As áreas de atuação de um biólogo são extremamente amplas e isso é motivo de dúvidas para quem cursa biologia e para quem pensa em cursar.
A biologia é considerada a profissão do futuro.
Mas podemos dizer também que é a profissão mais promissora do presente.
Isso por causa da ampla área de atuação e as perspectivas de mais crescimento do ramo.
Ou seja, a preocupação com a vida saudável e com o meio ambiente nunca esteve em tanta evidência quanto agora.
Já falamos de algumas áreas de atuação possíveis aos biólogos (aqui, aqui, e aqui).
E hoje vamos destacar quatro áreas de atuação em crescimento.
1) Biotecnologia e genética
Inovação, pesquisa e tecnologia, todas juntas e misturadas em laboratórios.
Biólogos são muito requisitados em laboratórios e são responsáveis pelo estudo dos organismos para entender mais sobre sua genética.
É por meio desses estudos que são descobertos novos tratamentos para doenças.
Ou feita análises detalhadas de comportamentos de seres vivos.
Ou ainda a manipulação genética para clonagem e organismos geneticamente modificados, por exemplo.
Além disso biólogos também contribuem na manipulação de microrganismos para produção de remédios.
Essas são apenas algumas das atribuições de biólogos que escolheram o caminho da biotecnologia e genética.
Sempre há campo nessa área.
2) ONG’s e instituições voltadas para o Meio Ambiente
Trabalhar em prol da natureza e da preservação de nosso planeta é uma área de atuação que nunca se esgota.
E acredite, esta é uma das áreas mais requisitadas para biólogos no mercado de trabalho.
Nesta área você pode trabalhar na conservação de espécies em reservas ecológicas, administrar, fiscalizar e gerenciar parques.
Ou trabalhar em programas de preservação ambiental fazendo análises sobre a população animal e vegetal de locais específicos do planeta.
Ou ainda trabalhar com a educação ambiental, trabalhando diariamente para diminuir o impacto humano no meio ambiente.
Estas são missões para biólogos que realmente amam a natureza.
E que, muitas vezes, precisam estar dispostos a viajar para lugares distantes dos centros urbanos.
Seja para morar ou passar grandes períodos de trabalho com pesquisa.
3) Saneamento ambiental
A gestão e inovação são atualmente as áreas mais promissoras para atuação do biólogo no saneamento ambiental.
O biólogo vem progressivamente sendo incorporado nas equipes de saneamento, principalmente nas áreas técnicas.
E com isso, a perspectiva futura é da globalização.
O saneamento ambiental é uma das áreas de atuação do biólogo, estabelecida pela Resolução CFBio Nº 227, de 18 de agosto de 2010.
Além disso, a atuação do profissional na área é garantida também pela legislação brasileira no art. 2º da Lei Nº 6.684/1979.
O biólogo trabalha nos processos biológicos e microbiológicos da cinética de tratamento de efluentes e resíduos sólidos.
Bem como da remediação de áreas contaminadas além do controle de organismos patogênicos no sistema de tratamento de água.
E mais recentemente, biólogos tem atuado também em questões relativas ao monitoramento ambiental e controle de poluição em mananciais superficiais e subterrâneos.
4) Indústria alimentícia
Sim, você não leu errado!
Pouca gente sabe, mas a demanda por biólogos na indústria alimentícia é grande.
E o que você, enquanto biólogo, pode fazer em uma indústria alimentícia?
Analisar e desenvolver novos alimentos.
Além de contribuir para a criação de novas técnicas de conservação e armazenamento de comida.
Isso porque o conhecimento da natureza e dos seres vivos são fundamentais para a indústria de alimentos.
Já que esta tem como objetivo alimentar sem perdas.
O trabalho na indústria alimentícia pode ser uma aventura inusitada e cheia de novidades em um mercado sempre promissor.
5) Educação, pesquisa e extensão
Tanto no ensino básico quanto no ensino superior, essa é uma área de atuação que sempre tem campo também.
Existem inúmeras possibilidades, uma vez que há diferentes nichos.
