Briba, labigó, lagartixa, osga, taruíra esses são alguns dos nomes populares brasileiros dados para esta espécie de réptil exótica, originária da África.
No Brasil, foi introduzida possivelmente por volta do século XVIII através dos navios negreiros.
E hoje ocorre em todas as regiões do país, tanto em ambientes urbanos como em alguns habitats naturais.
Existem mais de 400 espécies de lagartixas nas regiões quentes do mundo.
Totalmente inofensiva, a Hemidactylus mabouia e a Hemidactylus frenatus (família Gekkonidae) são as lagartixas que invadem as moradias humanas.
E provocam pânico nas pessoas por causa do seu andar rápido e desengonçado.
Este réptil, da ordem dos escamados, quando adulto não tem dimorfismo.
Pode medir entre 10 a 15 cm e viver cerca de 10 anos.
Sua pele fina tem coloração que varia entre tons de branco, marrom e cinza, com pequenas manchas escuras espalhadas pelo corpo.
As lagartixas são nocivas?
As lagartixas não oferecem risco à saúde do homem, pelo contrário, elas são animais que trazem benefícios.
Já que se alimentam de insetos como moscas, pequenas mariposas, traças e mosquitos – inclusive o mosquito transmissor da dengue.
Tem hábitos noturnos e pode ser encontrada próxima a fontes luminosas.
Passam a maior parte do tempo imóvel à espreita de presas.
Como a lagartixa consegue andar pelas paredes?
As lagartixas têm facilidade para subir em qualquer lugar.
Isso porque elas possuem uma espécie de pequenas laminas cobertas por pelos microscópicos em forma de ganchos.
E são esses pelos permitem a esses animais escalar muros, vidros de janelas e andar pelo teto de cabeça para baixo.
Como as lagartixas se reproduzem
São animais frágeis, de coloração bege clara e olhos escuros.
A reprodução é ovípara.
Geralmente, as fêmeas põe entre 1 ou 2 ovos e guardam em ninhos feitos em buracos e frestas bem escondidas.
A fêmea pode reproduzir-se o ano inteiro, principalmente nos meses mais quentes.
E por que lagartixas perdem a cauda
Por conta de uma estratégia de defesa!
Toda lagartixa tem a capacidade de perder a cauda.
Isso distraí o predador enquanto elas fogem para longe!
Posteriormente a cauda se regenera.
Esse processo todo é chamado de autotomia caudal.
Olá Teresa, descobri recentemente seu site pois numa manhã dava pra escutar cigarras por todo canto, já que moro em uma área não tão urbana e como aprendi aqui, elas vem na época mais quente do ano…
Gostei muito do conteúdo geral do site e tenho uma dúvida nesse tópico.
Assim como os rumores de que a cigarra “cantava” até explodir, ouço dizer que quando uma lagartixa perde a cauda, ela morria, pois o “coração” dela se situava lá… Isso tem algo relacionado?
Grato.
Olá Leandro,
Isso não procede. Pode ser que o fato do rabo solto permanecer alguns minutos se mexendo, tenha levado algumas pessoas a pensar isso. Mas o pedaço cortado mexer faz parte da estratégia de defesa. Isto distrai o predador que fica confuso e volta sua atenção para o rabinho. Com isso a lagartixa tem tempo de procurar um bom esconderijo. Ela sobrevive mesmo se a cauda não regenerar por completo. O coração da lagartixa, assim como nos demais répteis não crocodilianos, fica logo abaixo as patas dianteiras.
Gratidão por esse artigo. Eu tinha um certo medinho delas. Agora vou encarar com menos pavor minhas colegas de casa.
oi teresa eu queria pergunta uma coisa a lagartixa preto e uma meia blanca q vive no meu carto eles tras algum rico para mim
Olá Micaias,
Não há riscos.
Morro de medo de largartixas principalmente quando durmo, pois tenho medo de ela entrar na minha boca ou nariz ou até mesmo tocar em mim porque durmo em um colchão no chão!!! Tem algum risco de ela se aproximar??
Olá Mariana,
Dificilmente há chances disso acontecer, não é um comportamento comum. Lagartixas normalmente só vão atrás de insetos e ficam longe de humanos.
Acho que tenho medo por causa do nervoso ela é gelada um troço estranho quando toca eu grito e saio correndo
Olá, meu marido fala que eu tenho um radar de lagartixas, eu tenho pavor, panico, medo, horror á elas, as vezes elas nem estão visíveis na minha casa, pois eu consigo acha-las e entro em panico, grito tanto que ela chega a cair da parede, será que ela se assusta com os gritos?
