Trabalhar com biomas nem sempre é fácil já que é um tema interdisciplinar.
E que envolve a vida vegetal e animal em diversos aspectos.
Então como trabalhar em sala de aula de maneira a manter os alunos interessados?
Uma das metodologias para facilitar o ensino da temática é a utilização de jogos.
Já que, facilitam a compreensão dos conteúdos abstratos.
E além disso, favorece motivação interna, o raciocínio e a argumentação.
Também beneficia a relação aluno/aluno e professor/aluno e trabalha o desenvolvimento cognitivo.
Além de estimular a exploração e a solução de problemas.
Onde os erros são vistos de forma natural, sem deixar marcas negativas.
Mas ao mesmo tempo, propiciando novas tentativas.
Assim sendo, reunimos aqui quatro jogos sobre biomas para trabalhar em sala de aula.
1) Jogo Biomas Brasileiros
É um jogo de tabuleiro e cartas.
Tem como objetivo despertar o interesse dos alunos aos biomas nacionais.
E também visa instigar a participação em grupo, revisar conceitos.
Assim, pode ser utilizado para auxiliar no processo de ensino/aprendizagem.
O jogo começa pelo Bioma Amazônico na casa número 1.
Assim, o primeiro grupo irá jogar o dado e avançar o número de casas indicado.
Ao chegar na casa determinada, o primeiro grupo deverá jogar novamente o dado.
Caso caia em um número par o grupo deverá responder uma pergunta.
E se cair um número ímpar deverá ser feito uma mímica ou desenho.
O grupo adversário irá pegar uma carta e ler primeiramente a curiosidade escrita na carta.
Indicada com um ponto de exclamação ( ! )
E depois a pergunta que está indicada com um ponto de interrogação ( ? )
Ou a mímica ou desenho que está indicada com um asterisco ( * ).
No caso do primeiro grupo ter escolhido uma pergunta, qualquer pessoa do grupo poderá responder.
Mas caso o grupo tenha escolhido mímica ou desenho um representante deste grupo será responsável por desenhar ou fazer a mímica pedida na carta.
E o restante das pessoas devem tentar adivinhar o que está tentando ser representado no tempo de 2 minutos.
Assim, quando o grupo acertar o que está sendo pedido na carta ele deve continuar aonde está.
Caso contrário deve voltar o número de casa andadas.
Vence o jogo o grupo que chegar na última casa primeiro, o Bioma Cerrado.
As cartas e o tabuleiro deste jogo podem ser encontrados aqui.
2) Na trilha dos biomas
É um jogo bem dinâmico no formato de “amarelinha”.
A trilha é feita no chão, com fitas ou papéis.
E tem como objetivo responder corretamente às perguntas sobre os diferentes tipos de biomas.
E também, claro, chegar ao final da trilha com o maior número de pontos acumulados.
Assim, inicialmente, a turma deve ser dividida em dois grandes grupos.
Feito isso, cada grupo deverá eleger um aluno para ser o seu “líder”.
Ou seja, aquele que se movimentará ao longo da trilha.
O aluno “líder” também será o responsável por jogar o dado, pegar as cartas escolhidas e ler as perguntas.
O grupo, por sua vez, será responsável por ajudar a escolher as cartas e pensar nas respostas.
Além de anotar e somar seus pontos.
Dessa forma, iniciam posicionados na “casa cinza” correspondente à trilha do seu grupo.
Onde os alunos “líderes” de cada grupo devem jogar o dado e aquele que obtiver o maior número inicia o jogo.
O líder escolherá uma carta cinza para ler a pergunta para seu grupo.
Assim, se o grupo acertar, ele soma 5 pontos e pode iniciar a partida, jogando novamente o dado.
E avançando conforme o número tirado.
Se errar, a vez é passada ao outro grupo.
E o grupo que errou deverá esperar sua vez novamente para jogar, mas sem a chance de conseguir os 5 pontos.
Este outro grupo, por sua vez, também tentará responder à pergunta selecionada.
Se acertar inicia o jogo, mas se errar o outro grupo é quem irá iniciar a partida.