Há possibilidades para pesquisa com organismos geneticamente modificados, no desenvolvimento de novas variedades mais produtivas, mais enriquecidas em vitaminas, na reabilitação de animais capturados.
Nos projetos de extensão, envolvendo a universidade, os graduandos e a comunidade em que estão inseridos.
Há ainda possibilidade de trabalhar com a produção de material didático, com consultoria especializada no ensino de biologia e com a produção de vídeos educativos.
Oi tenho interesse em trabalhar com saneamento Ambiental. Qual especialização devo fazer? Preciso fazer mestrado e doutorado? Tem pós à distância de qualidade?
Olá Elenilde,
Mestrado e Doutorado servem principalmente para quem quer trabalhar na área acadêmica (dar aula em universidade, pesquisas na universidade, etc). Enquanto bióloga você já está habilitada para atuar no saneamento ambiental, podendo se especializar para melhorar o currículo. E sim, você pode encontrar pós ead de qualidade, observe as que oferecem parte prática também.
Olá, quero trabalhar na área alimentícia e gostaria de saber qual pós graduação tenho que esta fazendo, e nessa área os biólogos podem trabalhar em hospitais.
Obrigada
Olá Giovanna,
Depende de qual enfoque da área alimentícia você gostaria de trabalhar. Existem por exemplo pós-graduações em gestão da segurança de alimentos, engenharia de alimentos, gestão da qualidade de alimentos, tecnologia de alimentos dentre outras. Normalmente em hospitais o biólogo atua com análises clínicas, a atuação em área alimentícia costuma ser em industrias/empresas.
Olá, sou bióloga formada desde 2016, até hoje não consegui nenhuma oportunidade devido as exigências das empresas relacionadas com experiências. Amo a área da biologia molecular, acha que vale a pena fazer pós nessa área?
Minha segunda opção é licenciatura, só para não ficar desempregada para sempre rs
Olá Larissa,
Se você gosta da área acho que vale a pena sim. Te abrirá uma nova oportunidade a docência no ensino superior e a pesquisa. Além de ampliar sua rede de contatos profissionais.
Boa noite, como vai ? estou começando o curso de biologia na modalidade licenciatura, e gostaria de saber se por essa modalidade conseguiria seguir na área de conservação ou de taxonomia, ou se apenas com bacharelado, ou com uma pós ou mestrado numa área mais específica…
Olá Lucas,
Consegue sim, mas dependendo de onde você quiser trabalhar será necessário fazer mestrado/doutorado também. A especialização/mestrado/doutorado são importantes em qualquer área de atuação que você escolher, pois completam sua formação inicial.
Olá Larissa tudo bem eu queria saber se quem faz licenciatura em Biologia pode atuar no campo de pesquisas laboratóriais? Ou na área de Biologia Aquática?
Olá Eloisa,
Pode atuar em ambas as áreas, desde que tenha o CRBio.
Olá, estou querendo fazer faculdade de ciências biológicas, pois gosto muito de biologia, porém gostaria de saber qual a melhor área para eu estar se especializando para o mercado de trabalho? Obrigado!
Olá Percio,
As áreas de biotecnologia, bioinformática, genética e meio ambiente estão em alta, mas a melhor área para se especializar é aquela que você mais se identifica. E isso você descobre ao longo do curso.
Sou biologa bacharel e licenciada,procuro uma vaga em laboratório, não tenho experiência,mas tenho muita força de vontade de aprender topo qualquer trabalho.
Boa tarde, adorei seu post. Como uma colega citou anteriormente, tbm sou formada desde 2016 mas ainda não tive a oportunidade de atuar na área. Gosto da área de campo, mas especificamente em resgate de fauna. Vc poderia me dar uma dica de como proceder para atuar nessa área?
Grata
Olá Natasha,
Em termos de formação, só a graduação já te habilita. Você pode se especializar na área caso queira, mas é um requisito desejável e não obrigatório.
Agora em termos de conseguir emprego varia bastante de qual região você está. Mas é principalmente em empresas privada, como por exemplo o CTA e o CRN-Bio.
