O etileno é um composto orgânico responsável pela maturação de frutas.

Mas como ensinar um fato cotidiano como o amadurecimento de frutas que pode ser tão abstrato?

Com essa experiência é possível trabalhar os conceitos de fitormônio, frutos climatéricos e frutos não climatéricos além de demostrar a influência da temperatura, forma de armazenamento e do etileno no amadurecimento de alguns tipos de frutos.

Você vai precisar de:

  • 15 bananas no mesmo estágio inicial de “amadurecimento”
  • 15 laranjas no mesmo estágio inicial de “amadurecimento”
  • 4 maçãs maduras
  • 4 embalagens de plástico
  • 4 embalagens de papel
  • fita crepe para vedar as embalagens
  • geladeira.

Procedimentos

  • Deixe três bananas e três laranjas em temperatura ambiente que serão utilizadas como controle.
  • Coloque três bananas e uma maçã em uma embalagem plástica.
  • Três bananas e uma maçã numa embalagem de papel.
  • Três laranjas e uma maçã em outra embalagem plástica.
  • E três laranjas e uma maçã numa outra embalagem de papel.
  • Vede com fita crepe as quatro embalagens e coloque-as na geladeira.
  • Repita o procedimento acima mantendo as embalagens em temperatura ambiente.

    (Caso seja possível a temperatura ambiente poderá ser simulada em uma câmara de germinação com o objetivo de evitar grandes mudanças de temperatura).

    É importante utilizar embalagens padronizadas e verificar se as mesmas não possuem orifícios.

  • Observe após 4 dias.

O que o aluno pode observar

É interessante que os alunos levantem hipóteses do que vai acontecer.

Qual vai amadurecer primeiro? O do ambiente externo ou da geladeira?

O que poderia ajudar ou atrapalhar o fruto amadurecer?

Os alunos podem também fazer uma tabela de observação e a cada dia fazer anotações do que mudou em cada grupo de frutas.

No 4° dia com os resultados os alunos podem utilizar os dados que eles anotaram na observação para tentar explicar o que aconteceu.

Qual hipótese levantada pelos alunos foi a correta?

Eles tem diferentes explicações? Peça para que um grupo defenda sua ideia para o outro.

A atividade pode ser encerrada com um relatório contendo a hipótese inicial, o que foi feito, o que foi observado, e a explicação dos alunos.

Outro ponto interessante de levantar com os alunos é em relação aos frutos que compramos no supermercado.

Como você acha que acontece a maturação desses frutos?

etileno

O que está acontecendo?

As frutas que estão em temperatura ambiente amadurecerão mais rápido do que as que foram colocadas na geladeira.

Isso porque a temperatura influencia no processo de amadurecimento.

Quanto mais elevado a temperatura maior a respiração e liberação do etileno.

Por isso são chamados de frutos climatéricos.

No final do período de maturação apresentam um marcante aumento na taxa respiratória, provocado pelo aumento na produção de etileno.

Quanto menor a temperatura mais lento é o processo.

A maçã madura libera grandes quantidades de etileno (fitormônio que estimula o amadurecimento da banana).

Nas embalagens de papel esse fitormônio, que é gasoso, será disperso mais facilmente para a atmosfera o que não ocorrerá nas embalagens plásticas.

As embalagens plásticas funcionarão como uma espécie de estufa.

As bananas com as maçãs deixadas em temperatura ambiente em sacos plásticos amadurecerão mais rápido em relação ao controle e as colocadas em embalagens de papel.

Em relação às laranjas o amadurecimento não deverá ter grandes variações, já que se trata de um fruto não-climatérico.

E,portanto, não sofrerá o efeito do etileno liberado pela maçã.