A experiência de plantar o feijão em um potinho com algodão e água e observar ele crescer e desenvolver é uma das mais difundidas nas aulas de ciências.
Quem nunca vivenciou esta experiência como estudante ou professor?
Mas o que aprendemos com essa experiência?
E enquanto professores o que queremos ensinar?
Esse tipo de atividade deve dar condições para os alunos analisarem a situação e tomarem consciência das variáveis envolvidas, refletindo a respeito, até elaborar, em alguns casos, explicações causais para o fenômeno estudado.
Por isso é importante que, não só o aluno tenha um problema inicial para resolver, mas também seja orientado no que observar.
O experimento básico é esse:
Questões iniciais
Estabelecer um’problema’ para o conteúdo que se pretende trabalhar é o primeiro passo.
Algumas questões que podem ser levantadas com os alunos para que respondam ao longo do experimento são:
- Como as plantas se alimentam?
- Elas respiram também?
- Quais são as partes da planta?
- Como elas nascem?
É importante também chamar a atenção dos alunos para as variáveis.
Por exemplo:
Se pegarmos três algodões, um molhado somente com água, outro com vinagre e água e mais um com sal e água e colocarmos em cada um deles dois grãos de feijão o que acontecerá com os feijões em cada caso?
Estimule os alunos a levantar hipóteses dos resultados esperados e posteriormente a relacionar com o resultado obtido.
Essa experiência possibilita trabalhar pelo menos dois conteúdos: a germinação e o fototropismo.
Germinação
Algumas questões podem ser levantas ao trabalhar a germinação nesse experimento.
A germinação ocorre somente em sementes?
Por que a semente de feijão não germina no saco da embalagem?
Qual a vantagem de existir um período entre a dispersão e a germinação?
O que a semente precisa para o embrião germinar?
Todas as sementes germinam da mesma forma?
Por que nem todas as sementes germinam como a semente de feijão?
Esse tipo de questionamento é importante para auxiliar o aluno a chegar no conteúdo que se pretende trabalhar.
Quanto o aluno é estimulado a levantar hipóteses e explicar o que ele está vendo, o envolvimento e o aprendizado é mais significativo.
O que da germinação destacar?
Para a maioria das plantas que produzem sementes, existe um intervalo de tempo entre a dispersão da semente e a germinação.
Neste período, a planta secreta substâncias (hormônios) que retardam o desenvolvimento do embrião e estimulam um processo de desidratação da semente que resulta em uma redução gradual do metabolismo, e torna o embrião metabolicamente inativo.
Este período pode ser considerado uma vantagem adaptativa, pois permite que o embrião sobreviva a rigorosas variações ambientais e garante melhor disseminação da espécie.
A germinação da semente e retomada do crescimento do embrião ocorrerá quando forem encontrados estímulos internos e externos que desencadearão este processo.
Alguns fatores ambientais são importantes.
Dentre eles, água, oxigênio e temperatura.
Mas algumas sementes de algumas espécies de plantas, como por exemplo, algumas gramíneas, também necessitam ficarem expostas à alta intensidade luminosa.
A maioria das sementes é seca, desta forma, a germinação só ocorrerá quando o suficiente de água for absorvida para suprir o metabolismo.
Fototropismo
O fototropismo e a fotossíntese podem ser discutidos quando se utiliza uma caixa de papelão com buracos para colocar o feijão plantado no algodão.
O resultado esperado e mais comum é que o feijão cresce entrando pelos buracos feitos no papelão até sair pela abertura da caixa.
É interessante que os alunos tentem explicar por que isso ocorre. Quais são suas hipóteses?
Por que isso ocorre
O feijão consegue “ver” os buracos?
A resposta é não.
A resposta é simples, a planta de feijão cresce em direção à luz.
Como a luz vem dos buracos, ela cresce em direção a eles.
Esse crescimento orientado em direção ao estímulo luminoso é chamado de fototropismo (foto= luz, tropos= girar).
Mas, por que as plantas crescem em direção a luz?
Esse comportamento está associado a um hormônio vegetal chamado auxina.
Esse hormônio é responsável, entre outras coisas, pelo crescimento e alongamento das células vegetais e a ação da auxina nos tecidos vegetais é influenciada pela luz.
O experimento demonstra bem como ocorre essa influência da luz sobre a ação da auxina.