Olá Teresa , muito interessante seu post , eu tenho 33 anos e estou iniciando o curso de biologia agora em fevereiro , tenho algumas dúvidas que acredito que você possa me ajudar ,, eu sou fascinado pela biologia marinha porém tenho um certo receio de fazer pelo mercado de trabalho , gostaria de saber as áreas promissoras que atuam no meio ambiente e se vc sabe quais áreas trabalham com sustentabilidade e conservação ambiental,, outra pergunta é sobre o estágio voluntário , a partir de que semestre consigo encontrar estágio remunerado e se o voluntário vale a pena .
Olá Marcos,
Aqui neste outro post tem todas as possibilidades de atuação de um biólogo em meio ambiente e biodiversidade. Creio que a opção que junta sustentabilidade e conservação ambiental seja a gestão ambiental, e neste caso você pode tanto trabalhar em empresas privadas quanto dar consultorias. Aproveite as disciplinas e os bons professores, muita coisa muda de quando a gente entra no curso pra quando sai. Você pode entrar querendo trabalhar com meio ambiente e se apaixonar por outra área da biologia no meio do caminho.
Quanto aos estágios, normalmente a partir do 5° semestre. Se você pode fazer estágio voluntário é interessante tanto para o currículo quanto pela experiência profissional.
Olá, meu nome é Charles e estou iniciando este ano na faculdade de Ciências Biológicas (Bacharelado). Atuo a mais de 15 anos com Controle de Pragas Urbanas. Sou Técnico mas não tenho intenção de dar seguimento na área depois que concluir a faculdade. Minha dúvida é a seguinte, tenho 44 anos, e estou começando agora. Terminarei aos 48 e gostaria de atuar na área de energia renovável, de que forma um Biólogo pode atuar nesta área que vem crescendo e que pra minha idade acho que seria minha alternativa mais viáve?. Desde já agradeço a atenção.
Olá Charles,
Energia renovável não tem muitas oportunidades para biólogos, e você verá muito pouco disso ao longo do curso. Mas você pode dar consultorias e/ou projetos especializados em licenciamento, implantação e desenvolvimento de geração de energia eólica, hídrica e fotovoltaica. Em empresas privadas ou abrir sua própria empresa. Talvez um curso tecnólogo em energias renováveis seja mais apropriado para atuação nessa área do que o curso de ciências biológicas.
Teresa, boa noite tudo bem, tenho 37 anos e sou contador ja há 14 anos, tenho meu escritório e sempre gostei da área biológica, estou muito interessado em fazer uma faculdade de biologia e depois biomedicina, você acha que pela minha idade , vale a pena me arriscar em ir para essa área…? Te agradeço a sua atenção… E já agradeço antecipadamente.
Olá Thyago,
Mas você gostaria de fazer ciências biológicas ou biomedicina? Se o interesse for pela biomedicina, seria mais apropriado fazer direto a graduação em biomedicina ao invés de biologia.
Quem faz Biologia, além de poder optar pela licenciatura e/ou os dois diplomas (licenciatura e bacharelado) estuda uma relação mais ampla com a natureza. Você estudará desde anatomia humana à animal, vertebrados e invertebrados. Já quem faz biomedicina (só tem o bacharelado) e vai estudar coisas ligadas à saúde do ser humano. O foco é a prevenção e o tratamento de doenças.
Ambas faculdade são possíveis de você fazer, creio que em termos de retorno financeiro biomedicina seja melhor. Biologia tem muitas áreas de atuações, mas poucas tem pagado bem, infelizmente.
Boa noite,me chamo Lucas Augusto, gosto de engenharia civil desde criança tenho uma ligação através dos familiares com construção civil,no ramo da biologia saneamento ambiental tem haver alguma coisa com engenharia no que diz a respeito de projeto e execução da obra de saneamento ambiental?
Olá Lucas,
Tem a ver, mas o biólogo nesta área atua principalmente no controle e operação da estação de tratamento de esgoto, no planejamento de rede de esgotos e de coleta de lixo.
Acredito que o curso tecnólogo em Saneamento Ambiental, seja mais adequado do que o curso de ciências biológicas, já que a atuação é de fato no ramo da construção civil e nos serviços de saneamento, assim como o engenheiro sanitário.
