Procurando uma forma de trabalhar heredograma com seus aluno de maneira descomplicada?

Confira a sequência didática que trazemos no post de hoje.

Um heredograma expressa a estrutura de uma família por várias gerações.

Re­presenta os indivíduos, as uniões conjugais, a ascendência de um indivíduo, sua descen­dência ou grupamento familiar.

Público alvo: crianças de 8 a 10 anos ( tercei­ro ao quinto ano do Ensino Fundamental).

Tempo previsto para as atividades: 13 ho­ras/aula.

Materiais necessários para montar o heredograma com duas gerações

  • Painel estruturado em folha A2, carto­lina ou papel Kraft

Onde serão colados os símbolos diversos, recortados a partir das pranchas disponíveis em anexo no material de apoio ao professor para ser impresso (Pranchas 1 a 4 ).

Outras possibilidades
  • Painel de feltro compondo um flane­lógrafo

Os símbolos da prancha 1 po­dem ser colados em materiais como lixa para aderirem no painel.

  • Painel imantado, utilizando-se uma placa de metal galvanizado de 60 cm de comprimento por 45 cm de largura, encontrada em metalúrgicas ímãs de geladeira encontrados em lojas de ar­tesanato e ganchos para sustentar em pé ou pendurar o painel, disponíveis em casas comerciais de ferragens.

Sequência didática heredograma

Etapa 1 – Tempo previsto: 1 hora/aula

Inicialmente, sugere-se contar a história” Menina bonita do laço de fita (MACHADO, 2000).

Na história, um co­elho branco encanta-se com a beleza de uma menina negra e resolve questioná-la acerca da origem de sua cor.

A menina inventa ex­plicações e sugere maneiras de o coelho ficar preto e nada funciona.

O coelho entende que é necessário reproduzir-se com uma coelha negra e, assim, obter, dentre sua prole, filho­tes com a desejada cor.

Esta história infantil permite trabalhar as formas de representação familiar com os per­sonagens envolvidos.

Etapa 2 – Tempo previsto: 1 hora/aula

Nesta etapa você deve distribuir aos alunos os princi­pais símbolos e nomenclatura.

A seguir, o material que demonstra como estruturar um heredograma, observando-se os padrões interacionais.

Chame a atenção para os números romanos que representam as gerações e para os números arábicos que são usados para numerar os indivíduos de cada geração ou para numerar todos os indivíduos em to­das as gerações da genealogia.

O indivíduo III (2) seria hipoteticamente o aluno.

Etapa 3 – Tempo previsto: 1 hora/aula

Nesta etapa você deve entregar os exercícios com os símbolos usados na construção do heredograma, questionando o que significa o quadrado e o círculo.

E também como representar um casal com dois filhos do sexo feminino e assim por diante.

Etapa 4 – Tempo previsto: 2 horas/aula

Nesta etapa os alunos vão construir o heredograma da família do coelho branco que se cruzou com a coelha preta, inspirados no segmen­to da história:

“Tinha coelho pra todo gos­to: branco bem branco, branco meio cinza, branco malhado de preto, e até uma coelha bem pretinha”. (MACHADO, 2000, p.15).

Assim, os alunos devem ser incentivadas a pintar os coelhos de acordo com suas ca­racterísticas.

No texto não há a informação se os filhotes são machos ou fêmeas, somente para a coelha pre­ta essa informação é apresentada.

Deste modo os alunos podem escolher o sexo dos coelhi­nhos e produzirem heredogramas diferentes possíveis de serem comparados.

Há outras possibilidades nesta etapa em que você pode determinar quais são os sexos dos coelhi­nhos e verificar se os alunos fazem corretamen­te a representação.

Pode também incentivar os alunos a desenharem à mão livre.

Etapa 5 – Tempo previsto: 3 horas/aula

Nesta etapa você deve propor a construção do heredograma da fa­mília do aluno com duas ou três gerações dependendo do ano escolar.

Assim você deve disponibilizar uma folha formato A2 ( 420 mm x 594 mm) ou outro material escolhido nestas dimensões como: metal galvanizado, papel kraft, tecido de feltro etc.

Os quadra­dos poderão ter em torno de 3,5 cm x 3,5 cm e, os círculos, 4 cm de diâmetro.

Caso queira, poderá oferecer um kit contendo os símbolos mais utilizados nos heredogramas.

Etapa 6 – Tempo previsto: 2 horas/aula

Nesta etapa você deve incentivar a observação e a capacidade de re­gistro das variações dos componentes da face como o uso de óculos, formato e cor do cabe­lo, tipo de penteado, bigodes, cor do olho, etc.

Etapa 7 – Tempo previsto: 1 hora/aula

Para servir de registro escolar e familiar, os alunos poderão expor o painel na parede compondo o retrato heredofamiliar.

Nele po­derão listar os nomes dos indivíduos de cada geração da família representada, geralmente a sua própria família.

Etapa 8 – Tempo previsto: 2 horas/aula

Socializar e analisar coletivamente os he­redogramas produzidos pelos estudantes com a turma.

Associar a simbologia com as descrições verbais e textuais, exercitando habilidades como ler, escrever e resolver pro­blemas, questionando: Qual dos indivíduos representados é você? A qual geração você pertence?

Quantos irmãos, tios e primos você tem? Como são as famílias dos colegas em relação ao número de indivíduos

Outra possibilidade é dar a oportunidade ao aluno de fazer a apresentação do heredograma para a turma explicando verbalmente: eu sou …. ,filho de …. , neto de ….. , tenho ….. irmãos chamados de ……….. e assim por diante.

Também como forma de ir ampliando a capacidade de observação, podem ser propostos questiona­mentos mais diretos e amplos tais como: no que você é parecido com seus familiares? No que você é diferente?

Com tais perguntas, os alunos processam um número maior de características, mesmo que não sejam herdá­veis.

Esta análise é importante para formação de identidade, autoconhecimento, etc.

Todos os materiais necessários para imprimir e entregar aos alunos podem ser encontrados no link a seguir:

VESTENA, R.F.; SEPEL,L. M.N.; LORETO, E.L.S. O Heredograma nas séries iniciais do ensino fundamental. Genética na escola, v.10, n.2, 2015.