosa mas também para defesa contra microrganismos e injúrias ambientais.
Mas o que a respiração do sapo tem a ver com o que acontece quando se joga sal?
Tudo.
A respiração cutânea ocorre por difusão, ou seja, as partículas de gases (O2 e CO2) se movimentam de onde estão em maior concentração para a menor concentração.
Isso significa que o oxigênio do ambiente entra pelos poros e cai na corrente sanguínea do animal.
Então quando você joga sal, a pele do sapo perde parte da sua umidade e da sua capacidade respiratória.
Isso significa que o sapo fica desidratado, o que causa asfixia.
Além disso sua pele fina deixa os vasos sanguíneos bem mais expostos ao composto, aumentando a sua pressão sanguínea.
E sim, ele sente dor com isso.
Importante lembrar que além da respiração cutânea, os sapos têm respiração pulmonar também.
Mas os pulmões têm uma capacidade muito menor que a dos humanos de absorver gases.
Por isso, cerca de metade da absorção de oxigênio acontece por meio da pele.
Mas e se todos os sapos do mundo morressem?
As pessoas precisam compreender que não existe organismo vivo que não possui nenhuma função em nosso planeta, todos os seres vivos têm sua devida importância.
Sapos são componentes muito importantes nas cadeias e teias ecológicas.
Atuam como agentes controladores de população de insetos e outros invertebrados, impedindo a proliferação de pragas e epidemias, como da dengue, por exemplo.
Além disso são parte da dieta de répteis, aves e mamíferos.
São também importantes indicadores das condições de impactos ambientais, indicando a saúde geral de um ecossistema.
“São também importantes indicadores das condições de impactos ambientais, indicando a saúde geral de um ecossistema.” EM QUE EXATAMENTE? Porque eu não vi nenhum benefício explícito, apenas uma frase de efeito na tentativa frustrada de convencer alguém. Detalhes, por favor. E EU MATO MESMO COM SAL, SEM SAL COM OU SEM BENEFÍCIO!
Olá Icnig,
Sapos são considerados bioindicadores pois são os primeiros afetados quando há qualquer aumento na poluição do ar, da água ou de temperatura, já que respiram também pela pele. Por isso, quando o meio em que vivem está sendo degradado, eles são os primeiros a dar o alarme. E se algo está prejudicando os anfíbios, provavelmente afetará outros animais e até mesmo o homem. Além disso, sapos são importantes para combater por exemplo, mosquitos que hospedam vírus que causam doenças ao homem, como a dengue e a febre amarela.
É só pegar? A pele não é venenosa?
Os que aparecem na minha chácara, eu os coloco dentro de um pode de sorvete e os levo para longe, próximos de um riacho e os solto…
Olá Leonardo,
Pegar com luva, sacola (vestida na mão) e/ou com pote como você faz.
Pois, eu tenho um família de sapos à qual dou o nome de família Frog. Todos os animais convivem razoavelmente na minha casa!
No meu quintal tem muito sapos, eu tenho medo deles mais não tenho coragem de matar não, já dei de cara com sapo dentro da minha casa no corredor só dei um grito e chamei meu marido para tirar ele da minha frente, mas matar não, meu marido tirou ele com uma pazinha de plástico e jogou no mato aqui onde moro é chácara e tem muito . jamais a gente mataria um bichinho indefeso
Com todo o respeito, mas não gosto deles. Se pudesse jogava logo era ácido sulfúrico.
Eu já joguei ácido muriático em cima de um que invadiu o meu banheiro pq não achei a água sanitária … ele foi correndo pro quintal e acho que morreu por lá !!!
Mas o sapo chega a morrer se jogarmos sal nele?
Olá Murilo,
Pode morrer sim, já que o sal causa desidratação e asfixia.
Tenho verdadeiro pavor( gostaria de saber conviver). Onde moro tem muitos, principalmente qdo chove. Não mato mas não consigo dividir o ambiente com ele.
Eu também não gosto, mas são inofensivos… basta andar atrás deles, que fogem…
Pq o sapo tinha q ser importante
Gostei muito da sua explicação. Eu tenho pavor de ambíguos, em especial sapos. Morei muito tempo em Minas Gerais e as vezes aparecia alguns. Hoje moro no Rio e quase não vejo. Isso tem haver com a praia
(moro a duas ruas de uma), acredito que sapos previram águas doces. Nunca matei um sapo, embora pelo contrário, quando vejo saio correndo feito um gambá assustado.
Tenho nojo e meu cachorro mata e uma vez meu dog qse morreu por isso não gosto de sapo!!!
Eles comem pintinhos,então tem que morrer sim,essas peste.