Olá, meus parabens pelo post, foide grande ajuda. Uma duvida que teno a cerca da area e referente a atuacao do biologo na area animial, pois tenho muito interesse em seguir tambem na area da medicina veterinaria. dessa forma, como posso atrelar os dois cursos?
Olá Italo,
São campos de atuação diferente, mas partilham de algumas disciplinas em comum na faculdade. O biólogo em relação a animais atua mais na preservação e bem estar, enquanto que o veterinário atua diretamente na saúde do animal. Em zoológicos biólogos e veterinários atuam juntos.
bom dia tudo bem me formei em 2008 em biologia bacharelada mas ainda atuo em farmácia estou a procura de fazer especialização em biologia molecular achas um bom seguimento ?
Olá Francisco,
Depende da sua região, mas geralmente é uma boa área de atuação sim, já que possibilita trabalhar em algumas áreas da medicina, indústria, agricultura, meio ambiente e ciência (pesquisa).
Boa noite me chamo Célia,estou no terceiro semestre de biologia ,mas curando EAD. Gotaria de aber se posso fazer pós presencial e na área de Botanica!!
Olá Célia,
Pode sim.
olá meu nome é itamara e estou no terceiro semestre do curso de biologia, eu até gosto do curso, mas não sei se é o que eu realmente quero, penso em trocar de curso mas não sei para qual. tenho medo de não conseguir emprego depois de formada pois logo depois preciso trabalhar a questão financeira me pega. queria uma opinião sua, vc acha que eu devo trocar por um curso que seja mais remunerado ou até mais fácil de conseguir emprego? o post tá incrível.
Olá Itamara,
Você precisa fazer uma coisa que você gosta, de verdade. As vezes você pode ganhar muito dinheiro em determinada área/emprego e não valer o desgaste que isso te trará. É claro que não é fácil ser biólogo num país que cada vez mais não respeita nem prioriza o meio ambiente, mas as áreas voltadas a biotecnologia e genética estão em alta e remuneram muito bem. Além disso, se você estiver fazendo licenciatura também poderá dar aulas. O bom da biologia é que o campo de atuação é muito amplo, existem muitas possibilidades.
Boa tarde, começarei o curso de bacharel em biologia agora e terminarei com 53 anos , o mercado de trabalho absorve pessoas com mais de 50 anos ou ficarei restrito a concursos públicos?
Desde já agradeço.
Olá Mauricio,
Depende muito de qual área você vai querer seguir atuando, mas de maneira geral não terá grandes dificuldades por conta de idade. Maior problema em trabalhar como biólogo está sendo o rumo que as questões ambientais estão tomando no nosso país. Não tá fácil 😥
Olá! Sou formada em Ciências Biológicas há 10 anos e nunca atuei… Apenas na área da educação como professora de ciências e biologia e como coordenadora pedagógica… Mas quero mudar… Quero atuar… Estou com 43 anos, tenho alguma chance? Tem alguma especialização que eu possa fazer para me atualizar? Gosto de ecologia, microbiologia e genética. Alguma sugestão? Grata pela atenção.
Olá Fabbí,
Claro que tem, precisa fazer o registro no CRbio (se ainda não tiver). Quanto a especialização depende do que você gostaria de fazer. Trabalhar com pesquisa acadêmica? Atuar em empresa privada? Dar consultoria? Delimitando qual o foco de trabalho é mais fácil encontrar cursos apropriados.
Olá gostaria de fazer Biotecnologia e trabalhar na área da saude com fármacos quais as melhores opções para me especializar ou o que focar para conseguir
Olá Julia,
Depende qual exatamente é a sua vontade de atuar. O curso de biotecnologia te habilita a trabalhar (dentro da área da saúde) com pesquisa dos efeitos de medicamentos e substâncias químicas em células humanas, melhoramento genético, emprego de microrganismos na produção de vacinas e medicamentos e controle do crescimento microbiano em indústrias alimentícias e farmacêuticas. Ai neste caso o caminho é o curso de graduação em biotecnologia (tem em muitas instituições USP, UFSCAR, UFU, UNIFESP, UFRJ) e posteriormente a pós-graduação na área desejada.
