Você sabe o que é ou para que serve a gestão da sala de aula?
A indisciplina em sala de aula hoje pode ser considerado um dos maiores problemas nas aulas.
Para controlar essa situação o professor precisa também ser um gestor da sala de aula.
Isso significa que o professor precisa organizar a aprendizagem e ser detentor de um conjunto de competências relacionais, competências didáticas e competências inerentes à matéria que leciona.
Para uma gestão da sala de aula que previna a indisciplina é necessário um conjunto de estratégias:
- estratégias específicas do início do ano
- estratégias prévias à condução das atividades em sala de aula mas determinantes para o seu sucesso;
- estratégias para estruturar o início da aula;
- estratégias de motivação e manutenção do interesse do grupo turma;
- estratégias para manter um ritmo adequado de aula;
- estratégias de vigilância e controle dos comportamentos;
- estratégias conducentes a relações interpessoais positivas.
Eita, quantas estratégias!
Como dar conta de tudo isso?!
Muitas dessas estratégias já fazem parte da prática, mesmo que o professor nem sempre se dê conta.
As competências de gestão da sala de aula para prevenção da indisciplina se agrupam em três grandes blocos:
1) Gestão do ambiente de ensino-aprendizagem
Abrange estratégias de início do ano, estratégias prévias às atividades e que conduzem boas relações interpessoais.
As chamadas estratégias de início do ano, são estratégias que contribuem para personalizar a relação.
São exemplos disso:
- Transmitir uma imagem de autoridade e organização, consubstanciada em atitudes de firmeza e segurança, consistência, intervenção pronta face a comportamentos de indisciplina;
- Estabelecer regras que regulem aspectos diversos da vida da aula como as deslocações, a comunicação, as relações interpessoais, o material, as convenções sociais
- Organizar uma planta da sala que facilite a localização dos alunos;
- Utilizar atividades em que se trabalhe com toda a turma e não em grupos, por facilitar a aprendizagem de comportamentos e procedimentos adequados e permitir maior controle.
O plano de aula e a preparação para as aulas é a estratégia de gestão prévia à condução das atividades na aula.
Se preocupa com o domínio dos conteúdos e com a preparação das atividades e do material.
Ou seja, se trata da competência científica e da didática da disciplina, fundamentais para que o professor baseie também a sua autoridade no poder de especialista.
As estratégias que contribuem para o estabelecimento de ordem no início da aula ajudam a estruturar e encurtar esse período de transição e consistem na utilização de rotinas para marcar prontamente o início das atividades seja através do sumário, de uma atividade ou simplesmente dizendo que se vai começar.
2) Gestão da instrução
Estratégias de motivação e manutenção do interesse do grupo turma e de manutenção do ritmo da aula.
A motivação e manutenção do interesse do grupo turma abrange uma multiplicidade de formas:
- monitorar o trabalho,
- pela observação da forma como executam a tarefa proposta,
- apoio para superarem dificuldades,
- feedback
É importante, por mais que as vezes seja tentador, não centralizar a comunicação apenas em alguns alunos.
A sua fala deve ser com todos e chegar a todos, evitando que alguns possam sentir-se marginalizados.
A marginalização de alunos frequentemente promove o desinteresse e fuga à aula ou mesmo manifestação de comportamentos perturbadores da aula.
Outro ponto da gestão de instrução é a utilização de diferentes estratégias de ensino-aprendizagem.
Tão importante quanto a aula não ser a mesmice o ano todo, é a adequação das atividades aos conteúdos curriculares considerando também aos conhecimentos, interesses e nível etário dos alunos.
A manutenção de um ritmo de aula adequado requer um ritmo dinâmico de aula que evite abrandamentos no fluir das atividades mas com transições suaves entre estas.
3) Gestão dos comportamentos
A gestão dos comportamentos envolve estar atento e controle.
Sempre circule pela sala, para que tenha a percepção do comportamento e do trabalho dos alunos.
Também é importante ter toda a turma visível, evitando, por exemplo, estar de costas para os alunos quando atende outros alunos ou falar voltado ao quadro, ou ainda restringindo a presença de muitos alunos.
A sua capacidade de prestar atenção em simultâneo a mais do que um acontecimento da aula é revelador de que está atento ao que se passa e permite-lhe intervir, se necessário, junto de uma situação mesmo estando mergulhado noutra.
O controle dos comportamentos pode fazer-se com ou sem punição.
Com punição
Recorre-se a tarefas desagradáveis, à mudança do local onde o aluno se encontra, o que pode incluir a expulsão da sala.
Sem punição
Recorre a diferentes formas. Pode-se começar com uma advertência verbal sobre o que ocasionará a recorrência de tal comportamento, relembrar as regras as estabelecidas no início do ano letivo até chegar a posturas impositivas.
Estimular o comportamento adequado poderá envolver, por exemplo:
- reforço de comportamentos adequados,
- apelos às regras,
- do falar baixinho com o aluno ou de uma conversa particular,
- diálogo com toda a turma,
- mudar o tom de voz ou fazer silêncio.
O sucesso na gestão da sala de aula está em uma boa relação professor-aluno.
Uma vez que o “gostar” ou “não gostar” do professor pode fazer a diferença, pode significar “ganhar ou não os alunos”.
E estabelecer relações interpessoais positivas implica disponibilidade para ouvir os alunos, para se aproximar deles, ser afetuoso, empático, inspirar confiança, mas também ter humor, ter e ser calmo na abordagem dos problemas, respeitar o aluno, isto é, confiar nele e não o humilhar, tudo isto com a dose de firmeza necessária para fazer cumprir as decisões tomadas.
Bom dia,
Hoje estava buscando, precisamente algo pra complementar uma atividade de aperfeiçoamento de professores. Me baseio num documento que trouxe do Chile, “Manual para una escuela eficaz” (Espíndola, Viola), que tem muito a ver com esta publicação.
Ótimo material!
Parabéns!!