Assim, lançando o dado e caminhando ao longo da trilha os alunos passarão pelas diversas “casas” coloridas.
Ao parar nessas “casas”, o aluno “líder” deverá seguir os comandos específicos para cada cor:
“Casas de cor bege”
Não deve ser feito nada, serve somente como passagem.
“Casas de cor verde”
O aluno que parar ou passar nesse espaço deverá pegar uma carta verde, ler a frase em voz alta e esperar que o grupo o ajude a responder.
O grupo terá 1 minuto para responder essa questão.
Se o grupo acertar, ganha um ponto e avança uma casa.
Caso erre, não ganha ponto algum e permanece no mesmo lugar.
“Casas de cor vermelha”
Se o aluno parar nesse local ele deverá pegar o pedaço de E.V.A numerado que está preso com velcro nesta “casa” e mostrará o número.
Cada número nas “casas vermelhas” corresponde a um tipo de bioma.
Neste momento, o professor fala apenas para o “aluno líder” da jogada o nome do bioma.
E este deverá desenhar em um quadro branco esse bioma, para que seu grupo possa descobrir qual é.
O aluno “líder” e o seu grupo terão 1 minuto para essa etapa, incluindo desenhar e responder.
Se o grupo acertar, ganham dois pontos e o aluno “líder” avança uma “casa”.
Se errar, perde um ponto e permanece no mesmo lugar.
“Casas de cor rosa”
O aluno que parar nessa “casa” deverá pegar uma carta rosa e seguir as instruções ali contidas.
“Casas de cor amarela”
Essa “casa” representa parada obrigatória.
Assim, mesmo que o aluno tire um número suficiente para avançar e terminar o jogo, ele deverá parar e esperar que o professor faça a pergunta final.
Caso o aluno acerte, pode avançar para o final do jogo, além de ganhar 5 pontos.
Caso contrário, perderá 3 pontos e deverá recuar 5 espaços.
O jogo termina quando os jogadores atingirem o quadrado maior, localizado ao final das trilhas.
Ganha o jogo o grupo que somar a maior quantidade de pontos.
As perguntas e os componentes necessários para confeccionar o jogo podem ser encontrados aqui.
3) O jogo da biodiversidade
É um jogo de tabuleiro com cartas.
Tem como objetivo auxiliar cada animal a chegar em seu respectivo hábitat natural.
E consequentemente impedir que espécies da fauna brasileira, especialmente aquelas ameaçadas de extinção, desapareçam.
Assim, para cada animal chegar no respectivo hábitat, a estratégia no jogo é fazer com que os jogadores cooperem uns com os outros para que juntos superem as dificuldades que encontrarão pelo caminho.
As dificuldades são conflitos socioambientais reais que existem em todos os Biomas Brasileiros.
Quando houver menos de oito jogadores, os animais que ainda não estão no jogo vão entrando à medida que outros vão sendo salvos ou extintos.
O jogo é autoexplicativo, ou seja, os comandos estão distribuídos nas casas do tabuleiro.
As cartas, tabuleiro e regras podem ser encontradas para impressão aqui.
4) Jogo de baralho dos biomas brasileiros
É um jogo de baralho, no estilo UNO.
Contém cinquenta cartas, divididas em dez cartas para cada bioma.
Dessas dez cartas sete são características do bioma e três cartas iguais com mapa onde o bioma está localizado no território nacional.
O jogo se inicia no sentido horário, ou seja, quem está à esquerda de quem distribuiu as cartas começa.
E para cada baralho deve ter o máximo de quatro jogadores.
Assim, no início do jogo cada jogador recebe nove cartas.
Depois que o primeiro jogador visualizar a carta puxada, o mesmo pode trocar por alguma carta em suas mãos ou descartar.
E o jogador seguinte pode optar por pegar a carta descartada ou puxar nova carta.
Ganha o jogo quem primeiro completar três trio de cartas com características específicas e um mapa de determinado Bioma.
Quando for baixar seus trios de carta tem que gritar “BIOMAS”.
Se alguma característica dos trios estiver errada, o jogador não ganha e o jogo continua.
As cartas podem ser encontradas aqui.
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