Mas se você quiser trabalhar fazendo medicamentos propriamente dito, existe também o biofarmacêutico, que atua desenvolvendo processos e produtos biofarmacêuticos inovadores; realiza pesquisa de moléculas promissoras, como princípio ativo, procedentes da biotecnologia; é responsável pela segurança e eficácia dos medicamentos, dentre outros. Neste caso, o caminho é a graduação em farmácia e pós graduação em Tecnologia Bioquímico-Farmacêutica.
boa noite, vou iniciar o curso de bacharel em biologia e me interesso em trabalhar na área de ONG’s e instituições voltadas para o Meio Ambiente, gostaria de saber qual pós-graduação eu deveria fazer para seguir nessa área ? Além disso, gostaria de saber a respeito das oportunidades de conseguir um emprego nessa área, pois as questões ambientais no nosso país não recebem a devida atenção necessária, logo acredito que não seja tão valorizado esse ramo.
Olá Vitoria,
Para atuar em ONG’s/institutos só a graduação é suficiente, desde que tenha o CRBIO. A pós graduação adequada depende de que área você irá querer trabalhar dentro de meio ambiente, existem várias possibilidades. Existe bastante demanda para essa área, mas nem sempre a remuneração é boa, principalmente no atual momento que estamos nesse cenário de devastação ambiental.
Olá, Teresa. Adorei o seu blog. Como a Vitória do comentário acima, também tenho interesse em trabalhar na área da preservação do meio ambiente, estou fazendo uma pesquisa, pessoal, para saber a fundo como é o dia a dia desse profissional, vc conhece alguém que poderia conversar sobre isso comigo? ou alguém da área do ecoturismo? pois também me interesso por essa área.
Obrigada.
Olá Aline,
Vou ficar te devendo!
Mas o canal Áreas de atuação do profissional Biólogo talvez te ajude, tem bate papo com biólogos várias áreas de atuação.
Boa tarde, Teresa. Tenho interesse em me habilitar para desenvolvimento de alimentos mediante especialização em ciência e tecnologia de alimentos (ciências agrária: ciência e tecnologia de alimentos) sem ter que fazer graduação tecnológica em ciência e tecnologia de alimentos mas não encontrava nenhum artigo que confirmasse essa possibilidade de habilitação, considerando que sou biólogo com bacharelado em Ciências biológicas com ênfase em biotecnologia. A sua publicação veio a confirmar a minha investigação como “possível” (a única que encontrei! Você poderia informar em quais fontes se baseou para esta matéria publicada (artigo científico, livro, etc.)? Obrigado!
Olá Domingos,
Resolução n° 517, DE 07 DE JUNHO DE 2019 (art.4, XX).
Boa tarde Teresa! sou biólogo com pós em Gestão Ambiental, qual melhor área em que eu posso esta atuando? faço a pergunta porque ja tenho 5 anos de trabalho em uma empresa, só que na área Adm e gostaria de atuar na minha àrea pois tenho CRBIO e ART.
Olá Rodrigo,
Como você já tem especialização em gestão o mais adequado seria investir na atuação na área de meio ambiente e biodiversidade. Como por exemplo gestão ambiental, licenciamento ambiental, auditoria ambiental, saneamento ambiental e diagnóstico, controle e monitoramento ambiental. Você pode tanto atuar como consultor quanto para empresas.
Boa Tarde Teresa! Primeiramente parabéns por seus esclarecimentos , eles nos ajuda bastante.
Teresa ,sou biólogo habilitado, possuo ART e estou querendo trabalhar na área de licenciamento Ambiental, porém nunca fiz exercício da minha profissão, gostaria que vc me orientasse de como posso atuar no licenciamento. Posso emitir licenças ambientais através da minha ART???
Olá Rodrigo,
A ART tem a função de registrar as atividades desempenhadas pelo biólogo, é o que dá efeito legal como responsável pelas atividades desempenhadas. Assim, você precisará emitir ART para qualquer atividade que fizer enquanto biólogo.
