Nos últimos tempos tem sido cada vez mais frequente notícias de pessoas com transtorno psicótico.
Mas o que é, afinal, um surto psicótico?
As psicoses são transtornos mentais que afetam a capacidade da pessoa de discernir entre o que é e o que não é real.
Seus sintomas mais característicos são: delírios, alucinações, desorganização do pensamento e da comunicação, e isolamento social.
As alucinações são alterações dos sentidos (também chamadas alterações da sensopercepção, ou relacionadas aos sentidos da audição, visão, olfato, tato e paladar.
As alucinações são vivenciadas quando o indivíduo ouve, vê ou sente coisas que outras pessoas usualmente não percebem.
Podem se tratar, por exemplo, de ouvir vozes sussurrando, conversando entre si ou julgando as ações da pessoa que as ouve.
As alucinações auditivas são as mais comuns na psicose, mas ocorrem também com certa frequência as alucinações olfativas (tais como sentir cheiros inexistentes) e visuais ( como ver coisas ou pessoas que outros não vêem).
Então a psicose em si tem início quando a pessoa começa a se relacionar com objetos irreais, modificando suas atitudes, ideias e visões de mundo em função desse relacionamento.
E a partir daí a realidade vai perdendo o significado para o paciente.
Assim uma pessoa em surto pode, por exemplo, cismar com situações absurdas ou com pessoas que não existem, embora continue a viver no mundo real.
Uma reação psicótica pode ser provocada por uma grande quantidade de agressores do sistema nervoso.
E por isso, as pessoas podem passar por experiências transitórias de alucinações, por exemplo, sem que se caracterize uma psicose permanente, com consequências para a vida toda.
Todo mundo que tem um surto psicótico é doido?
Não!! Isso é uma ideia popular errada.
A psicose é considerada um sintoma de uma perturbação mental, mas não como uma doença em si mesma.
Assim, a psicose é dividida em dois tipos:
Um surto funcional refere-se a uma condição de disfunção mental.
Como a esquizofrenia, uma doença afetiva maior, ou outros distúrbios mentais com características psicóticas.
Um surto de psicose orgânica refere-se a uma condição reversível ou não de disfunção mental.
Pode ser identificada como um distúrbio da anatomia, fisiologia ou bioquímica do cérebro.
É importante lembrar que qualquer pessoa pode ter um transtorno psicótico e de maneira súbita.
O fator desencadeador, no caso de transtornos orgânicos, está relacionado temporalmente com um acontecimento ou circunstância perturbadora.
Os episódios de surto agudo raramente se prolonga mais de 3 semanas.
E o processo regride tão subitamente quanto começou, não deixando praticamente resíduos.
Fatores de risco para desenvolver transtorno psicótico
Características (sintomas) que as pessoas em um estado mental de risco podem apresentar
São sintomas de alerta.
É sempre bom avaliar no contexto geral do comportamento da pessoa.
O que fazer quando alguém estiver em surto
Recomenda-se não confrontar a pessoa em surto.
Mantendo sempre uma atitude tranquila até que ela possa receber ajuda especializada.
É aconselhável vigiar o indivíduo para não haver risco de fuga ou agressão.
Também recomenda-se afastar objetos como armas, facas ou outros utensílios que ofereçam risco.
Em casos de suspeita de auto agressão ou agressão a terceiros, chance de fuga, suicídio ou recusa ao tratamento, a internação psiquiátrica é recomendada.
O surto psicótico é uma emergência médica e exige tratamento especializado e direcionado a cada caso.
O atendimento clínico da crise abrange o estabelecimento do diagnóstico, a proteção do paciente e a prescrição de antipsicóticos, entre outras medidas.
Estou em tratamento do segundo surto mas ainda tenho insônia frequentes e posso ficar com alguma sequela
Meu marido toda vez quê fuma maconha e usa cocaina ele fica assim ele vê coisas quê não existe não come pq pensa quê esta com veneno ele fica agressivo más só agora pesquisando e como tô passando por psicóloga ela me falou quê ele pôde tá tendo esses tipo dê surto como fazer para ajudalo pq agora me separei dele pq ele quase me matou con faca pq ele acha quê traiu ele quê ponho homem dentro da nossa casa com ele em casa como meu Deus alguém pôde me ajudar
Ola estou passando por isso, sai ate de casa..ele chegou com faca pedaco de pau procurando homens dentro do guarda roupa
eu um dia bati na minha filha sem motivo e coloquei o pai dela na internet falei mau dele agora miquem fala comigo estou sofrendo mas sei tenho que pagar mas minha filha ñao me ajuda sera que tem ajuda
quero uma resposta para tudo isso
Olá Maria,
É preciso buscar ajuda médica com psiquiatra e psicólogo. Com medicação (se for necessário) e terapia você não só conseguirá entender muitas coisas como irá se sentir melhor também.
Oi gente
Já surtei várias vezes mas tomei o remédio direitinho e peço a Deus toda noite pra abençoar meus remédios a mim e a minha família
Já estou melhor a um ano sem surtos e os remédios já estão sendo reduzidos.
Tem que se ter fé.
Olá meu nome é serena
Tive um surto grave a 2 anos
Fiz tratamento
Hoje me sinto
Bem
Por mais que as vezes sinto que estou em dois mundos
Mais coloco meus pés no
Chão e digo
Não esse não é meu mundo
E sim
Tenho coisas importante para fazer
Aí vou me acalmando
Tive surto gravissimo, via vultos, ouvia vozes, foi terrível. Quando comecei a tomar os rémedios tudo sumiu . Agora vivo em paz com a realidade do dia a dia. Faço exercicio fisico, tenho uma alimentação mais saudavel, estou em tratamento por isso tenho que ir ao psiquiatra de 3 em 3 meses. Vivi um inferno. É uma doença terrível. Deus tenha misericordia de todos que sofrem dessa doença. Tive uma depressão com surtos psicoticos.
Oi. Meu pai está passando por isso. Tem como vc me passar alguma rede social ou número de telefone para a gente conversar.
Minha mãe hoje tem 76 anos e só depois de adulta eu descobri que minha mãe tem transtornos mentais. Quando éramos crianças, ela batia violentamente em mim e em meus irmãos, sobrava até para meu pai que era alcoólatra e abusava de nos sexualmente. Minha mãe oscilava o humor de segundos para segundos. Até hoje ela é assim, com uma diferença, que hoje podemos nos defender das agressões dela. quando descobri que ela tem transtornos mentais comecei a levá-la ao psiquiatra, mas foi muito difícil, porque a maioria dos profissionais não estão nem ai pra ela. Alguns falam que é a personalidade dela e que não tem jeito e vai continuar assim. Outros falam que ela é assim porque quer, outros passam medicamentos e não falam nada nem encaminham para psicólogos alegando que não irar adiantar. De vez em quando temos que chamar a ambulância para medicá-la no pronto socorro, mas muitas das vezes ela resiste e temos que chamar a GCM , mas mesmo assim não levam, eles não tem o treinamento adequado para lidar com esses tipos de ocorrências e acabam indo embora e ficamos com as mãos atadas sem saber o que fazer, como aconteceu hoje. Desde o dia 31 de dezembro de 2019, minha mãe está surtando, meu irmão e eu tentávamos tranquilizá-la para não ter que passar por esse constrangimento que citei acima, mas não teve jeito, tivemos que apelar, mas foi tudo em vão. Agora ficamos aqui na expectativa de um próximo momento.