Além da preocupação com o contágio pela febre amarela outra coisa anda chamando a atenção nos noticiários: a matança de macacos.
Vários macacos, em diferentes regiões, foram mortos por pessoas que acreditam que eles transmitem a febre amarela.
Mas isso é um tremendo engano.
Os macacos fazem parte do chamado ciclo silvestre da febre amarela.
Esse ciclo além de complexo, é ainda imperfeitamente compreendido e varia de acordo com a região onde ocorre.
Os macacos não transmitem a febre amarela, eles são vítimas da doença.
Quem transmite o vírus são fêmeas de mosquitos que vivem em área de mata, principalmente do gênero Haemagogus (Hg. janthinomys, Hg. albomaculatus, etc.) e Sabethes (Sa. chloropterus, Sa. soperi, etc.).
Esses mosquitos precisam se alimentar de sangue para sobreviver e colocar seus ovos. Como costumam viver nas copas das árvores, onde também vivem os macacos, acabam se alimentando do sangue desses animais.
Uma fêmea de mosquito infectada com o vírus, ao picar um macaco, acaba transmitindo o vírus ao animal, que adoece.
E as fêmeas de mosquitos não infectadas quando picam um macaco doente, adquirem o vírus e passam a transmiti-lo para outros macacos.
Os mosquitos, além de serem transmissores, são os reservatórios do vírus. Uma vez infectados assim permanecem por toda a sua vida.
Ao contrário dos macacos que, como os homens, ao se infectarem morrem ou se curam, e ficam imunes para sempre.
O homem ao entrar na mata, para trabalhar, passear, ou realizar outro tipo de atividade, pode ser picado por um mosquito infectado e adquirir a doença.
Os macacos além de serem vítimas tanto como o homem são importantes indicadores de circulação do vírus.
Isso significa que a partir do que ocorre com os macacos são tomadas medidas de prevenção do contágio.
O que acontece com os macacos com febre amarela?
Os macacos, em sua maioria, adoecem quando estão infectados com o vírus da febre amarela.
Apresentam comportamento lento, costumam descer das árvores, ficam perambulando pelo chão.
Têm dificuldade para beber, se alimentar ou subir nas árvores e em poucos dias morrem.
O que devo fazer se encontrar algum macaco doente e/ou morto?
Ao perceber um macaco aparentemente doente, ou encontrar algum desse animal morto, mesmo que seja somente a carcaça, avise imediatamente a unidade de saúde mais próxima de sua casa.
Não se aproxime do macaco doente.
Se possível impeça que outros animais se aproximem.
Não mexa ou enterre o macaco morto, apenas informe o serviço de saúde mais próximo.
Ao avisar do adoecimento e/ou morte de um macaco você estará ajudando a evitar a ocorrência de casos da doença em determinada população.
A partir de sua informação os profissionais de saúde poderão saber, de forma mais rápida, se o vírus da febre amarela está circulando e, se confirmada sua circulação, prevenir a população com a vacinação.
Muito bom o texto!
Outros animais correm esse risco? Cachorro por exemplo….
Olá Renata!
Risco de serem infectados? Não!
Nem cães, nem gatos, nem outros animais habitualmente tidos como animais de estimação correm riscos.
Os humanos são os únicos hospedeiros no ciclo urbano.
Como o Macaco é infectado?
Olá Juliana!
O macaco é infectado quando um mosquito (fêmea) infectada com o vírus o pica. A partir daí, outros mosquitos não infectadas quando picam um macaco doente, adquirem o vírus e passam a transmiti-lo para outros macacos.
Você pode ler mais sobre isso aqui.
Não , entendo já li varios artigos e pesquisas sobre a febre amarela e sua transmissão 🤔há controvérsias .. Se o macaco não é o transmissor e sim o mosquito .. Como o vírus chega na mata ? Li que a transmissão ocorre quando o mosquito pica o macaco infectado … mas como o macaco ficou contaminado ?
Olá Eliana!
É importante lembrar que nem todo organismo infectado – seja homem ou macaco – apresenta sintomas e/ou desenvolve a doença. Logo, um mosquito que pica um organismo que tem o vírus, mesmo que não tenha sintomas, contamina outros. Outro ponto é que hoje em dia, há poucas áreas de mata em que não há nenhum contato ou atividade humana.
