Uma aula de campo pode ser uma visita guiada ou técnica, uma excursão expositiva, ou ainda de reconhecimento e de descoberta.

E para que possa ser significativo em termos de aprendizagem necessita ser bem planejada.

É no planejamento que se decide o sucesso ou insucesso de uma saída da escola.

Para muitos professores uma aula de campo termina no momento em que se desce do ônibus que lhes trouxe de volta para a escola.

Mas é preciso ter em mente que não pode ser uma atividade isolada.

Requer um fechamento, um feedback.

E muitas vezes o que foi estudado em uma aula de campo pode ser usado para desenvolver outras aulas na sala.

É certo que não há normas, mas há princípios de caráter geral que podem nos auxiliar no caminho de um bom planejamento.

Para começarmos, é importante sempre levarmos em conta as características específicas dos alunos e o nível escolar.

Além disso, precisamos considerar três momentos fundamentais e imprescindíveis: a preparação, a realização e resultados/avaliação da aula de campo.

Mas como fazer isso?

O passo inicial é realizar uma ida ao local ou locais a estudar, antes da realização do trabalho de campo.

Nunca se deve fazer um trabalho de campo sem que previamente, você professor, tenha feito um levantamento antecipado do lugar a se explorar.

Por que é importante conhecer o lugar?

Para evitar que haja entraves ou imprevistos no desenvolvimento da atividade.

Por exemplo, os horários do local a visitar, no caso de uma indústria, museus, etc, ou os aspectos e características próprias de uma área de estudo.

Você enquanto professor não pode ter um conhecimento incompleto do trabalho que vai coordenar.

Isso porque a aula de campo, assim como toda aula requer um inicio, meio e fim e você é o condutor da atividade, tem um objetivo a atingir.

Não pode ficar a deriva do que pode surgir, do que os alunos podem perguntar ou contar com uma aprendizagem eventual.

E também não é recomendado estar em igualdade com os alunos em termos de conhecer o local.

Ou seja, não poder dar informações e/ou responder aos questionamentos dos alunos.

campo

Etapas da preparação de uma aula de campo

1) Definir Objetivos

Qual seu objetivo ao realizar uma aula de campo?

O que você pretende ensinar ou que habilidades pretende desenvolver?

É preciso estimar o que se espera obter com o trabalho de campo.

É interessante pensarmos que de forma geral, e desde que preparado com um mínimo de cuidado, uma aula de campo tem sempre um caráter formativo importante.

Sobretudo no caso da chamada visita de “descoberta”.

Esta pode propiciar ao aluno não só a aquisição ou aprofundamento, de uma forma significativa, de conhecimentos sobre conteúdos programáticos relacionados com a visita.

Como pode levar ainda ao desenvolvimento de hábitos e métodos de trabalho.

Você pode ter objetivos que visam o desenvolvimento cognitivo, das capacidades e competências e os valores e atitudes.

2) Escolha do Local

A escolha do local que será objeto de estudo do trabalho de campo deve ser cuidadosamente analisada.

Não deve seguir o caminho da facilidade, escolhendo a visita que dá menos trabalho.

Provavelmente seria completamente inútil.

Você deve optar por aquela, que possui mais possibilidades formativas.

E que, preferencialmente, tenha mais a ver com o programa e os conteúdos que os alunos estão estudando.

Além disso, quando possível, analisar a possibilidade de articular conhecimentos de outras disciplinas.

Ou seja, uma aula de campo interdisciplinar.

É importante reunir todas as informações que puder sobre o assunto e o local.

Como por exemplo, mapas rodoviários, mapas hipsométricos, plantas, gráficos, reportagens etc.

Na visita de reconhecimento de local procure ver com os “olhos” dos alunos.

Isso te ajuda a planejar as atividades a serem desenvolvidas.

3) Situação Problema

Mesmo que a visita seja em uma exposição e os alunos não possam manipular os objetos.

Proponha uma situação problema para que o aluno possa resolver a partir da aula de campo.

Problematizar a aula possibilita que os alunos mantenham o foco no objetivo daquela visita e não se dispersem.

