Nós já trouxemos outra atividade sobre taxonomia aqui.
Mas esta é outra forma de ensinar, voltado principalmente as crianças.
E uma forma começar a aula sobre taxonomia é lembrar os alunos de que usamos critérios para classificar coisas o tempo todo.
Um exemplo disso é uma loja ou supermercado, os produtos estão agrupados em sessões não é?
Então quando queremos determinada coisa sabemos em qual sessão procurar.
Da mesma forma os pesquisadores procuram agrupar os seres vivos de acordo com o que eles têm de parecido.
E isso é importante porque facilita a compreensão da enorme variedade de seres vivos existentes.
Assim, essa atividade objetiva compreender como são classificados os seres vivos.
E aprender ou recordar como são nomeadas as espécies.
Além de comparar e agrupar insetos segundo características físicas observáveis.
E relacionar as características dos insetos com as de outros artrópodes.
É uma atividade que precisa de três aulas de 50 minutos para ser realizada e por isso é dividida em etapas.
Você vai precisar dos seguintes materiais por grupo:
Começando a atividade
Para iniciar a atividade é interessante indagar os alunos.
Por exemplo “Será que uma aranha, uma centopeia e um escaravelho são insetos?”
É importante partir de um problema ou uma questão que envolva os alunos.
E que também os faça querer explorar.
Por isso, é importante anotar as respostas dos alunos.
Tanto para condução e desenvolvimento das atividades quanto para retomada ao final.
Isso é importante porque conhecer o nível de conhecimentos prévios na turma pode guiá-lo na mediação das atividades experimentais.
E também na adaptação das estratégias de integração de novos conceitos durante o processo de aprendizagem.
Nós já falamos disso aqui.
Assim, após os questionamentos iniciais, introduza ou relembre conceitos gerais sobre os seres vivos e o Reino Animal.
Mas sem introduzir ou relembrar quaisquer conhecimentos relativos ao grupo dos insetos.
Bem como sobre taxonomia e a forma como as espécies são agrupadas e nomeadas.
A discussão deve conduzir os alunos a pensar nas seguintes questões:
Novamente registe as respostas, para que posteriormente sejam retomadas para a elaboração de hipóteses passíveis de serem testadas com a atividade aqui proposta.
Etapa 1 – A classificação dos insetos
Divida os alunos em grupos de 4 a 5 alunos.
E distribua a cada grupo um conjunto recortado das imagens dos insetos a seguir.
Insetos esses que, por agora, queremos considerar como “desconhecidos”.
A seguir, cada grupo deverá colar essas imagens numa cartolina grande, na vertical junto à lateral esquerda.
Então distribua a cada grupo uma cópia da ‘Chave de Classificação’.
Assim, observando o conjunto de insetos, os alunos devem completar a chave, preenchendo os espaços deixados em branco.
Cada passo da chave corresponde a uma característica física ou anatômica presente em algum ou vários dos insetos.
E a cada característica corresponde uma ‘caixa’ (representada por círculos de diferentes cores) onde os alunos irão “colocar” os insetos.
Dessa forma, o próximo passo é observar de novo os insetos.
Para que tentem agora perceber quais são as características da chave estão presentes em cada inseto.
Assim, à medida que vão descobrindo, os alunos colam na cartolina, à frente de cada inseto, as ‘Caixas de Classificação’ correspondentes às características presentes nesse inseto.
E que simbolizam o táxon da espécie.
Depois de todas as caixas estarem coladas na cartolina, cada grupo observa e analisa o padrão de distribuição dos insetos pelas caixas.
E registram as caixas partilhadas e aquelas em que eles estão sozinhos.
Devem também assinalar a caixa onde cada inseto está sozinho.
E então você pode distribuir a cada grupo a chave “Nomear os insetos”.
As pistas dadas em forma de rimas pretendem ajudar os alunos a perceber como os insetos propostos vivem e se comportam, permitindo aos alunos descobrir (ou confirmar) a sua identidade.
Uma vez descoberto, deverão escrever o nome desses insetos na cartolina.
O objetivo desta atividade é que alunos percebam que os insetos partilham algumas das caixas porque têm características em comum.
E também que essas caixas são partilhadas mais com uns do que com outros.
Além de que há caixas que todos partilham e caixas onde o inseto está sozinho.