Olá Andreza,
Não são todos! Aqui no Brasil apenas o sapo-boi (também conhecido como untanha ou sapo-de-chifre) que consegue comer pintinhos e ratos. Os sapos mais comuns só se alimentam de insetos mesmo!
Tenho gato. O que fazer para o sapo que apareceu no vizinho não vir pro meu jardim? E se vier, como espantá-lo? Eu não ligo, mas temo pelo meu gato. Obrigada!
Olá Luciana,
Mas seu jardim é aberto com o vizinho?
Se for um local aberto é mais difícil de controlar. Já se for um local murado, basta colocar gradinha nas possíveis entradas, como por exemplo saída água. Não tem muito como espantar, a retirada é manual mesmo, é pegar o sapo e retirar do local.
😳
Icing , vai joga sal na sua MAE , pra ver se ela não poe outra disgraça no mundo igual você!!!
Putz, outro? Tem que castrar os dois, assim, resolve de vez…
Meu deus eu não sabia que jogar sal no sapo ele morria estou aqui em choque eu joguei sal hj a noite o tempo feio trouxe muito aqui pro quintal aí eu joguei pensando que só espantava eles eu não sabia 😭😭fui agora ao banheiro e vi que ele morreu estou muito triste. Pq ele não me fez nada não me fez mal i eu pude fazer isso com ele espero que Deus um dia me perdoe mas eu não sabia que são matava se eu soubesse nunca faria uma crueldade dessa 😭😭
Fiz a MSM coisa,joguei em uma perereca pra espanta lá pois não queria ir embora e pessoas dormiam no chão, ela saiu desesperada e horas depois a vi no quintal morta e verde pois sua cor mudou,fiquei com muita dó e muito triste pelo oque eu fiz.
Olá,boa noite
Uma pessoa jogou sal em um sapo que está com a pele muito machucada e sofrendo muito.. o que pode ser feito para ajudá-lo?
Muita crueldade gratuita, os bichinhos assim como nós, também foram criados por Deus e merecem viver… o que posso fazer para amenizar a dor e ajuda6-lo a se recuperar?
Jamille,
“Lave” o sapo para retirar o sal ou o que sobrou dele. Infelizmente não tem muito o que fazer pois a pele do sapo é muito sensível. Deixe ele em local seguro para que se recupere.
Um sapo espirrou leite na boca do meu cachorro , o que devo fazer ?
Moro em chácara. Entre duas APPs, tudo muito grande e sapos, escorpiões, aranhas e répteis e etc não me faltam.
Tem a ignorância, o “não saber”. Essa, tem cura, com estudo e instrução.
Mas quando essa ignorância está às raias da má vontade, do comodismo em ficar e ao querer sair do ligar-comum, uma zoninha pobre de conforto e/ou se confunde com sadismo, o puro prazer em judiar e matar, a pessoa pode ser psicopata, doente mental e/ou espiritual; precisa de um psiquiatra.
Eu acho os sapos feios mas não maltrato eles nem nada e também entendo q eles são importantes.
Aqui no meu quintal tem vários.
O que fazer quando perereca entra dentro de casa? Já espantei ela pra fora e mesmo assim ela voltou e tenho nojo pois vi ela encima do escorredor de louça onde colocamos copos que depois iremos colocar na boca isso também é muito nojento
Olá Alessandra,
Não há remédio para afastar as pererecas, o que dá para fazer é tentar deixar o lugar mais arejado já que pererecas gostam de ambientes úmidos ou colocar telas em portas e janelas para evitar que entrem.
Tenho “problemas” parecidos…
1) elas podem vir pelo encanamento?
2) pererecas escalam paredes? O lado externo do parapeito da janela do meu banheiro está há mais de 1,7 m do chão e as ditas aparecem e lá vou eu caçar pererecas, para devolver ao habitat delas…
Olá Leonardo,
Pererecas podem vir pela tubulação sim, dependendo de como for a rede de água/esgoto. É comum encontrá-las em vasos sanitários em casas próximas a áreas verdes e córregos. E também podem escalar paredes. Pererecas tem nas pontas dos dedos um tipo de ventosa que aderem na parede.
Aqui em meu quintal há sapos, calango, grilo, aranha E perereca. Sei que são bons e os deixo ficar.
Eu sou alérgico à inseticidas e eles ajudam muito.
Só tenho um desabor com o barulho que a perereca faz.
Sempre que consigo, coloco em um balde com tampa e a levo ao parque, que fica nos fundos de casa. Me estressa muito seu expressar. Elas são muito habilidosas e só queria não ouvir os barulhos.