O caule do feijão cresce mais nas partes que recebe menos luz.
Isso sugere que de alguma forma excesso de luz diminui a ação da auxina.
Por isso o lado sombreado cresce mais, fazendo com que a planta cresça em direção à luz.
Se o lado sombreado cresce mais isso significa então que nesse lado tem mais auxina.
Mas como isso acontece?
Podem existir duas explicações para isso.
Ou a luz degrada a auxina ou a luz move a auxina para o lado sombreado.
Durante a descoberta das funções da auxina foram realizados vários experimentos de como o hormônio influencia no tropismo da planta.
Um deles foi com auxina marcada com C14 (carbono radioativo).
Utilizando esse marcador verificou-se a migração da auxina para o lado sombreado e não a sua destruição.
Então com o acúmulo de auxina no lado sombreado essa parte cresce mais que o lado que está exposto à luz, o que resulta no crescimento da planta em direção à luz.
A luz para os vegetais: além da fotossíntese
Durante a realização do experimento os alunos podem alegar que as plantas buscam a luz por que precisam fazer fotossíntese.
É importante que o aluno explique por que ele acha isso e que dê a ele elementos para perceber que a planta precisa da luz para várias coisas.
A luz é fundamental no processo da fotossíntese, sim.
Sem a luz, não seria possível produzir moléculas orgânicas como a glicose a partir de CO2 e água.
Mas o estímulo luminoso também está associado a outros processos que ocorrem nas plantas como: germinação de sementes e determinação dos períodos de floração das plantas (fotoperiodismo).
Vejamos cada um desses processos:
- Germinação de sementes
A incidência de luz pode interferir na germinação das sementes.
As sementes que dependem da incidência de luz para germinar são ditas fotoblásticas positivas e as que germinam apenas no escuro são chamadas de fotoblásticas negativas.
- Fotoperiodismo
As plantas “sincronizam” o período de floração de acordo com a duração dos dias e das noites.
Elas percebem a duração do dia e da noite de acordo com a incidência de luz.
Assim, as plantas conseguem “medir” a sazonalidade e se adequarem às estações do ano.
E por que o feijão consegue brotar no algodão?
Como já dissemos ali em cima, a maioria das sementes é seca, e a água é o que faz o metabolismo funcionar.
Então a germinação ocorre graças à água do algodão, que precisa estar umedecido.
A semente do feijão tem uma reserva de nutrientes (como ocorre em cerca de 90% das plantas).
Como sua casca é permeável, a semente absorve o líquido, que, junto dos nutrientes, faz o feijão germinar em até três dias.
Cerca de 24 horas depois disso, surge a primeira folha.
Mas e quando as coisas não saem como o esperado?
Quando se trata de experimentos na biologia nem tudo sai sempre como o esperado.
Pode ser que uma semente não germine, seja por falta de água, excesso de temperatura, ou porque a semente não está em condições de germinar.
Mas é importante ter em mente que o erro também faz parte da produção do conteúdo e deve ser considerada.
É importante também discutir o por que não deu certo. Foi alguma variável? O que poderia ser feito diferente para germinar?
Use o que deu errado para discutir o conteúdo.
Como avaliar esse tipo de atividade
É muito comum pedir um relatório sobre a atividade, mas isso nem sempre reflete de fato o que o aluno aprendeu.
Uma das formas de se avaliar é avaliar cada etapa. O levantamento de hipóteses, a execução, e a explicação que o aluno propõe sobre o que aconteceu.
Caso queira pedir um relatório é importante propor ao aluno um roteiro do que escrever/observar.
Um bom fechamento também pode ocorrer com a discussão dos relatórios, que podem ser feito por grupos.
O que cada grupo observou? O que está equivocado? Quais dúvidas eles tiveram? O que mais eles gostariam de fazer em relação ao experimento?
bom
Um dos melhores sites sobre estratégias didáticas no ensino de ciências que já vi.
Parabéns!
Sou professora de séries iniciais e amei algumas ideias de explorar o experimento do feijão no algodão. parabéns pela matéria.
Gostei
Tem um tempo certo de regar o feijão? Se tem , me responda blz.
Olá Juan,
Tempo certo em número de dias? Geralmente se rega todos dias para evitar que a semente seque.
Conteúdo muito bom e pratico.
Parabéns!
Sugestão:
Leitura da história João pé de feijão (não importa a idade)
Substituir copo descartável (o planeta agradece) por vidro, melhor visibilidade.