Nós não emitimos licenças, quem faz o licenciamento ambiental e dá licenças é o IBAMA. Enquanto biólogos nós somos responsáveis por uma parte da documentação para solicitar o licenciamento, os estudos ambientais.
Ou seja são todos e quaisquer estudos relativos aos aspectos ambientais relacionados à localização, instalação, operação e ampliação de uma atividade ou empreendimento. Basicamente é ir ao local avaliar a viabilidade ambiental do empreendimento, quais os impactos e como amenizar. A partir da avaliação de campo você faz um relatório e/ou laudo apresentando todos os dados e justificativas. Os mais comuns são o EIA (Estudo de Impacto Ambiental) e RIMA (Relatório de Impacto Ambiental), mas também podemos fazer relatório ambiental, plano e projeto de controle ambiental, relatório ambiental preliminar, diagnóstico ambiental, plano de manejo, plano de recuperação de área degradada e análise preliminar de risco. Para qualquer um destes relatórios é preciso emitir uma ATR.
Olá, Teresa, parabéns pela dedicação em responder aos comentários.
Bem, eu me formei em Bacharel no final de 2020 e agora estou tentando a seleção para um Mestrado em Micro ou Biotecnologia, mas eu me sinto perdida. Apesar da ampla área de atuação do Biólogo parece que nossas principais saídas para ter algum “sucesso” é viver da estabilidade financeira que um concurso público pode oferecer ou seguir uma carreira acadêmica e esperar 7 anos para ter um salário que um advogado teria logo após terminar a graduação. Isso é muito frustrante! Eu já li algumas coisas sobre Empreendedorismo na Biologia, mas parece tão arriscado, ainda mais nesse país. Eu gostaria de fazer algo como a Vitória Fernanda comentou. Acho que o caminho é procurar fazer o que gostamos, ainda que a remuneração seja pequena. Finalmente, eu gostaria de fazer um desabafo, vai que alguém sente o mesmo haha. É muito ruim quando nem mesmo sua família valoriza a profissão que você escolheu (ainda mais se você não optou pela licenciatura), você vai se sentir pressionado a todo momento porque não vai conseguir um emprego facilmente e eles olharão pra você como se ainda fosse uma pessoa imatura, sonhadora demais. Mas não desista, viva do seu jeito! Vamos prosperar, apesar de tudo.
Olá Jéssika,
Se te serve de consolo, acho que poucas pessoas que escolhem biologia tem o privilégio de ter apoio familiar. Mesmo quem faz licenciatura, também ouve muita coisa ruim. Não se baseie no que os outros acham bom, você é quem tem que achar bom. É normal estar se sentindo perdida e de certa forma frustrada, a gente nunca teve uma situação tão ruim como agora, nunca fomos tão desvalorizados como agora. E particularmente acredito que estabilidade financeira na atual situação do país em qualquer área, só tem com concurso mesmo. Tá bem difícil, mas isso também vai passar, as coisas vão melhorar! Talvez a gente não ganhe o suficiente para ser rico, mas ganha o suficiente para fazer o que gosta e viver confortavelmente. O caminho as vezes é difícil mas concordo com você, não desista dos seus sonhos, dos seus planos, vai dar certo de alguma forma! ❤
Olá, estou cursando Ciências Biológicas e estive pensando bastante em relação a pós graduação, sempre que pesquiso as únicas opções que me aparece são matérias dentro do próprio curso, gostaria de saber se posso fazer pós dentro de outra modalidade, como Direito, pra trabalhar dentro da Área de Direito Ambiental, ou se posso fazer pós em Enfermagem, pra trabalhar dentro da Área da Saúde. Existe outras modalidades de pós que posso estar estudando ou apenas as matérias que o curso de Biologia abrange ?
Olá Vitória,
A pós-graduação seja ela lato sensu (cursos de especializações) ou stricto sensu (mestrado e doutorado) não te habilita a atuar em área diferente da sua graduação. A pós serve para você se aprofundar em um assunto, se especializar e escolher uma área de atuação dentro da sua formação. Para atuar em direito ambiental por exemplo, é preciso fazer a graduação em direito e uma pós-graduação em direito ambiental. Não é proibido fazer uma pós-graduação de área diferente da sua formação original, mas você não conseguirá atuar em áreas diversas a sua graduação.