Antes achava que era uma doença que se desenvolvia em macacos e a partir daí os mosquitos ficavam infectados e passavam para os macacos saudáveis e para os humanos. Mas, se qualquer macaco precisa ser picado para contrair o vírus e se o mosquito precisa picar alguém infectado para ter o vírus, de onde diabos esse vírus vem? Como o primeiro de todos, seja ele mosquito, macaco ou homem, contrai a doença? Ninguém nunca fala de onde o vírus vem, só falam como ele é transmitido de um indivíduo para o outro, mas como surge no primeiro ser infectado, surge do nada em algum mosquito? macacos pegam pelo ar? como isso começa? Seria importante ter uma pesquisa em torno disso. Sabendo de onde vem pode-se evitar o vírus de surgir.
Olá Ana!
Essa é uma questão que ainda não tem resposta! Se ainda há discussões se vírus são seres vivos ou não, imagina sobre a sua origem. Sobre o vírus causador da febre amarela, o que se sabe é que provavelmente tenha surgido na Africa. Os primeiros registros de epidemia de uma doença semelhante à febre amarela foi em 1648 em Yucatan, México.
É importante também, lembrar que nem todo organismo infectado pelo vírus desenvolve a doença e/ou apresenta sintomas. Por isso se fala muito sobre o controle do vetor, porque só podemos controlar a transmissão.
O vírus não é flavivirus? De onde o mosquito adquire esse vírus? Uma vez que alguns mosquitos tem o vírus outros não.
Olá Adriano!
É sim, é um arbovírus do gênero Flavivirus mesmo. Apenas as fêmeas do mosquito são vetores, e adquirem o vírus por meio de uma pessoa ou macaco que esteja infectada.
Pelo que entendi, esse mosquito costuma voar mais alto, por isso as fêmeas se alimentam de sangue dos macacos, pois esses vivem nas árvores. Uma pergunta…… Se todos os macacos da região morrerem, Que espécie de animal esses mosquitos poderão começar a picar para obter sangue? É correto afirmar que sem macacos fornecendo sangue, os mosquitos também morrem?
Olá Roseli!
Essas informações NÃO são corretas. As fêmeas dos mosquitos transmissores da febre amarela se alimentam de sangue de qualquer vertebrado, não apenas de macacos. Portanto, mesmo que não houvessem macacos ainda haveria mosquitos e o vírus.
Os macacos que são encontrados adoecidos são sacríficados?
Olá Fernanda!
Não há sacrifícios (dentro da lei, pelo menos!). Os macacos geralmente morrem em decorrência da febre amarela.
Então temos uma doença em descontrole…..
não sabemos da onde vem nem como vem… Se do macaco ou do mosquito.
Depois dos macacos todos mortos qual será o animal que o mosquito vai escolher ????
Olá Shirley!
Não é bem assim. Não sabemos como ressurge o vírus, mas sabemos que é ele o causador da doença. A doença não vem do macaco e o mosquito apenas “leva” o vírus de um organismo para outro. Além do mais, há vacinas para a prevenção. Quem toma vacina mesmo que picado, dificilmente desenvolverá a doença. É preciso entender que humanos e macacos tem organismos similares e que oferecem condições para que o vírus replique. Até então, são os únicos.
Poderia me dizer se quando foi encontrado o macaco morto, se a olho nu já se pode dar um parecer que foi a febre amarela? Sendo que causa o mal funcionamento dos rins e fígado, eles ficam com ectericia olhos, unhas língua, da pra saber que provavelmente foi a febre o motivo, antes de mandar para análise?
Olá Mary!
Em macacos os sintomas são febre, icterícia, apatia, desidratação, anorexia, hemorragia bucal e intestinal, insuficiência hepática e renal, degeneração gordurosa do fígado com necrose extensa e acúmulo de lipídios.
Em geral, os macacos morrem em decorrência de hemorragias e insuficiências, o que na maioria das vezes não pode ser percebida a olho nu. É necessária a confirmação clínica.
Por que apenas os macacos são picados e só eles morrem? Só os macacos são propícios? Só eles que reagem negativamente, iguais ao humanos? Obrigado.
