A prova didática é uma etapa que tende a definir o ‘destino’ do candidato em um concurso para professor.

Embora seja apenas uma aula em que o candidato a professor tem a oportunidade de mostrar para a banca examinadora sua aptidão para a carreira e ao cargo pretendidos, a prova didática gera muitas dúvidas.

Como se portar? Como apresentar a aula?

Se você está prestes a fazer uma prova didática e não sabe por onde começar, vamos ajudar você!

Conteúdo da aula

Minha prova didática tem um tema com dois ou mais tópicos, e agora?

Transforme cada tópico em uma palavra-chave a ser abordada.

Sua aula deve ser organizada de forma que contemple com certa profundidade de abordagem e com relativa equidade de tempo, cada um dos tópicos indicados.

A subdivisão do tempo (e da teoria) gasto em cada tópico não precisa ser obrigatoriamente igual.

Mas evite abordar amplamente e com profundidade apenas um tópico, e o outro rápido e superficialmente.

Ser abrangente ou profundo?

Os dois. Explore os temas de maneira abrangente e profunda.

Não adianta tratar apenas o tema de forma ampla mas superficial. Ou de forma restrita, mas profunda.

Mas e quando não dá para ser abrangente e profundo?

Com certeza não vai dar para fazer isso com todos os aspectos pertinentes do tema sorteado.

Nesse caso escolha quais são os aspectos mais importantes e que, portanto, devem ser aprofundados.

E se atenha ao tema sorteado, não aprofunde ou trate de maneira abrangente de forma que você chegue a outros assuntos.

Tanto a identificação dos aspectos mais importantes do tema, quanto a capacidade de não fugir do tema são aspectos avaliados pela banca.

E quando o tema é muito abrangente?

Se o tema sorteado faz parte de um tema maior que não poderá ser tratado no seu todo, sob a pena da aula ficar superficial e não focar no tema sorteado, é aconselhável que escolha um ponto e explique o que vai tratar, justificando por que não irá tratar de outra parte.

Que conteúdo colocar na aula?

Um aspecto importante na preparação do conteúdo da aula é demonstrar familiaridade com o tema.

E eu não estou falando apenas do domínio do assunto.

Mas da utilização de conteúdo recente e, quando possível, da inclusão de dados próprios, como tabelas e gráficos.

Isso mostra atualização e capacidade de inserção das informações mais recentes do tema considerado na aula.

Importante destacar que, não é apenas colocar novas informações, mas articular as novas informações com as informações dos livros “clássicos”.

Tente não ser mero reprodutor de conteúdos dos livros.

Lembre-se que, todos os candidatos têm acesso a esse mesmo conjunto de livros e muitos o utilizarão como base para a preparação da aula.

A utilização de fontes diversificadas e, sobretudo de dados próprios, portanto, foge do comum.

Recursos didáticos

O que usar?

Em geral, a banca decide quais recursos didáticos serão permitidos, segundo a realidade da instituição de ensino responsável pelo concurso.

Cada vez mais, o uso de data-show se faz presente em salas de aula e na maioria dos concursos públicos também.

Mas então como fazer os slides?

Aquelas dicas de sempre:

  • não deve ter texto em excesso, que o tornam poluído visualmente e desinteressante;
  • deve conter a quantidade de informação suficiente para o público acompanhar o encaminhamento do tema e, ao mesmo tempo, compreender a conceituação mínima de que trata naquela projeção;
  • devem ser também utilizadas figuras (imagens, gráficos e tabelas) e o conteúdo dessa figuras deve ser transmitido verbalmente;
  • o slide deve ser apenas um sintetizador das ideias e do encaminhamento que se quer dar, e não um aprisionador da capacidade de o candidato a professor comunicar-se com os “alunos” (membros da banca);
  • outro aspecto importante é que, não podem conter erros de grafia ou de concordância nos slides. Pode ser entendido pela banca como desleixo ou, pior, indicar baixo domínio da norma culta da língua;
  • também é importante garantir a visibilidade do texto e das figuras;
  • o texto deve estar escrito em letras grandes. Fontes como arial, verdana e tahoma costumam funcionar;
  • a qualidade estética de sua apresentação também conta pontos. Escolha uma cor de fundo do slide que traga conforto visual e não distraia sobre o que o slide contém.

