Seja na sala de aula ou estudando sozinho os filmes também ajudam na aprendizagem de conceitos.
Em especial, quando o assunto é ciência, é preciso estar atento a possíveis inconsistências entre a verdade científica e aquilo que é apresentado na história.
É importante ter em mente que os filmes utilizam recursos e roteiros para deixa-los mais atrativos, que nem sempre são reais na ciência.
Essa dualidade é interessante porque desenvolve também o senso crítico.
No caso das animações, é preciso ter atenção especial aos detalhes, que, muitas vezes, são esquecidos pelos produtores, uma vez que não possuem, na maioria das vezes, formação na área.
Sugerimos aqui alguns filmes interessantes para aprender ou refletir sobre alguns temas da ciência e da biologia.
1) Gattaca: A Experiência Genética (1997)
O filme Gattaca se passa em um futuro não muito distante, em que a sociedade é formada por indivíduos frutos da manipulação genética.
Neste mundo, a maioria foi concebida em laboratório tendo seus genes estrategicamente escolhidos a fim de produzir seres humanos perfeitos.
O Estado tem poder sobre a visão da população em relação à manipulação genética, gerando grande preconceito e a formação de “castas” sociais.
Vincent Freeman (Ethan Hawke),é o primogênito de um casal que nasceu da maneira tradicional, sem preparos genéticos.
Por isso seu código genético tem predisposições à doenças e baixa expectativa de vida, tornando-o um “não-valido”.
Apesar de seu esforço e competência, Vincent consegue apenas empregos mais simples (como faxineiro), enquanto seu irmão mais novo, gerado pela manipulação genética – um “válido”, consegue subir rapidamente na carreira.
Contra tudo e todos, Vincent decide realizar seus sonhos. Para conseguir o que quer, o personagem se faz passar por outra pessoa e consegue um emprego na base GATTACA, uma espécie de “Nasa”.
Por que ver este filme?
Começando pelo título do filme formado pelas letras que representam as bases nitrogenadas do DNA, o filme é uma ficção científica cheia de suspense que discute a ética e os problemas relacionados à manipulação do DNA.
A história da sociedade fictícia e do personagem Vincent é bastante consistente com as últimas novidades científicas nas áreas de Biologia.
Hoje, assim como no filme, já é possível manipular embriões geneticamente para livrá-los de genes deletérios que podem o levar a ter doenças sérias, ajudando casais que não poderiam ter filhos da maneira tradicional.
Além das questões éticas o filme aborda diversos conceitos de genética relacionados a manipulação genética.
2) A Guerra do Fogo (1981)
O filme se passa há 80.000 anos no período Paleolítico ou, mais exatamente no Paleolítico Médio, e conta a história de dois grupos de hominídeos – um deles havia começado a dominar uma linguagem primitiva, enquanto o outro ainda vivia de forma mais rudimentar.
Tendo o fogo como elemento central, a narrativa utiliza muita linguagem corporal para reconstruir os intercâmbios entre as duas comunidades.
“O grupo que já pode se comunicar domina a produção do fogo e começa a ter contato com outras tribos, abrindo a perspectiva para a evolução da espécie humana”,
O fogo significa também a busca pelo poder. O grupo que o possuía também possuía conforto e bem estar para os seus indivíduos.
Por ser tão importante neste período e desconhecido, o fogo era considerado algo místico, e para aqueles hominídeos possuir o fogo era algo fundamental para sobrevivência.
O comportamento social mais complexo é observado através de conceitos não conhecidos pelo guerreiro da tribo Ulam como, por exemplo, a diversão, o riso, abrigos fabricados e até mesmo o uso de plantas com motivos medicinais.
Por que ver esse filme?
Aborda conceitos de paleontologia e de evolução.
Tais como a coexistência entre hominídeos em períodos passados, considerando que cada tribo durante muitos anos viveu em regiões deferentes sem contato entre si, o tempo e a seleção natural fez com que cada tribo de hominídeo desenvolvesse características próprias.
E a relação entre linguagem e evolução tecnológica.
A tribo mais evoluída tecnologicamente possuía a linguagem melhor desenvolvida, assim como a tribo menos evoluída em termos de tecnologia possuía uma linguagem pouco desenvolvida.