Etapa 2 – O que descobrimos sobre os insetos
Cada grupo de alunos apresenta à turma toda as respostas aos espaços em branco da chave de classificação.
E também o resultado final da distribuição das caixas pelos diferentes insetos, registando aquelas que são mais partilhadas.
Após os alunos apresentarem suas conclusões, compare com a turma os resultados.
E, se necessário, corrija o posicionamento das caixas.
A seguir oriente a discussão explicando, a partir das observações dos alunos, as primeiras conclusões:
Agora que os alunos já terão aprendido algumas das características que definem os insetos e de que forma os podem agrupar, introduza ou relembre conceitos sobre a taxonomia.
Como por exemplo os sistemas de classificação atuais e o modo como as espécies são nomeadas.
Desta forma, os alunos poderão consolidar os conhecimentos adquiridos com esta atividade.
E estarão melhor preparados para responder à questão-problema inicial.
“Será que uma aranha, uma centopeia e um escaravelho são insetos?”
Etapa 3 – Levantamento de hipóteses
Antes de iniciar a atividade desta etapa, desenvolva juntamente com os alunos uma ou algumas hipóteses.
Para a melhor hipótese, a passível de ser testada, os alunos deverão considerar:
Então, a hipótese deve ser construída como por exemplo:
Se a aranha, a centopeia e o escaravelho tiverem as quatro características mais comuns dos insetos (corpo dividido em três partes, asas para voar, 3 pares de patas e antenas), então também são insetos.
Após o levantamento de hipóteses, distribua um conjunto das imagens da aranha, da centopeia e do escaravelho para cada grupo.
A seguir, os alunos deverão colar essas imagens na continuação da coluna dos insetos estudados na atividade anterior.
Cada grupo consulta a ‘Chave de Classificação’ já preenchida e distribuem os três animais pelas respetivas caixas.
Ou seja, à frente de cada imagem colam as caixas onde cada um deverá.
Assim, os alunos observam e comparam o padrão de distribuição destes três novos animais com os insetos estudados anteriormente.
E devem registrar as caixas que são partilhadas e aquelas em que ficaram sozinhos por terem características muito diferentes.
Neste último caso, os alunos terão de acrescentar essas caixas na cartolina, desenhando-as.
Além disso, para cada caixa nova acrescentada, devem descrever quais as características diferentes eles notaram.
Etapa 4 – Taxonomia: quem é quem?
Cada grupo apresenta à turma toda o resultado final da distribuição das caixas pela aranha, centopeia e escaravelho, indicando:
As que são partilhadas com os outros insetos e porquê e também aquelas em que ficaram sozinhos e porquê.
Novamente compare os resultados dos grupos e, se necessário, corrija o posicionamento das caixas.
A seguir oriente a discussão explicando, a partir das observações dos alunos, as conclusões finais.
Os alunos precisam chegar três conclusões:
Conclusão 1:
O escaravelho é um inseto porque partilha muitas características em comum com os outros insetos.
Como por exemplo cabeça, tórax e abdômen, asas para voar, 3 pares de patas e antenas.
Mas distingue-se dos outros insetos por ter, por exemplo, um par de asas que não serve para voar.
Asas essas que se chamam élitros e são estruturas rígidas que servem para proteger o animal.
Assim, quando o escaravelho pousa, os élitros fecham sobre o abdômen protegendo-o de possíveis ataques de predadores.
Conclusão 2:
A aranha e a centopeia não são insetos, pois não partilham com os insetos as 3 características mínimas: cabeça, tórax e abdômen, asas para voar e 3 pares de patas.
A aranha não tem cabeça e tem o corpo dividido em 2 partes (cefalotórax e abdômen) e tem 4 pares de patas.
Já a centopeia tem antenas mas tem o corpo dividido em 2 partes.
E tem muito mais do que 3 pares de patas.
A aranha e a centopeia pertencem a grupos diferentes dentro dos artrópodes.
A aranha pertence à classe Aracnida e a centopeia à classe Myriapoda.
Conclusão 3:
Apesar das diferenças, todos os animais estudados pertencem ao Filo dos Artrópodes.
São invertebrados, possuem um exoesqueleto de quitina, têm o corpo dividido em segmentos e têm apêndices.
O material para impressão e material de apoio para o professor pode ser impresso aqui.
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