O etileno é um composto orgânico responsável pela maturação de frutas.

Mas como ensinar um fato cotidiano como o amadurecimento de frutas que pode ser tão abstrato?

Com essa experiência é possível trabalhar os conceitos de fitormônio, frutos climatéricos e frutos não climatéricos além de demostrar a influência da temperatura, forma de armazenamento e do etileno no amadurecimento de alguns tipos de frutos.

Você vai precisar de:

  • 15 bananas no mesmo estágio inicial de “amadurecimento”
  • 15 laranjas no mesmo estágio inicial de “amadurecimento”
  • 4 maçãs maduras
  • 4 embalagens de plástico
  • 4 embalagens de papel
  • fita crepe para vedar as embalagens
  • geladeira.

Procedimentos

  • Deixe três bananas e três laranjas em temperatura ambiente que serão utilizadas como controle.
  • Coloque três bananas e uma maçã em uma embalagem plástica.
  • Três bananas e uma maçã numa embalagem de papel.
  • Três laranjas e uma maçã em outra embalagem plástica.
  • E três laranjas e uma maçã numa outra embalagem de papel.
  • Vede com fita crepe as quatro embalagens e coloque-as na geladeira.
  • Repita o procedimento acima mantendo as embalagens em temperatura ambiente.

    (Caso seja possível a temperatura ambiente poderá ser simulada em uma câmara de germinação com o objetivo de evitar grandes mudanças de temperatura).

    É importante utilizar embalagens padronizadas e verificar se as mesmas não possuem orifícios.

  • Observe após 4 dias.

O que o aluno pode observar

É interessante que os alunos levantem hipóteses do que vai acontecer.

Qual vai amadurecer primeiro? O do ambiente externo ou da geladeira?

O que poderia ajudar ou atrapalhar o fruto amadurecer?

Os alunos podem também fazer uma tabela de observação e a cada dia fazer anotações do que mudou em cada grupo de frutas.

No 4° dia com os resultados os alunos podem utilizar os dados que eles anotaram na observação para tentar explicar o que aconteceu.

Qual hipótese levantada pelos alunos foi a correta?

Eles tem diferentes explicações? Peça para que um grupo defenda sua ideia para o outro.

A atividade pode ser encerrada com um relatório contendo a hipótese inicial, o que foi feito, o que foi observado, e a explicação dos alunos.

Outro ponto interessante de levantar com os alunos é em relação aos frutos que compramos no supermercado.

Como você acha que acontece a maturação desses frutos?

etileno