Uma atividade bastante comum nas aulas e feiras de ciências é o vulcão.

Mas você sabe como é realizada essa atividade?

Ou o que podemos discutir com os alunos?

É sobre isso que vamos falar hoje!

Materiais necessários

Para fazer o vulcão, dá para usar vários materiais, escolha o que estiver mais acessível a você.

Dessa forma, pode ser utilizado argila, biscuit, gesso ou massinha.

Além disso, você também precisará de um recipiente para colocar dentro do vulcão (será onde você colocará a “lava”).

E também de Bicarbonato de sódio, Vinagre, Detergente e  Corante alimentar de cor vermelha.

Além de uma base para o vulcão.

Que pode ser um papelão duro, uma tábula ou qualquer outra superfície plana e dura.

E caso queira decorar, raminhos de plantas (de plástico, de e.v.a, etc), animais de plástico, etc.

Como montar seu vulcão

vulcãoEmpilhe a argila (ou o material escolhido) ao redor do recipiente de forma que pareça um vulcão.

Ou se preferir, molde um formato de vulcão e depois encaixe o frasco no topo de modo que fique dentro do vulcão.

Quando o modelo estiver pronto, deixar secar.

E caso queira, decore com os materiais selecionados.

Simulando a erupção

Para simular a erupção coloque  5 a 6 colheres pequenas de bicarbonato de sódio no interior do vulcão.

Misture meia xícara de água com meia de vinagre, um pouco de corante vermelho e um pouco de detergente.

E coloque esta mistura para dentro vulcão.

O que acontece?

A “erupção” nessa simulação acontece graças a uma reação química.

Quando se junta o bicarbonato de sódio ao vinagre, é liberado um gás que sai do recipiente arrastando consigo o vinagre como uma erupção.

Mas como acontece a erupção de um vulcão real?

É isso que você pode questionar os alunos.

Assim como também pode perguntar se todas as erupções são iguais e como se formam os vulcões.

Estimule os alunos a exporem suas ideias sobre o assunto.

As erupções vulcânicas se diferenciam quanto à intensidade e à proporção e ao material expelido.

Os principais tipos de erupção, quanto à violência, são:

  • Explosiva

Erupção de lava com alta viscosidade e que impede a liberação de gases, ocorrendo, portanto, explosões violentas.

Muitas vezes, nesse tipo de erupção, não há derramamento da lava.

  • Efusiva

Erupção de magma fluido que possibilita a liberação de gases.

Sendo assim uma erupção mais “calma”, com alto derramamento de lava em altíssima temperatura.

Nesse tipo de erupção, a lava alcança grandes distâncias.

É esse tipo de erupção que é simulada neste atividade prática.

  • Mista

Erupção em que há fases alternadas de erupção violenta e erupção efusiva.

  • Catastrófica

Erupção em que a lava é de alta viscosidade, sendo assim não escorre por grandes distâncias, acumulando-se na cratera.

Assim, os gases ficam aprisionados na chaminé, dando origem a uma nuvem ardente

Discussão do Conteúdo

Os alunos podem levantar hipóteses sobre como eles acham que ocorrem a erupção de um vulcão.

Esse levantamento de hipótese pode ser feito individualmente ou em pequenos grupos, e seria interessante ser registrado em papel.

Os alunos podem discutir as diferentes hipóteses (se houver), defendendo suas ideias.

Você, professor, pode ir introduzindo conceitos conforme os alunos vão avançando na discussão.

Como por exemplo o núcleo, manto e crosta especificando as características de cada uma dessas regiões pertencentes a Terra.

Além das características dos vulcões, as atividades vulcânicas, os tipos (terrestres e marinhos) e os efeitos dessa atividade.

Você pode avaliar a discussão dos alunos bem como a produção escrita sobre o assunto.