A folha é um apêndice lateral presente no caule, na região correspondente ao nó, distribuídas em intervalos regulares, os entrenós.
São sempre acompanhadas por uma gema em sua axila (gema axilar).
A maioria das folhas das plantas com sementes são formadas por duas partes claramente definidas, limbo e pecíolo comum em Eudicotiledôneas e limbo e bainha nas Monocotiledôneas.
No entanto, costuma-se definir que uma folha completa é constituída por três partes: limbo, pecíolo e bainha.
São exemplos de folha completa roseiras, bananeiras, palmeiras e aráceas.
Desta forma, quando o pecíolo e/ou a bainha são ausentes, as folhas são classificadas como incompletas.
Podemos ainda encontrar espécies classificadas como sésseis por apresentar apenas o limbo, como a planta conhecida como pincel.
Estruturas da folha
Bainha
É a parte achatada, lisa e côncava presente na base do pecíolo, ou aderida diretamente a base do limbo, quando o pecíolo é ausente.
Sua posição na folha lhe permite atuar como um órgão de proteção dos ramos, gemas apicais e axilares.
A bainha é uma estrutura que pode ser mais ou menos extensa, abraçando e envolvendo completa ou parcialmente o caule ou ramo.
Em função disso, são classificadas, respectivamente em: amplexicaule (invaginante) e semi amplexicaule (semi invaginante).
Assim, amplexicaule ou invaginante é quando a bainha abraça totalmente o caule ou ramo.
Comuns em gramíneas, bambus, palmeiras e musáceas
As bainhas amplexicaules das folhas de bananeira constituem o pseudocaule.
Já o Semi Amplexicaule ou semi invaginante é quando abraça parcialmente o caule ou ramo.
Comuns em algumas espécies de palmeiras, dracenas, babosa, roseiras, entre outras.
Pecíolo
É a haste que confere o movimento à folha, geralmente delgada e cilíndrica.
Basicamente restrita aos tecidos de condução, sustentação e revestimento, ligando, como uma “ponte”, a lâmina foliar (limbo) à bainha ou, diretamente ao caule ou ramo, quando a bainha é ausente.
Muito frequentemente e popularmente, o pecíolo é conhecido como “cabinho” da folha.
Limbo
Também chamado de lâmina foliar, o limbo é preenchido pelo parênquima fotossintético e percorrido pelos feixes vasculares, as nervuras.
É importante salientar novamente que, a identificação de uma folha, deve ser realizada, visualizando primeiramente a gema axilar, pois isso lhe dará segurança para classificá-la em um dos três tipos: simples (sem divisão), composta (dividida) e recomposta (subdividida)
Folhas Sésseis: existem espécies cujas folhas apresentam-se em pecíolo e sem bainha, ou seja, o limbo está diretamente conectado ao ramo ou caule, e por essa razão são denominadas Sésseis
A presença da bainha e dos anexos foliares, também colaboram com a identificação, pois, comumente, tanto os folíolos, como os foliólulos, se assemelham a uma folha simples, e frequentemente as classificações organográficas são incorretas.
Nervação
O termo nervação ou venação se refere à distribuição das nervuras ou veias.
Ou seja, dos feixes vasculares que se estendem ao longo do limbo foliar.
Além das nervuras atuarem na distribuição de água, nutrientes e compostos orgânicos, sua constituição fornece sustentação, resistência e flexibilidade às folhas.
Pois, além dos elementos vasculares, elas apresentam colênquima e esclerênquima, tecidos responsáveis pela sustentação das plantas.
Geralmente, apenas uma nervura destaca-se como maior e central, recebendo o nome de nervura principal (primária, mediana ou central).
Todavia, existem alguns casos em que há mais de uma veia primária, com dimensões similares que seguem a central lateralmente umas às outras, sempre originando-se junto à base do limbo que está localizada no ápice do pecíolo.
As nervuras laterais (secundárias) surgem a partir de ramificações da nervura central e vão se “diluindo” (ramificando) terminando junto à margem ou desaparecendo ao longo da lâmina foliar.
Podemos ter folhas uninervadas (uninérveas), que, por serem carnosas, apresentam limbos que evidenciam apenas a nervura principal, como é o caso do bálsamo e da espada de São Jorge e da casca d’anta.
E também muitas nervuras visíveis, como as peninérveas (pinatinérveas), quando as nervuras secundárias se originam ao longo da nervura primária (central) de maneira regular e espaçada, semelhante a uma pena.
Ou seja, suas ramificações (nervuras secundárias) partem da nervura central (primária) de forma alternada ou oposta entre o lado direito e esquerdo, sendo comum em folhas simples como por exemplo, do eucalipto e do café.
Ou mesmo em folhas compostas, que sofreram divisão do limbo em folíolos pinados (tipuana e ingazeiro) seguindo a distribuição das nervuras secundárias, ou ainda, as recompostas, que sofrem a divisão do limbo em folíolos e estes em foliólulos bipinados (flamboyant e pau-brasil) seguindo a distribuição das nervuras terciárias, que são similares às secundárias em relação à primária.
A trinérvea, quando o limbo apresenta três nervuras principais com origem na base do limbo.
Porém, em alguns casos podem apresentar as duas nervuras laterais saindo um pouco acima da base do limbo (suprabasais) e nesse caso dizemos que, a folha apresenta nervação triplinérvea.
O mesmo raciocínio pode ser usado para folhas quinquenérveas e quintuplinérveas e assim por diante.
Nomenclatura foliar
Folha incompleta – quando falta uma das partes.
Folha peciolada/folha séssil – conforme ocorra, respectivamente, a presença ou ausência do pecíolo.
Amplexicaule – folha cuja base do limbo se desenvolve abraçando o caule.
Folha fenestrada – com perfurações no limbo (p.ex. Costela de adão).
Pecíolo alado – pecíolos com expansões laterais, como na folha de laranjeira.
Heterofilia – folhas de formas diferentes na mesma planta.
Filódio – pecíolo alongado e achatado tomando a forma do limbo, que em geral é reduzido ou ausente.
Pulvino – porção espessada, na base foliar, em geral associada a movimentos da folha, como acontece na sensitiva.
Face adaxial ou ventral – face superior da folha.
Face abaxial ou dorsal – face inferior da folha.
Filotaxia
Classificação da folha quanto ao limbo
Folha Simples – limbo inteiro
Folha Composta – limbo partido (Bifoliolada, Trifoliolada, Pinada: Paripinada, Imparipinada, Bipinada: Bi-paripinada, Bi-imparipinada e Digitada).
Classificação das folhas quanto às nervuras
Formas do limbo
Deixar um comentário