Obrigada
conteúdo ótimo para fazer as experiencia com isso tudo meu filho vai tirar 10
Excelente explanação. A estratégia didática é de bem fácil assimilação.
Simplesmente parabenizo pela sensibilidade e muito tato no ensino.
Olá Teresa, tenho uma dúvida. A professora do meu filho fez o experimento em um saco ziplock e funcionou muito bem! O que me intrigou foi que ela orientou a colocação de azeite no fundo do saquinho, antes de colocar o algodão molhado. Você saberia me informar qual a ação no azeite no crescimento do feijão?
As mudinhas estão lindas.
Espero ter um retorno, obrigada!
Daniela
Olá Dani,
Nunca vi esse procedimento nesta experiência, por isso não vou saber te dar uma explicação precisa. Mas a possibilidade que me ocorre é que o azeite possa ter sido acrescentado para evitar a proliferação de fungos durante a germinação, talvez. 🤔🤔
Até porque na germinação em si, não tem nenhum papel/importância, poderia inclusive atrapalhar a germinação dependendo da quantidade e da semente utilizada.
Minha filha fez está experiência mas agora não tá conseguindo explicar passo a passo
Fiz a experiência com meu filho e ele adorou!
Mas uma dúvida que fiquei foi em como transferir para um vaso com terra. Devo remover o algodão?
Tentei remover, mas algumas partes da raiz quebraram então passei pra terra com algodão e tudo.
Não dando certo, irei estimular meu filho a tentar novamente.
Olá Cleber,
Que legal!!
Na hora de transferir coloca água no algodão até cobrir completamente e deixa por alguns minutos, as raízes costumam soltar do algodão. Mas se foi só um pouco de algodão (não muito grosso ou muito enrolado na raiz) não terá problemas, irá se desenvolver normalmente.
Se forem repetir a experiência vocês podem fazer com algodão e com terra e investigar qual germina primeiro.
Olá. Fiz a experiência e meu feijão embolorou. O que pode ter acontecido?
Olá Eliziane,
Normalmente isso acontece quando tem muita água no algodão.
Olá!
Se o feijão for plantado em um recebimento de alumínio dificulta a germinação ?
Olá Jussara,
O recipiente em si não interfere na germinação, só na visualização do processo.
amei muito
O que acontece com o grão de feijão que não recebe calor?
Olá Valeria,
A germinação de uma semente depende da temperatura, no caso do feijão a temperatura ideal é de 18 a 24° C, fora dessa temperatura ideal há um atraso na germinação e em temperaturas extremas (muito abaixo e ou acima da temperatura ideal) as sementes não conseguem germinar mais.
Gostei
Fiz 2 plantações de feijão no algodão da mesma maneira, porém um deixei recebendo a luz do ambiente e do sol e o outro deixei fechado numa caixa sem luz alguma, ambas foram regadas, hoje faz 6 dias do plantio, a da caixa está bem grande e reto, porém esbranquiçado, já o que recebeu luz está menor que ele, inclusive demorou mais pra aparecer, porém está mais curvado, bem verde e com mais folhas, qual a explicação para o desenvolvimento deles e as diferenças apontadas.
Olá Leila,
Como explicado no post, quando você germina o feijão recebendo luz ele tem todas as condições para o crescimento (temperatura, umidade, luz e oxigênio) embora o excesso de calor e luz podem atrasar o desenvolvimento também. Já quando o feijão é colocado em local sem luz ele cresce mais, já que tem mais auxina (hormônio vegetal que precisa da luz para ser equilibrado) o que faz com que a planta cresça em direção à luz.
excelente matéria, vou fazer essa experiência com meu pequenos.
Parece bem infantil o que vou dizer, mas eu fiquei traumatizada com essa experiência na escola. Todas as sementes dos demais colegas germinaram, menos as minhas. Todo o processo de plantio foi feita na escola e após uma semana o resultado foi este.Fiquei super frustrada na época e não tive sequer uma explanação da professora para possível variante que ocorreu com a minha experiência. Simplesmente me entregaram o pote de feijão sem vida,na frente de todos os colegas.Fui para casa aos prantos, me sentindo uma criança fracassada. Na época com 6 anos de idade, como iria processar o ” fracasso” de minha experiência sem uma orientação de um professor capacitado para tal?