Já falamos sobre como organizar uma feira de ciências, e hoje vamos tratar de como avaliá-la.

As normas para o julgamento e/ou formas de avaliar os trabalhos expostos numa feira de ciências variam bastante.

Porém a maior parte delas, segue de perto os critérios e sistema de pontuação utilizados pelas Feiras Científicas Nacionais e Internacionais.

Dessa forma, os juízes escolhidos devem se reunir e estudar os critérios e as pontuações antes de avaliarem os trabalhos expostos.

E como escolher os juízes?

O mais adequado é convidar especialistas (de diferentes áreas) externos a instituição onde ocorrerá a feira.

Quando não for possível convidar pessoas externas, as pessoas escolhidas devem se envolver menos possível na organização e andamento da feira para manter a imparcialidade.

Escolhidos os jurados, normalmente três pessoas, é necessário estabelecer as regras/normas.

Ou seja, estabelecer quais os critérios serão adotados, quais os comportamentos esperados e quais serão os prêmios envolvidos.

Você pode optar por uma pontuação máxima para cada item.

Ou então, uma pontuação geral aos trabalhos, e neste caso, considerar um maior número de itens a serem observados nos trabalhos.

Cada juiz deve ter uma tabela com quesitos para cada trabalho a ser avaliado.

Mas o que considerar para avaliar uma feira de ciências?

Alguns critérios devem ser eleitos como os a serem considerados para atribuir pontos aos trabalhos.

Por exemplo:

feira

No nosso exemplo foi estabelecido como faixa de nota de 0-2, mas pode ser o valor que você desejar.

O que você pode considerar em cada quesito:

  • Domínio do conteúdo

O aluno apresenta os conceitos/teorias corretamente?

Expõe de maneira clara?

Estão escritos corretamente os títulos, as etiquetas, as descrições e os visuais?

  • Criatividade

O trabalho exposto apresenta originalidade no planejamento ou em sua execução?

Os recursos foram bem utilizados?

A apresentação de tema/construção do trabalho foi inovadora?

Neste quesito é importante que se considere os aspectos originais, independente do preço do equipamento comprado ou emprestado, principalmente a utilização engenhosa do material exposto.

Considere que as coleções só serão criativas se apresentarem um objetivo muito bem definido.

  • Organização

Está bem construído o trabalho apresentado?

O exposto revela um procedimento organizado? Existe planejamento?

Houve preocupação na aplicação de metodologia científica?

  • Projeto escrito

O trabalho apresentado corresponde ao que foi entregue no projeto?

O que poderia ser melhorado, aumentado, diminuído ou substituído?

O projeto foi bem escrito?

Tem clareza?

  • Participação na apresentação

Os alunos estão comprometidos em apresentar?

A apresentação foi clara?

Todos os alunos estão envolvidos? (no caso de grupos)

Outra possibilidade de avaliação pode ser:

Aqui é utilizada uma escala de 5 pontos, mas pode ser utilizado o valor que desejar

  • Caráter investigatório

O expositor evidencia ter redescoberto o fenômeno, fato, princípio, etc. que está sendo apresentado?

Apresenta domínio do conteúdo?

  • Organização

Há definição de etapas?

Situação controle?

Ordem, limpeza, aspecto agradável do trabalho?