Certamente você já ouviu dizer que a evolução é um tema central na biologia.
Ou ainda que é o eixo transversal que percorre todas as áreas das Ciências Biológicas.
Como diria Dobzhansky “Nada em biologia faz sentido exceto à luz da evolução”.
Mas você sabe por que?
Por que a evolução é o eixo central da biologia?
De maneira bem simples e resumida podemos dizer que a evolução ocupa papel central na biologia porque se propõe explicar como o mundo vivo se organiza.
Vamos entender melhor porque dizemos isso.
Primeiramente a biologia é uma ciência evolutiva.
Isso porque somos vivos e estamos em constantes modificações.
Segundo porque a evolução não explica só a diversidade da vida.
Mas proporciona também uma excelente oportunidade para análises e reflexões que desenvolvem o espírito crítico daqueles que a estudam.
Isso porque a percepção concreta a respeito dos fundamentos evolutivos transpassa sua zona de conhecimento biológico.
Ou seja, exige também um pensar disciplinar histórico, geográfico, geológico e psicológico.
A evolução é assim um tema essencial, pois amplia as perspectivas de entendimento dos fenômenos naturais e da própria natureza da ciência.
Não existe uma área sequer dentro da biologia na qual esta teoria não sirva como um princípio ordenador.
Já que a diversidade de organismos, similaridades e diferenças entre os tipos de organismos, padrões de distribuição e comportamento, adaptação e interação, só tem sentido a luz evolutiva.
Mas como se trabalha biologia a partir da perspectiva evolutiva?
Utilizar a evolução como ponto de partida para o ensino de biologia requer uma compreensão ampla e integrada.
E justamente por ser central na biologia requer que o seu ensino seja contemplado de maneira clara e integrada.
Ou seja, requer minimizar possíveis distorções e dificuldades no entendimento desse tema.
Uma das dificuldades do ensino de evolução é justamente o pensamento relativo ao conhecimento cotidiano a respeito do processo evolutivo.
Especialmente quando se consideram argumentos teleológicos e/ou do desígnio divino para explicar a evolução biológica.
Por isso é importante fazer uma distinção entre a aceitação do processo da evolução e a adoção de uma particular teoria explicativa do seu mecanismo.
Mas o que isso significa?
Do ponto de vista da biologia contemporânea, a ocorrência do processo de evolução biológica é um evento natural.
E, portanto, um fato, assim como fato é que a Terra é redonda, e gira sobre si mesma e ao redor do Sol.
Por outro lado, a teoria evolutiva por meio da seleção natural não é um fato, é uma teoria.
É importante termos clareza e explicarmos aos alunos que na ciência, teoria é uma hipótese que foi confirmada.
Ou estabelecida por observação ou por experimentação e é proposta ou aceita como justificativa dos fatos conhecidos (FUTUYMA, 2002).
Assim, como todas as teorias, a seu respeito cabem especulações e pode se mostrar vulnerável à rejeição parcial ou total caso seja falseada.
Por isso, enquanto professores, devemos partir do referencial da pedagogia histórico-crítica.
Ou seja, munidos dos conhecimentos da história, filosofia e sociologia da ciência.
Esse é um bom caminho para desmitificar a visão mágica de como os cientistas atuam na construção do conhecimento.
Importante também tomar cuidado com as tendências de colocar teoria versus teoria, certo versus errado, e “evolução” sinônimo de “progresso”.
A evolução biológica consiste na mudança das características hereditárias de grupos de organismos ao longo das gerações.
Portanto, numa perspectiva de longo prazo, a evolução é a descendência, com modificações, de diferentes linhagens a partir de ancestrais comuns.
E é um processo contínuo, que continua acontecendo.
Muito legal o texto, parabéns!
Meu TCC é sobre o aprendizado de evolução no ensino médio. Posso citar seu blog na minha apresentação/defesa? Coloco ele nos créditos.
Att
Olá Acacio,
Claro! Pode sim 😊
Adoreiii a Materia!! Obrigada e Parabens!!