O principal objetivo de uma feira de ciências deveria ser o de mostrar à comunidade o trabalho de investigação executado pelos alunos na escola ao longo de um determinado período de tempo.
Na literatura encontramos várias “vantagens” de uma feira de ciências: despertar o interesse pela investigação científica, desenvolver habilidades específicas ou de interesse, promover a interação comunidade/escola, desenvolver o senso crítico e despertar o senso de cooperação.
Esses são, sem dúvida, atributos importantes, mas não só das feiras, mas das atividades nas aulas de ciências. É a atividade regular em ciências que desenvolverá as habilidades citadas acima.
Por isso é importante que a feira de ciências seja uma mostra para a comunidade de algo que já foi feito pelos alunos ao longo de determinado período de tempo e seja um reflexo dos trabalhos escolares em Ciências.
O professor não pode passar oito meses por ano realizando um ensino tradicional e desejar que seus alunos, de uma hora para outra, virem “cientistas” e façam trabalhos mirabolantes e sofisticados.
Fazer Ciência, como tudo na vida, exige, antes de mais nada, hábito.
A atividade experimental regular, incorporada ao ensino é condição imprescindível para uma atividade eficaz em feira de ciências.
Além disso para realizar uma feira de ciências é necessário levar em consideração alguns aspectos:
I. Tipos de Feiras de Ciências
As Feiras de Ciências podem ter diferentes amplitudes:
- Pode ser uma feira apenas para os alunos da mesma escola;
- Uma feira entre escolas (de diferentes bairros ou cidades);
- Feira de ciências municipal, com a participação de várias escolas e trabalhos selecionados por cada uma;
- Feira regional, abrangendo a região educacional da escola no estado.
Há, ainda, variedades de Feiras de Ciências, como é o caso de Feira Cultural, que reúne, num só evento, trabalhos de todas as áreas do conhecimento.
Em relação a temática, a feira pode ter um grande tema e os grupos trabalham diferentes especificidades desse tema.
Ou cada grupo trabalha com um tema diferente, mas complementar.
Os temas devem repeitar a faixa etária dos alunos alvo da feira de ciências e levar em conta o cotidiano/assuntos de interesse.
O tema de trabalho de cada grupo de alunos deve ser discutido com os mesmos.
Se possível, os alunos devem determinar o problema que vão querer resolver.
Importante dar voz ao aluno na escolha do que expor na feira de ciências, mas é necessário a orientação do professor na hora de apontar possíveis problemas de pesquisa, na indicação da metodologia adequada e na análise dos dados.
É importante também que seja feito um mapa conceitual para que fique claro para os alunos a relação entre os conteúdos curriculares e os temas escolhidos para as pesquisas.
A feira precisa ir a além da simples reprodução de experiências.
II. Objetivos das Feiras de Ciências
Outro ponto importante na feira de ciências é o que se objetiva com ela.
Os objetivos podem ser:
- divulgar os resultados das atividades escolares desenvolvidas durante as aulas de ciências;
- integrar a Comunidade à Escola;
- desenvolver a criatividade e o espírito crítico;
- formar hábitos e atitudes sociais e o senso de responsabilidade e
- desenvolver habilidades específicas, interesses e preferências.
Qual o seu objetivo ao desenvolver uma feira?