😭😭😭😭 ontem apareceu um sapo aqui na minha varanda, a minha amiga mandou eu jogar sal, mais eu não sabia q matava, qud foi mais tarde o pobre do bicho estava sem vida. Estou preocupada, dó no coração de ter feito isso, espero q Deus me perdoe 😢
Boa Noite! Minha dúvida é a seguinte: Tem aparecido um sapo aqui em casa e ele já até fez um buraco ali no jardim como uma espécie de “toca”, a gente resolveu capturar ele e não matar mas jogar no terreno ao lado de casa…acontece que passa dois dias no máximo e ele retorna de uma forma que não consigo imaginar como, esse comportamento de retornar a um determinado local você sabe dizer se é normal?…na verdade eu acho que é o mesmo pois o porte é parecido mas ainda não tenho certeza e é engraçado porque não tem como facilmente ele voltar aqui pra casa..to sem saber como ele tá ”brotando” aqui. obrigado.
Olá Jhonny,
Sim, é comum. Algumas espécies de sapo, principalmente em períodos de reprodução, podem voltar ao mesmo local para procriação por vários anos seguidos ou até mesmo voltar ao local que nasceram para procriar. Aparentemente o seu visitante escolheu seu jardim para passar pelo período mais frio/seco.
Muito obrigada pela informação, na minha infância na minha estupidez cometi o grande erro , joguei sal em sapos , peço perdão a mãe Terra 🌏
eu acho que os humanos deveriam morar nos lugares humidos , e os sapos sentados em apartamentos……..o ser humano é desprezível e sem graça. Os sapos só saõ estranhos.
Mas o Zé-povinho é gratuitamente ruim e desprezível…
“Mato, mesmo” … “jogo ácido”…
Depois, não entende o porquê de a vida estar indo para trás, a saúde, escoando pelos dedos e fica enchendo o saco de Deus…
Bom dia! Existe algum problema se os sapos ou pererecas resolverem usar os potes de água dos meus cães, como … digamos … sala de estar? Não deixo que fiquem, mas eles surgem em algum momento da noite…
Obrigado
Olá Leonardo,
Se o cachorro não tiver contato, não há problemas. Se o cachorro resolver mordê-los pode ser necessário levar ao veterinário.
Obrigado, Teresa, pelas explicações.
Eu tenho esses “vizinhos” estranhos. inclusive pererecas, cobras, lagartos e lagartixas aos montes. Não vou dizer que os quero na minha sala, mas como minha chácara está entre duas APP, procuro viver em paz com eles, uma vez que compartilhamos uma área relativamente grande…
Matar sapo é crime ?
Olá Renato,
Sim, é crime ambiental.
Eu costumava jogar sal nos sapos que entravam na minha casa, mas felizmente eu parei com isso. Hoje eu tenho uma espingarda de chumbinho, que é muito melhor pra matar sapo, é só um tiro e já era. Não preciso mais ficar sujando a casa de sal e esperar o sapo morrer
Aí você, idiota, suja a casa de outras coisas (incluindo vísceras do sapo) e ainda acha que está na vantagem.
Deve fazer muito eco nessa sua cabeça.
Por que, quando o sapo morrer, fica de cabeça para baixo?
Como ainda existem pessoas ignorantes neste mundo!
Não joguem sal neles. Se não gostam, apenas espantem sem machuca-los.
Experimenta jogar sal no cu!
Opa, eu acho que cometi uma burrada enorme agora, joguei álcool em um sapo… Enfim eles morrem ao jogar álcool? estou me sentindo muito mal pelo ato pois ele não me fez nada ato de crueldade que cometi.
Olá Paulo,
Depende da quantidade jogada, mas vai ocasionar muita dor e atrapalhar a respiração.
Aqui em meu quintal há sapos, calango, grilo, aranha E perereca. Sei que são bons e os deixo ficar.
Eu sou alérgico à inseticidas e eles ajudam muito.
Só tenho um desabor com o barulho que a perereca faz.
Sempre que consigo, coloco em um balde com tampa e a levo ao parque, que fica nos fundos de casa. Me estressa muito seu expressar. Elas são muito habilidosas e só queria não ouvir os barulhos.
Olha eu não ligo se eles não cruzarem meu caminho, podem andar aqui pelo quintal a vontade .
Porém , eles estão fazendo muitos buracos em meu quintal para se esconder e isso sim está me incomodando.
Parabéns pelo artigo, muito informativo e explicado, eu não sabia que o sapo poderia ir a óbito com sal por exemplo, obrigado e continue com esse trabalho maravilhoso
Água sanitária e sal pode matar o sapo só colocando ao redor dele , se ele pisar causa alguma coisa nele ?
Olá Edson,
Se o sapo entrar em contato pode ocasionar a morte sim.