As células vegetais e animais possuem muitas semelhanças e algumas diferenças em sua estrutura.

Você sabe quais são?

Começando pelas semelhanças tanto células animais quanto vegetais são células eucariontes.

Ou seja, células mais complexas com o citoplasma rico em organelas e com o material genético (DNA) protegido pela carioteca.

Assim, as células eucarióticas apresentam, basicamente, três componentes principais: membrana plasmática, citoplasma e o núcleo.

Já em relação as diferenças as células animais geralmente têm forma irregular e variável, enquanto as vegetais são geralmente retangulares ou poligonais e têm uma forma mais definida.

Além disso, as células vegetais têm uma parede celular rígida composta principalmente por celulose, que confere maior resistência e suporte à célula.

Já as animais não possuem parede celular, apenas uma membrana plasmática flexível.

As células vegetais contêm vacúolos grandes e centrais, responsáveis ​​pelo armazenamento de água, nutrientes e resíduos, além de desempenharem um papel importante no suporte e estrutura da célula.

Enquanto que as células animais, se presentes, possuem vacúolos menores e nucleares, que desempenham funções mais específicas, como o armazenamento de substâncias tóxicas.

Uma diferença bastante marcante nas células vegetais é a presença de cloroplastos, organelas responsáveis ​​pela fotossíntese.

Eles contêm clorofila, que absorve a luz solar para a produção de energia química.

As células animais não possuem cloroplastos.

Já a diferença marcante nas células animais é a presença de centríolos, estruturas envolvidas na divisão celular.

Eles ajudam na formação do fuso mitótico durante a divisão celular e são encontrados apenas nas células animais.

As células vegetais possuem vários tipos de plastos, como cromoplastos (responsáveis ​​pela pigmentação de frutas e flores) e amiloplastos (responsáveis ​​pelo armazenamento de amido).

Estes estão ausentes nas células animais.

As células animais são capazes de se mover através de estruturas como flagelos e cílios, que não estão presentes nas  vegetais, já que  geralmente estão fixas e não possuem mecanismos de movimento semelhantes.

celulas vegetais