Uma das dinâmicas mais comuns nas aulas de biologia, é o presa predador.
Esta atividade consiste na representação da flutuação das populações, sendo usada também para representar uma cadeia alimentar.
A dinâmica envolve três componentes A – plantas (produtores), B – preás (consumidores primários) e C – jaguatiricas (consumidores secundários).
O jogo presa e predador
Para jogar você precisará:
(1) estipular um número inicial de uma população de 40% plantas, 30% de preás e 30% de jaguatiricas, de uma dada região;
(2) as plantas devem formar o perímetro da área do jogo, tendo de ficar imóveis e com os braços levantados;
O perímetro pode ser um círculo ou um quadrado. Ou como for melhor de acordo com o número de alunos.
Já os preás devem ficar a uma distância de, no mínimo, 1,5 m das plantas, e as jaguatiricas onde quiserem desde que dentro do perímetro delimitado pelas plantas;
(3) A dinâmica tem 15 rodadas de 20 segundos cada, anotando em uma tabela os números de animais em cada rodada.
A cada rodada os preás tentarão tocar em uma planta sem ser tocado por uma jaguatirica.
Cada vez que um preá tocar uma planta significa que encontrou alimento, e ambos estão fora da rodada;
(4) quando abaixados e imóveis, os preás estão a salvo das jaguatiricas, mas precisam mobilizar-se para procurar alimento;
(5) cada jaguatirica que tocar um preá forma um par e ambos saem da área do jogo;
Ou seja, a jaguatirica encontrou alimento.
(6) no fim da rodada, todos os preás e jaguatiricas que não encontram alimento “morrem de fome” e voltam como plantas na próxima rodada.
Os que não encontraram alimentos e as plantas que sobraram serão as plantas da rodada seguinte.
Já os as plantas que foram ‘comidas’ voltam como preás e os preás ‘comidos’ voltam como jaguatiricas.
Assim, os preás e jaguatiricas bem sucedidos continuam como preás e jaguatiricas.
Após 15 rodadas a simulação encerra-se.
É comum após as rodadas a construção de um gráfico com as rodadas.
Mas apenas a simulação é suficiente para que os alunos compreendam os conceitos?
O jogo é um modelo para analisar o que ocorre na natureza.
As regras propostas esquematizam a transferência de nutrientes.
Já que animais mortos são decompostos e muitas das substâncias que os compõem voltam para o solo, sendo posteriormente absorvidas pelas plantas.
Quando os herbívoros comem as plantas incorporam parte dos materiais que as constituem e a mesma coisa acontecem com os carnívoros.
Para herbívoros e carnívoros, o número de filhotes que sobrevive e cresce também depende da quantidade de alimento disponível.
A simplificação desses acontecimentos é o que regula o jogo.
Com a construção do gráfico com o número de cada ser vivo em cada rodada do jogo possibilita interpretação de dados.
O pós dinâmica é tão importante quanto realizar um jogo facilitador da compreensão.
A interpretação dos dados do gráfico requer a conceituação de ecologia trófica, para a compreensão do conceito de flutuação de populações e, por conseguinte, o conceito de densidade populacional.
De que maneira isso é feito?
Indicando aos alunos o que olhar.
Ou seja, perguntas que direcionam os alunos a estabelecerem relações com o tamanho das populações.
Por exemplo: Em que rodada o número de plantas foi maior? Em que rodada o número de plantas foi menor?
Houve algum período em que o número de plantas variou pouco ou não variou?
Além de reconhecer os resultados é importante que os alunos consigam explicá-los.
Por exemplo, o que causa a curva nas populações?
O aluno precisa compreender o conceito ecológico da simulação: a influência do predador em relação à população de plantas.
É importante que os alunos consigam relacionar que a redução dos preás predadores tem determinação no aumento da população de plantas.
Mas, simultaneamente, devem observar que o fator determinante é o aumento da população de jaguatiricas que reduz a população de preás e desencadeia o efeito da rodada.
Ou seja, as populações são inversamente proporcionais.
Importante também discutir que os outros fatores podem influenciar no crescimento das populações e qual o papel do predador no crescimento da população de presas e o da presa no crescimento da população de predadores.
Os predadores são ativos em reduzir a população de presas, mas o aumento na população de presas deve pressupor uma redução anterior na população de predadores.
O que avaliar nessa dinâmica?
O aluno precisa ser capaz de reconhecer que, numa comunidade, a densidade das populações de vegetais depende da densidade da população de herbívoros que deles se alimentam e que a densidade de uma população de herbívoros depende da densidade da população de vegetais e da densidade da população de seus predadores.
E conseguir identificar que oscilações e flutuações no crescimento de populações de carnívoros depende da densidade da população de presas.
Concluindo assim que o predador regula o crescimento da população de presas e esta, por sua vez, regula o crescimento da população de predadores.
Esses três pontos são os conceitos aos quais os alunos precisam desenvolver ao longo dessa atividade.
Para ler mais sobre a aplicação dessa atividade recomendo a leitura do livro Práticas de Ensino de Biologia.
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