Cores leves de fundo nos tons de verde, azul e bege tornam a apresentação bonita plasticamente e elegante, tornando a projeção agradável.

O que mais posso usar?

Embora a apresentação de slides durante as aulas esteja se tornando a regra, pelo menos dentro da Biologia, é recomendável o uso do quadro (negro ou branco) como recurso didático auxiliar.

O quadro é um excelente instrumento didático e pode ser usado em alguns momentos da aula para exemplificar ou esclarecer o que se aborda ou a lógica de um raciocínio que se quer esclarecer.

Utilizar mais de um recurso didático pode ser visto como forma de demonstrar a variada capacidade de utilização de recursos didáticos, o que claro, é um ponto positivo.

Além disso, a argumentação oral em relação ao tema também é muito importante.

Demonstra possuir conteúdo e conhecimento sobre o tema.

Posso fazer algo diferente?

Poder pode, mas é sempre bom ter sensatez.

Pode-se, por exemplo, colocar como slide inicial os aspectos conclusivos da teoria que os alunos ainda não teriam ferramentas ou subsídios para compreender e discorrer sobre o significado do conteúdo do slide conclusivo.

Apresentação da aula

A prova didática é um desafio, pois se constitui em uma aula com alunos simulados que constituem a banca e que, portanto, não promovem interação com o candidato a professor.

O que torna ainda mais difícil se comunicar ativamente sem narrar o projetado.

É sempre muito favorável quando a banca percebe que um candidato transmite com paixão um determinado conteúdo.

Que pontos da apresentação são avaliados?

Durante a apresentação, tudo conta: o estado de ânimo, a colocação da voz, o posicionamento do corpo.

É importante que você preze pela clareza e nitidez da voz, bem como por sua altura.

A banca não deve ter de se esforçar para compreender o que você fala, senão poderá perder grande parte da informação, o que invariavelmente resultará em uma má avaliação da aula ministrada.

Outro ponto importante é procurar manter-se sempre voltado para quem se transmite a informação (de frente para a banca) e comunicar-se olhando diretamente para ela.

Quanto mais dinâmica a aula, mais interessante ela será.

Também é necessário ter muito cuidado com o uso da linguagem durante a apresentação da aula.

Embora no dia-a-dia de sala de aula alguns professores utilizem gírias e até palavrões, na prova didática certamente não pega bem.

Se você é inexperiente ou está inseguro cuidado para que isso não transpareça nos vícios de linguagem.

Evite perguntas do tipo “vocês entenderam?” ou “eu estou conseguindo me explicar?”, adicionadas ao final das frases.

Outro ponto importantíssimo (em nome da vaidade acadêmica) é que você pronuncie corretamente o nome de pesquisadores (especial para o nome de pesquisadores clássicos) ou de termos técnicos.

A pronúncia incorreta pode ser entendida como falta de familiaridade (ou mesmo o desconhecimento) com o autor em questão, com a literatura mencionada ou com a conceituação sobre o tema de que se está tratando.

Cuidado com gráficos, tabelas e imagens

Se optar por apresentar gráficos e tabelas, eles devem ser efetivamente “apresentados”.

Mantenha-se ao lado da projeção e, apontando os elementos do gráfico.

Mostre o que ele contém e o que significa naquela contexto de apresentação.

Não espere que gráficos e tabelas sejam interpretados por quem assiste. Isso pode dar errado.

O mesmo serve para tabelas e imagens que sejam esquemas.

As tabelas devem ser simples de se ler e de fácil e rápida compreensão.

De nada adianta colocar uma tabela lotada de conteúdo e ficar de longe comentando sobre detalhes de seu conteúdo.

Outra dica é em relação a conteúdo em inglês. Se você optar por mostrar tabelas ou gráficos em inglês, o cuidado com a explicação do conteúdo deve ser maior ainda, pois muitos alunos de graduação não dominam a língua inglesa.

Concentre-se!

Mantenha completa concentração na sua aula.

Não se distraia ou se desconcentre com outras pessoas presentes na sala ou ao ver que um membro da banca examinadora está fazendo uma anotação.

O importante é que, naquele momento, nada deve interessar mais a você do que ministrar uma boa aula!

Boa sorte! 😉
Mais sobre esse assunto pode ser lido aqui.