Infelizmente meu marido tem que mata-las, pois sou eu ou elas dentro de casa, eu realmente travo, não consigo nem me mexer.
Olá Luciana,
Se assustam sim, lagartixas tem mais medo de nós do que nós delas.
Talvez seja interessante buscar uma terapia para lidar com essa fobia e ter uma vida com mais qualidade.
Oi Teresa, tenho medo de lagartixas desde a infância. Quando vejo uma, eu simplesmente travo, fico arrepiada, o coração para por alguns segundos, e mesmo quando elas não estão na minha vista, eu consigo sentir que tem em algum lugar. Como eu poderia trabalhar esse medo?
Olá Franciely,
Na maioria das vezes é fazendo terapia. Mas o indicado é ser avaliada por um psicólogo e/ou psiquiatra para indicar o melhor caminho (considerando histórico familiar, idade e possíveis traumas).
Tem uma lagartixa na parede do meu banheiro e eu to com muito medo dela descer e vir atrás de mim, agora é a noite e não consigo nem dormir por causa disso.
Outra coisa, tem risco dela entrar nas gavetas, armários, ou no meio das minhas coisas???
Olá Flora,
Pode ficar tranquila que lagartixas não vão atrás das pessoas. Durante a noite ela passeia pelas paredes, portas e janelas a procura de alimento (traças, mosquitos, aranhas, etc), apenas isso. Durante o dia costumam se esconder em rachaduras na parede e tetos ou atrás dos móveis, para fugir do calor. Não costumam se esconder dentro de móveis, apenas atrás.
Olá. Obrigada pelas informações. Eu tenho Pânico desse animal. No meu apartamento tem muitassss. Queria só adicionar uma informação. Meu esposo coloca mamão para os pássaros na sacada e sempre,sempre aparece uma osga para também comer do mamão. Ninguém me contou…eu vi a osga lambendo o mamão… portanto, além de insetos ela também come frutas.
Não consigo nem olhar as fotos de lagartixas
Olá tenha uma no meu travesseiro é super mocinha gosta de carinho o problema é que ela não quer ir embora me ajunda
Olá Carol,
Já tentou colocá-la em outro lugar?
Ola, eu morro de medo de lagartixa, pois uma vez eu estava tomando banho e ela pulo em mim ……. sai correndo sem roupa e gritando! Todos ficaram impressionados pois esse é um comportamento incomum. Após uns 2 anos aconteceu novamente, porém ela não pulou “ se jogou “ mas veio correndo em minha direção, tbm no banheiro. Eu tenho pavor, só durmo se ver ela morta. O pessoal aqui em casa não mata, pega com a mão e solta no jardim, já eu jogo veneno de barata mas ela não morre!! Tenho um pavor horroroso, se eu ver, não durmo, não como, fico em pânico.
Quando eu iniciar a terapia, vou trabalhar essa questão aí, já que atrapalha bastante não saber lidar de forma saudável com elas. É uma situação muito incômoda. E os sustos que tomamos quando encostamos em algo e já imaginamos que deve ser uma delas (rsrs)?
Tem um largatixa no meu box já devemos ela pro ralo mais ela subiu de novo e eu morro de pavor estou até tomando banho na pia e deixo o chuveiro ligado
Muito bom
Seus comentários.
Lagartixas tem veneno?
Olá Verbena,
Não tem.
Oii, me aconteceu algo estranho hoje, uma lagartixa que estava na parede do meu quarto há algumas semanas simplesmente pulou em cima da minha cama e veio na minha direção, é algo normal?? Porque será que ela teve essa reação?
Olá, tive uma lagartixa aqui em casa. Aprecio elas, vivia completamente solta e se alimentava não sei como. Sempre deixo as janelas abertas para o caso dela desejar ir embora, mas ela nunca foi. Hoje ela apareceu morta e eu fiquei muito triste com isso. O que pode ter acontecido pra ela morrer assim? Não tinha nem 2 anos direito. Ela andava pelo apartamento todo, aqui é comum baratas paulistinha( depois da vinda dela, sumiram) e alguns insetos de lâmpada ( que tbm sumiram)
Olá Priscila,
Houve mudança muito brusca de temperatura? Ou uma temperatura muito elevada?