Procurando uma forma de trabalhar heredograma com seus aluno de maneira descomplicada?
Confira a sequência didática que trazemos no post de hoje.
Um heredograma expressa a estrutura de uma família por várias gerações.
Representa os indivíduos, as uniões conjugais, a ascendência de um indivíduo, sua descendência ou grupamento familiar.
Público alvo: crianças de 8 a 10 anos ( terceiro ao quinto ano do Ensino Fundamental).
Tempo previsto para as atividades: 13 horas/aula.
Materiais necessários para montar o heredograma com duas gerações
Onde serão colados os símbolos diversos, recortados a partir das pranchas disponíveis em anexo no material de apoio ao professor para ser impresso (Pranchas 1 a 4 ).
Outras possibilidades
Os símbolos da prancha 1 podem ser colados em materiais como lixa para aderirem no painel.
Sequência didática heredograma
Etapa 1 – Tempo previsto: 1 hora/aula
Inicialmente, sugere-se contar a história” Menina bonita do laço de fita (MACHADO, 2000).
Na história, um coelho branco encanta-se com a beleza de uma menina negra e resolve questioná-la acerca da origem de sua cor.
A menina inventa explicações e sugere maneiras de o coelho ficar preto e nada funciona.
O coelho entende que é necessário reproduzir-se com uma coelha negra e, assim, obter, dentre sua prole, filhotes com a desejada cor.
Esta história infantil permite trabalhar as formas de representação familiar com os personagens envolvidos.
Etapa 2 – Tempo previsto: 1 hora/aula
Nesta etapa você deve distribuir aos alunos os principais símbolos e nomenclatura.
A seguir, o material que demonstra como estruturar um heredograma, observando-se os padrões interacionais.
Chame a atenção para os números romanos que representam as gerações e para os números arábicos que são usados para numerar os indivíduos de cada geração ou para numerar todos os indivíduos em todas as gerações da genealogia.
O indivíduo III (2) seria hipoteticamente o aluno.
Etapa 3 – Tempo previsto: 1 hora/aula
Nesta etapa você deve entregar os exercícios com os símbolos usados na construção do heredograma, questionando o que significa o quadrado e o círculo.
E também como representar um casal com dois filhos do sexo feminino e assim por diante.
Etapa 4 – Tempo previsto: 2 horas/aula
Nesta etapa os alunos vão construir o heredograma da família do coelho branco que se cruzou com a coelha preta, inspirados no segmento da história:
Assim, os alunos devem ser incentivadas a pintar os coelhos de acordo com suas características.
No texto não há a informação se os filhotes são machos ou fêmeas, somente para a coelha preta essa informação é apresentada.
Deste modo os alunos podem escolher o sexo dos coelhinhos e produzirem heredogramas diferentes possíveis de serem comparados.
Há outras possibilidades nesta etapa em que você pode determinar quais são os sexos dos coelhinhos e verificar se os alunos fazem corretamente a representação.
Pode também incentivar os alunos a desenharem à mão livre.
Etapa 5 – Tempo previsto: 3 horas/aula
Nesta etapa você deve propor a construção do heredograma da família do aluno com duas ou três gerações dependendo do ano escolar.
Assim você deve disponibilizar uma folha formato A2 ( 420 mm x 594 mm) ou outro material escolhido nestas dimensões como: metal galvanizado, papel kraft, tecido de feltro etc.
Os quadrados poderão ter em torno de 3,5 cm x 3,5 cm e, os círculos, 4 cm de diâmetro.
Caso queira, poderá oferecer um kit contendo os símbolos mais utilizados nos heredogramas.
Etapa 6 – Tempo previsto: 2 horas/aula
Nesta etapa você deve incentivar a observação e a capacidade de registro das variações dos componentes da face como o uso de óculos, formato e cor do cabelo, tipo de penteado, bigodes, cor do olho, etc.
Etapa 7 – Tempo previsto: 1 hora/aula
Para servir de registro escolar e familiar, os alunos poderão expor o painel na parede compondo o retrato heredofamiliar.