Olá Danilo!
Não é que reagem negativamente, é que são organismos favoráveis ao desenvolvimento do vírus. Macacos e humanos tem organismos similares e que oferecem condições para que o vírus replique. Até então, são os únicos.
Se não existissem macacos, a doença seria transmitida através dos humanos? Ou seja, os mosquitos do gênero Haemagogus e Sabethes JÁ INFECTADOS, picariam os humanos em área de mata e transmitiriam a doença?
Olá Juliana!
Isso já acontece no ciclo silvestre na doença. Ao entrar ou se aproximar de uma área de mata onde há epizootia [mortalidade de macacos pela febre amarela], as pessoas não vacinadas podem contrair a infecção através de picadas de mosquitos Haemagogus ou Sabethes infectados.
Pq outros animais que também vivem na mata não são infectados pela doença e só o macaco que é infectado?
Olá Dan!
Porque outros animais não tem organismos que favorecem o “desenvolvimento” do vírus da febre amarela. Até então, apenas primatas desenvolvem a doença.
Nossa!! É uma doença tão antiga e ainda com tantas dúvidas sobre ela… deveriam investir em pesquisas sobre ela com máxima urgência! No horto Florestal de Sp todos os Bugios morreram!!! Não há nenhuma forma de controle da doença entre os primatas??? Pq pelo andar da carruagem daqui a pouco não haverá mais macacos, já que um macaco infectado pode transmitir a doença para vários outros mosquitos…
Não há nenhuma forma de controle em animais silvestres e isso seria inviável, já que demandaria capturar e identificar todos os indivíduos. Em zoológicos e parques ocorre o isolamento dos indivíduos como forma de prevenção quando há surtos. No caso dos bugios, é o gênero de macacos mais sensíveis ao vírus e por isso o número tão alto de mortes. Outros gêneros apresentam mais resistência a febre amarela.
Só primatas se infectan. . pesquisem quem sao primatas ok..
Boa noite! Todos os macacos contaminados morrem? se não morrem, eles passam a ser hospedeiros do vírus ou ficam imunes?
Olá Antônio!
Alguns indivíduos conseguem sobreviver sim, e curando-se da doença, ficam imunes a ela a vida toda, igual a nós.
Os macacos só são hospedeiros amplificadores da doença quando estão doentes.
Está doença e de que origem, pais continente, coisa assim ? E porque agora ela mata tanto já que é uma doença antiga? E porque os macacos dos habitantes de preservação ou zoologico estão contaminados se ficam de quarenta antes de ser liberado para o convívio das áreas comuns!!
Olá Leila,
O vírus é originário da África. A febre amarela sempre teve muitas vítimas, porém a partir da vacina foi possível o controle da epidemia. Atualmente as pessoas deixaram de se vacinar (vide correria e filas para vacina da febre amarela) o que ocasionou tantos casos novamente.
Quanto aos macacos, são colocados em quarentena apenas quando há uma morte suspeita ou confirmação de febre amarela. Isso ocorre para evitar a contaminação de outros animais e para que o vírus não vá para o ciclo urbano.
Qual é a relação das diversas espécies de macacos em relação à febre amarela?
Olá Mayara,
Os macacos são hospedeiros amplificadores da doença quando estão doentes, assim como nós.
Olá,
Moro em uma casa muito próxima da mata e aqui a gente vê muitos saguis. A alguns dias encontramos um saguizinho no chão do quintal, ele estava bem magrinho e parecia confuso. Então liguei pra secretaria de saúde da minha cidade para vir averiguar. Só que nesse meio tempo, o macaquinho começou a ter convulsões (durou 1 hora +/-) e depois ficou deitado quietinho “dormindo”, só respirando. Depois de alguns minutos mais, ele veio a óbito. Os técnicos disseram que era bem provável que o macaco tenha sido vítima de febre amarela, mas meu medo era que pudesse ser RAIVA. Existe semelhança de sintomas entre raiva e febre amarela?
Olá Elisa,
Os sintomas não são semelhantes, o único sintoma em comum é a convulsão. Mas pela sua descrição é muito provável que realmente tenha sido febre amarela.