3) Uma Verdade Inconveniente (2006)
No filme, Al Gore, ex-vice-presidente dos Estados Unidos, aborda problemas ambientais atuais e a influência do homem nesses processos.
É mostrado de uma maneira bastante chocante o papel do homem no aumento da temperatura na Terra e todas as consequências desse fato para o planeta, tais como intensas ondas de calor, derretimento de geleiras e furacões.
Excelente para refletir sobre que medidas mundiais podem ser tomadas para contornar essa situação, bem como de que forma cada um de nós pode contribuir para a causa.
Por que ver esse filme?
Ajuda a compreender toda a problemática do aquecimento global e nossa participação ativa nesse problema.
Bom para discutir aspectos da sustentabilidade e de como enfrentar questões relacionadas as causas e consequências do aquecimento global.
Além de nos conscientizar do nosso papel no equilíbrio ambiental.
4) Osmose Jones (2001)
O filme é uma interessante viagem pelo sistema imunológico humano.
Tudo começa quando Frank contrai o que a princípio parece ser um simples resfriado.
A partir daí, conhecemos o interior de seu organismo que é chamado de “a cidade de Frank”.
Os glóbulos brancos são representados por policiais responsáveis pela segurança da cidade.
Têm como líder um linfócito chamado Osmose Jones.
Jones comanda a luta contra o vírus que entrou no corpo de Frank disfarçado de resfriado para despistar o sistema imunológico.
Na verdade trata-se de um novo tipo de vírus, chamado Thrax.
O plano de Thrax é se multiplicar rapidamente e ficar conhecido pela medicina como uma nova e terrível doença.
Por que ver esse filme?
O filme mostra de uma maneira bastante divertida o interior do corpo humano, mas de forma mais simplificada e com uma linguagem menos acadêmica.
Nele é possível analisar os papeis desempenhados pelo sistema digestório, imunológico e nervoso.
Além disso, são abordados temas como higiene e hábitos alimentares adequados.
5) Homo Sapiens 1900 (1998)
Documentário que mostra a pesquisa sobre a eugenia, ou seja, sobre a seleção e a purificação da raça humana, no início do século 20.
Baseado em extensa pesquisa de fotos e cenas raros de arquivo, o filme discute como a eugenia e a limpeza racial foram defendidas como formas de aperfeiçoar a espécie humana e criar um novo homem.
Esses conceitos foram pesquisados no decorrer do século XX, com várias tentativas de transformá-los em realidade.
É possível assistir esse filme pelo YouTube, mas é preciso estar logado á conta Google para confirmar a idade.
Por que assistir esse filme?
Aborda as leis de hereditariedade e as discussões éticas que acarreta a seleção de caracteres.
E a manipulação biológica como arma para eliminar todos os que não se adaptam ao “padrão racial” imposto por um modelo fascista de ideal humano.
Além disso tem uma boa discussão sobre como as teorias científicas, tidas como verdadeiras num certo período, podem ser utilizadas para embasar políticas públicas e influenciar o comportamento de uma sociedade.
6) O curandeiro da selva (1992)
O filme conta a história de um cientista chamado Robert Campbell que trabalha para uma grande indústria farmacêutica.
Ele é enviado para a floresta amazônica em busca de plantas que forneçam princípios ativos para medicamentos.
Lá ele passa a habitar uma aldeia indígena localizada na região onde realiza a busca.
Campbell descobre uma substância, extraída de uma rara bromélia, que teria ação no combate ao câncer.
Porém ele enfrenta problemas para sintetizar a substância e extrair seu princípio ativo.
Ao mesmo tempo, os arredores da aldeia começam a ser devastados pela derrubada de madeira e a construção de uma estrada.
Por que assistir esse filme?
Aborda a biodiversidade das florestas tropicais e a pesquisa de princípios ativos para a fabricação de medicamentos.
No filme também é possível aprender sobre o processo de extração de princípios ativos e a síntese de substâncias em laboratório.
Outro ponto importante é o impacto da extração madeireira sobre a biodiversidade e sobre as comunidades florestais na Amazônia.
7) A ilha (2005)
O filme se passa num futuro próximo no qual a clonagem humana é possível e permitida.
Assim, as pessoas podem encomendar clones de si mesmas para o caso de um dia precisarem de um transplante.
Os clones vivem em local isolado e numa sociedade altamente vigiada.
Não sabem qual é a sua verdadeira finalidade.