Caso não queira ou não seja possível propor um problema, guie o que os alunos precisam ver ou prestar atenção.

Uma aula de campo não pode ser solta, em que cada um tá prestando atenção em uma coisa.

É preciso um direcionamento para que posteriormente seja possível discutir o que foi vivenciado na aula de campo.

4) Calendário

Um trabalho de campo geralmente acontece em meio a atividades de médio a longo prazo do trabalho escolar.

E, normalmente, pretende-se que coincida com o momento mais adequado do estudo de um determinado tema.

Para que isso aconteça, você deve ter em mente as exigências e condições necessárias para se efetuar o trabalho de campo.

Não deve esquecer que:

  • Na maior parte dos casos, necessita de autorização do departamento responsável da empresa, parque ou museu.

    Se  houver visita técnica ou locais que são administrados pelo poder público, como por exemplo, uma área de proteção ambiental também precisa ser agendada. 

  • Essa autorização pode demorar algum tempo, pois necessita das formalidades necessárias (solicitação para a visita através de envio de ofícios) e o aguardo de resposta
  • Como o trabalho de campo requer contrato de transporte, e às vezes, verba para custear diárias e hotéis, a sua obtenção mesmo sendo da própria escola, pode ser demorada.
  • Além dos tempos de aulas necessários ao trabalho de campo propriamente dito, é importante também pelo menos uma aula para sua preparação e de outra mais para sua análise e avaliação. 

Além desses pontos, é importante pensar quanto tempo será necessário para realizar as atividades.

Quanto tempo nas atividades no campo propriamente dito, e quanto tempo em atividades que podem ser realizadas após uma coleta, por exemplo.

5) Recursos Materiais

É importante pensar no que será necessário para realizar as atividades durante a aula de campo.

Você imprimirá roteiros para os alunos? Folhetos?

Será necessários mapas? Uma roupa específica?

Vai ser feita uma coleta? O que será necessário para fazê-la?

Será apenas uma observação? Vai ser necessário filmar? Anotar?

Quando tiver pensando em que recursos será necessário, não perca de vista seus objetivos e o tempo disponível.

6) Outros aspectos práticos

Depois de saber exatamente o que o levou a escolher determinada área de estudo e de dispor de meios para a sua realização há ainda uma série de aspectos práticos que não se deve descuidar.

Vejamos os principais:

  • Informar a coordenação e a direção da escola para enviar comunicado aos pais sobre dia, hora e objetivo da visita (em casos de ensino fundamental e/ou médio).
  • Ao marcar a data da visita avise se deseja uma visita guiada.
  • Confirme o transporte, assegurando-se de preços, itinerários e horários.

7) Os alunos

Os alunos devem ser bem informados dos objetivos do trabalho de campo.

Bem como sobre o que se espera deles e o que terão que fazer.

Outra coisa que pode ser colocada aos alunos antes de uma aula de campo é o problema que irão investigar.

Além disso, é importante conversar com os alunos os passos que serão necessários para resolver a questão.

Por exemplo, a coleta de um material, a análise posterior ou ainda um desenho a ser feito.

A análise dos dados coletados e avaliação da saída são etapas imprescindíveis de uma ação pedagógica deste tipo.

E como avaliar uma aula de campo?

Se você propôs um problema para os alunos resolverem durante a aula de campo, a solução que eles te apresentam servem como avaliação.

Se você não propôs um problema, a maneira mais simples de testar os conhecimentos adquiridos é aplicar uma atividade ou questionário sobre o tema estudado e os conteúdos da disciplina.

Uma outra forma de avaliação pode ser a exposição das impressões e conclusões que os alunos tiveram.

Pode ser tanto em uma roda de discussão como em forma de um relatório.

Nas séries em que as faixas etárias são menores é possível avaliar a partir de desenhos, colagens, maquetes ou modelagens, que recriem e apliquem conhecimentos adquiridos durante o trabalho de campo.

Para quem quiser saber mais

Aula de Campo: Como Planejar, Conduzir e Avaliar?