Nele poderão listar os nomes dos indivíduos de cada geração da família representada, geralmente a sua própria família.
Etapa 8 – Tempo previsto: 2 horas/aula
Socializar e analisar coletivamente os heredogramas produzidos pelos estudantes com a turma.
Associar a simbologia com as descrições verbais e textuais, exercitando habilidades como ler, escrever e resolver problemas, questionando: Qual dos indivíduos representados é você? A qual geração você pertence?
Quantos irmãos, tios e primos você tem? Como são as famílias dos colegas em relação ao número de indivíduos
Outra possibilidade é dar a oportunidade ao aluno de fazer a apresentação do heredograma para a turma explicando verbalmente: eu sou …. ,filho de …. , neto de ….. , tenho ….. irmãos chamados de ……….. e assim por diante.
Também como forma de ir ampliando a capacidade de observação, podem ser propostos questionamentos mais diretos e amplos tais como: no que você é parecido com seus familiares? No que você é diferente?
Com tais perguntas, os alunos processam um número maior de características, mesmo que não sejam herdáveis.
Esta análise é importante para formação de identidade, autoconhecimento, etc.
Todos os materiais necessários para imprimir e entregar aos alunos podem ser encontrados no link a seguir:
teresa boa tarde aqui e li bastos o que significa em genetica o teste do cromossomo y entre dois irmaos do meu marido e meu filho
teresa foram feitas duas analises para comprovar o vinculo e o teste do cromossomo y.
É o comum para exames de paternidade com parentes de primeiro grau
eu so queria porque nao bate o parentesco se eu como mae biologica afirmo que meu filho e filho do rapaz falecido. quais seriam os parentes de segundo grau do meu marido alem dos pais e irmaos
eu so queria porque nao bate o parentesco se eu como mae biologica afirmo que meu filho e filho do rapaz falecido. quais seriam os parentes de segundo grau do meu marido alem dos pais e irmaos
Só pais e irmãos. Ou outros filhos. Ou exumação do corpo.
teresa na conclusao do laudo aponta que pelo exame de sangue os poliformicos do dna do exame do meu filho nao e possivel. sera que pela saliva dente ou unha nao seria o mais certo. li bastos
Olá Lee,
Polimorfismos são variações genéticas que aparecem como consequências de mutações, podendo ter diferentes classificações dependendo da mutação original. Nem sempre a análise do polimorfismo do DNA trás respostas para todas as indagações no campo da identificação do vínculo genético de paternidade. O tipo de amostra de DNA utilizada (se sangue, saliva, etc) não tem muita interferência nisso.
O cromossomo Y é compartilhado pela linhagem paterna, então todos que tem a mesma origem paterna compartilham o mesmo cromossomo Y. Se o suposto pai e os tios compartilham o mesmo pai, eles tem o mesmo cromossomo Y, consequentemente se o seu filho é filho do suposto pai também deveria ter o mesmo cromossomo Y.
O resultado é apenas a etapa final do exame, se há dúvidas quanto ao resultado o ideal é refazer em laboratório que seja confiável.
teresa estou com duvida quanto esse laboratorio que realizou o laudo.para uma nova analise eles estao me cobrando.sera que e preciso pagar realmente.
Se é um novo exame, sim, precisa pagar novamente.
obrigado tereza fizemos esse exame a muitos anos fiquei decepcionada com o laboratorio.
teresa eles cobrar por outra analise eu estou sem saber o que fazer se volto nesse laboratorio de novo
teresa eles estao cobrando para fazer uma nova analise desse exame. sera que posso confiar. li
Olá Lee,
Um novo exame no caso né? Novo exame requer novo pagamento. Verifique se o laboratório é confiável em caso de dúvida busque outros que sejam confiáveis.
teresa no teste do cromossomo y ha na familia do meu marido outro tio sera que se fizermos com esse o resultado muda em relacao aos outros dois.
Se todos os tios tem o mesmo pai, dificilmente terá outro resultado.
e se esse nao tiver o mesmo pai
Muitas chances de ser inconclusivo pois só terá o DNA da mãe (avó do seu filho) para poder comparar, o exame fica mais limitado.