Conta-se para eles que a Terra está contaminada e, por isso, é necessário viver neste local isolado.
De vez em quando um deles é sorteado para, supostamente, ir morar em uma ilha que não foi contaminada.
Na verdade, estes são os clones cujos donos estão precisando de algum transplante.
Por que assistir esse filme?
Legal para entender processos de biotecnologia e genética aplicados ao processo de clonagem.
Também levanta a questão se a clonagem de humanos é possível, se essa seria uma prática moralmente aceitável e quais as questões éticas que entrariam em jogo nesse caso.
8) Nas montanhas dos gorilas (1988)
Conta a história real de uma antropóloga americana, chamada Dian Fossey, que vai para a África estudar o comportamento dos gorilas.
Lá ela acaba por descobrir que esses primatas estão seriamente ameaçados pela caça ilegal.
Dian se torna uma das maiores defensoras dos gorilas e passa a dedicar sua vida a sua preservação.
Por que assistir esse filme?
Possibilita conhecer um pouco da atividade dos pesquisadores de campo e os obstáculos que podem surgir no desenvolvimento de uma pesquisa.
Também é excelente para refletir sobre as espécies ameaçadas de extinção e sua conservação.
Além de discutir as medidas conservacionistas atualmente postas em prática em nosso país e daquelas que, em sua opinião, seriam necessárias para a conservação de uma espécie ameaçada de extinção.
9) A ilha das flores (1989)
Este curta metragem narra o percurso de um tomate estragado desde o momento de sua compra em um supermercado até seu destino em um lixão.
No lixão os restos orgânicos servem de comida para um criador de porcos.
Após a alimentação dos animais, o proprietário libera a entrada de habitantes da ilha, extremamente pobres, para que estes procurem por restos de comida.
O filme realiza uma crítica ao consumismo e a geração desigual de renda na sociedade contemporânea.
Por que assistir esse filme?
Tem uma perspectiva social da sustentabilidade, questões socioambientais, como as diferenças entre o consumismo e o consumo responsável ou consciente.
10) Microcosmos: Fantástica Aventura da Natureza (1996)
Indicado para quem ama insetos. O documentário levou 15 anos para ficar pronto.
Mostra a vida dos insetos em lagos e pastagens, utilizando closes e câmera lenta.
Inclui imagens de abelhas coletando néctar das flores, joaninhas comendo, aranhas envolvendo suas presas e fios intermináveis de lagartas.
As lentas aumentam centenas e até milhares de vezes o tamanho de insetos, sons aparentemente inaudíveis chegam ao nosso ouvido.
Durante uma chuva, os insetos parecem estar sendo bombardeados: um pingo d’água parece uma pedrada na cabeça de um grilo.
Por que assistir esse filme?
Interessante para conhecer as particularidades do que os cineastas-biólogos chamam de “planeta sob o planeta”.
Ressalta a vida dos insetos e a biodiversidade.
11) Wall-E (2008)
O filme aborda, principalmente, a questão do acúmulo de lixo no planeta e a poluição.
A história baseia-se na mudança dos seres humanos para uma grande nave após o planeta ter se tornado um lugar incompatível com a vida.
A animação Wall-E é uma grande crítica à sociedade moderna.
Por que assistir esse filme?
É um filme bom para pensar em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável.
Além de tratar do sedentarismo e obesidade , uma vez que todos os humanos que vivem nessa nave estão acima do peso, pois alimentam-se inadequadamente e não realizam atividades físicas.
Bem como a criação de robôs para resolver nossos problemas.
12) O desafio de Darwin (2010)
O filme aborda a vida de Charles Darwin e os dilemas que ele vivenciou.
Darwin vivia um grande dilema, uma vez que sua publicação poderia ser alvo de grandes críticas da igreja.
Seu grande trabalho refletiu até mesmo em sua vida pessoal com Emma, sua esposa, que era uma cristã fervorosa.
Apesar da grandiosidade de sua obra, Darwin hesitava em sua publicação, temendo todos os conflitos que poderiam vir à tona.
Somente após uma carta de Wallace, que possuía ideias semelhantes às suas, Darwin seguiu adiante com sua publicação.
Por que assistir esse filme?
Ajuda a compreender a teoria da evolução proposto por Darwin e o trabalho de um cientista.