Olá Teresa, tenho 19 anos e gostaria de saber das possibilidades de emprego no ramo Ciências Biológicas lic. para área da genética. Eu desejo fazer licenciatura, pois, por ventura não der certo nos laboratórios eu tenho a possibilidade de ser professora. Gosto da docência mas tenho vontade de trabalhar em laboratório e tudo +. O que você acha? É um ramo que acha emprego? como está o mercado de trabalho?
Olá Karine,
Depende de que parte da genética você quer trabalhar (genética humana? animal? vegetal?), da região onde você mora e da pós-graduação que você fizer. De maneira geral em grandes centros é uma área que sempre tem oportunidades. Interior é mais difícil emprego nesta área.
Boa tarde, me formei em licenciatura e gostaria de trabalhar em ONG’s e instituições voltadas para o Meio Ambiente, onde devo deixar meu curriculo?
Olá Josielen,
Nas próprias ONG’s e instituições que você gostaria de trabalhar. Lembrando que para determinados cargos é necessário ter o CRBio.
Oi Tereza tudo bem? Estou querendo ingressar na área de biologia, mas estou em dúvida se devo fazer a graduação, quais áreas tem mais valorização? o curso tem uma boa rentabilidade? Pois estava vendo e achei meio injusto, ciências biológicas estuda muito, mas não tem essa valorização, um advogado, outras áreas que não requer tantos estudas ganham muito mais. Quanto um salário de biologo na faixa minima?
Olá Inglede,
As áreas da biologia relacionadas a biotecnologia estão sempre em alta, mas é necessário fazer pós-graduação na área. Só com a graduação dependendo da região que você estiver o rendimento vai ser em torno de R$2500 – R$ 4000 dependendo se você for contratada, concursada ou autônoma.
Olá, muito interessante o seu trabalho, está de parabéns. Estou fazendo licenciatura em ciências da natureza com ênfase em biologiavi. O problema é que não me sinto satisfeita com a ideia de dar aulas, por mais que eu esteja me dando bem na área, e estou bem angustiada com tudo isso. Estou com muita dúvida se mudo para biomedicina (seria mais voltado para pesquisa em genética, parte da biologia que mais me interessa), ou para o bacharelado em biologia (tentaria trabalhar com animais, em reservas ambientais, isso me deixa mais animada porque me imagino lidando com a prática e amo ter contato com animais). Talvez poderia até fazer biologia com ênfase em genética tanto quanto com a prática animal para pesquisar sobre bancos genéticos dos animais em risco? Se puder me ajudar com a experiência de alguém que já atua na área ficaria muito agradecida, não sei qual das opções fazem mais sentido, e quais são ilusão de quem ainda não tentou arrumar emprego e se deparou com a dificuldade de vagas ou má remuneração. Desde já, muito obrigada.
Olá Vitória,
Se você quer trabalhar com pesquisa o caminho para isso é terminar a graduação e ingressar na pós-graduação stricto sensu (mestrado e doutorado). Só com a graduação independente da área da biologia as oportunidades com pesquisa são bastante limitadas. Acredito que a melhor opção seria trocar o curso de Ciências da natureza (que é mais generalista) por Ciências biológicas (que é específico em biologia). Pode parecer que é a mesma coisa, mas a abordagem dos cursos são diferentes e creio que ciências biológicas abrirá mais o leque de atuação para você, mesmo que seja licenciatura, dar aulas é mais uma possibilidade, não a única. O curso de biomedicina em sua maioria é voltado ao estudo de microrganismos causadores de patologias humanas, é voltado á área de atuação na saúde. Para atuar com genética é também necessário fazer pós-graduação stricto sensu.
olá meu nome e Vanessa e estou cursando licenciatura em biologia ,no entanto não quero atuar como professora .Qual especialização você me indica fazer para não ter que trabalhar nessa área ?
Olá Vanessa,
Depende muito de qual área dentro da biologia você gostaria de trabalhar. Algumas não requerem necessariamente especialização, apenas o registro no CRBio.