13) Jurassic World (2015)
Este clássico da ficção científica traz processos muito discutidos em sala de aula.
O menino Gray, que saca tudo de dinossauros, e seu irmão pré-adolescente Zach viajam para ilha, a fim de conhecerem o tal eldorado e, de quebra, passar um tempo com a tia Claire, que não veem faz tempo.
Bancado pelo investidor internacional Masrani, lá trabalha também Owen, que conseguiu significativos avanços na domesticação dos velociraptors, alvo dos interesses militares de Hoskins.
Todo esse mundo vai se chocar quando a Indominus Rex (sim, é uma fêmea), o dinossauro equivalente ao T-Rex lá de trás, só que criado em laboratório, escapa.
Por que assistir esse filme?
É um filme que considera as produções da Biologia Molecular, permitindo uma discussão sobre o seu “Dogma Central” e a Tecnologia do DNA Recombinante, em seus aspectos éticos, morais, sociais.
Também permite a discussão do avanço dos conceitos científicos que permeiam a estória ficcional.
Além de alguns conceitos de paleotologia.
15) Procurando Nemo
Conta a história de Marlin, um peixe-palhaço que perde quase toda a família durante o ataque de um predador, e assim, torna-se um pai super-protetor de seu único filho, Nemo.
O problema é que tanta proteção acaba envergonhando o peixinho na frente dos colegas, e para provar ao pai que pode se virar sozinho, resolve nadar em mar aberto, quando é capturado por um mergulhador, e levado para Sydney.
A trama, então, se divide: parte do filme acompanha a viagem de Marlin mar afora e outra parte mostra a nova vida de Nemo aprisionado em um aquário em Sydney com seus novos amigos.
Por que assistir esse filme?
Mostra a biodiversidade do mar e o conceito de cadeia alimentar em vários níveis.
Além de relações ecológicas e possibilita a discussão de correntes maritimas responsáveis pelo equilibrio termico do mundo.
Lembra de mais algum filme com conteúdo de biologia? Conte para nós.
sensacional essas dicas!!
Muito obrigada, adorei as dicas.
Para alunos do segundo grau o Óleo de Lorenzo é uma boa pedida
Boa tarde, sou professor de Ciências Naturais do Ensino fundamental e Licenciando em Biologia meu nome é Geilson mais meus alunos me conhecem por Panda, e uso filmes em sala de aula, como ferramenta e recurso pedagógico, sou cinéfilo de carteirinha e como isso junto aos meus alunos consigo levar o conhecimento para eles de uma forma mais atrativa e instigante, usando o recurso cinematográfico, já usei vários filmes tais como 2012 que abordei o aquecimento global, catástrofes naturais,terremotos, maremotos, tsunamis, vulcanismo, relações humanas, biodiversidade, ciências e tecnologias dentre outras, envolvendo o aluno de tal forma que ele aprenda melhor e desenvolva no conteúdo aplicado, estou lotado hoje na Escola Municipal Francisco Oliveira de Melo, Localizada no Alto do Rodrigues no estado do Rio Grande do Norte , e estou conseguindo grande retorno com essa ferramenta e esse método, é isso sou apaixonado pelo que faço e me sinto gratificado pelo conhecimento que passo pra eles e o retorno que recebo de volta, um grande abraço.
olá geilson! vc q gosta de trabalhar com filmes indica outros? relacionados com conteúdos de física e química do ensino fundamental tbm. obg.
Tem um filme muito bom que aborda bioquímica das células e a doença de pompe. DECISÕES EXTREMAS o nome do filme.
outro filme é Oleo de Lorenzo. (doença : E.L.A)
o Garoto que inventou o vento. (um garoto que se baseou no seu livro de ciencias para construir uma usina eólica e salvar sua aldeia da fome)
Muito obrigada pelas dicas.
Certamente usarei com instrumento de ensino/aprendizagem.
Outra ótima sugestão é “Mãos Talentosas: a história de Ben Carson.”
Sou professora de Biologia e Ciências também e amo flmes ! O ” Expresso do amanhã ” é um ótimo filme para trabalhar sobre escassez alimentícia, aquecimento global, era do gelo, além de problemas sociais e políticos.
O filme Ilha Zero é ótimo. Já usei em aula. A dublagem é ruim e os alunos acham engraçada, mas dá pra trabalhar vários conceitos