Os exames de DNA realizados com possíveis irmãos são chamados de exame de irmandade ou exame de meia irmandade ou meio-irmão.
Diferente do exame realizado com o suposto pai, em que a análise é direta, o exame de irmandade precisa fazer a reconstrução do perfil genético do pai das pessoas analisadas.
Por isso é um exame mais complexo e não tão expressivo a nível probabilístico como os resultados de um exame de paternidade, contudo, são exames conclusivos em sua maioria.
Nós, seres humanos, possuímos 23 pares de cromossomos ao todo, sendo 22 deles autossômicos – ou seja, não relacionados ao sexo biológico do indivíduo – mas estes pares não são idênticos.
Como esses cromossomos autossômicos (e também os cromossomos sexuais), são herdados de nossos pais, o que ocorre é uma mistura de informações genéticas que acaba sendo passada por gerações ao acaso, fazendo com que 50% dessa informação genética seja proveniente da nossa mãe e os 50% restantes do nosso pai.
Dessa forma, o máximo de DNA que podemos herdar de uma avó é 25% e, consequentemente, de bisavós, 12,5%.
Durante o nosso processo de reprodução, especificamente durante a meiose, ocorre a recombinação gênica.
Ou seja, a troca aleatória de material genético.
A grande contribuição da meiose para a variabilidade genética é a capacidade de combinar de modo diferente os genes herdados dos pais.
Por conta disso, a não ser que sejam gêmeos idênticos, irmãos sempre terão algumas diferenças no seu código genético, sendo possível, então, que não herdem a mesma ancestralidade genética.
Assim, quando duas pessoas partilham do mesmo pai biológico tem em média 25% de DNA em comum.
Ao contrário de um teste de paternidade entre suposto pai e filho(a), onde todos os marcadores genéticos serão testados e comparados individualmente, um teste de meia irmandade não requer exatidão de correspondência em todos os marcadores para ser considerado conclusivo.
Dessa forma, quanto mais DNA em comum entre os indivíduos em teste maior a probabilidade de parentesco entre eles, e mais forte é a probabilidade dos meios-irmãos partilharem um dos pais biológicos.
Índices do exame de meia irmandade
Dois índices de irmandade podem ser calculados: o índice de irmandade plena e o índice de meia-irmandade.
O índice de irmandade plena refere-se ao grau de certeza de que os participantes do exame são filhos do mesmo pai e da mesma mãe.
Por outro lado, o índice de meia-irmandade refere-se ao grau de certeza de que participantes são irmãos por parte do pai ou da mãe.
A probabilidade inicial (a priori) é de 50%.
Ao fazer a análise, a probabilidade calculada aumenta ou diminui de acordo com as evidências genéticas disponíveis.
Nem sempre o resultado obtido reflete claramente a realidade.
Por esse motivo e, dependendo do sexo dos envolvidos, estudos adicionais dos cromossomos X e Y, e do DNA mitocondrial podem trazer informações complementares úteis.
Possíveis resultados
Exame negativo
Num teste de paternidade de meia irmandade se obtiver um resultado abaixo de 50% significa que os dois alegados meios-irmãos não partilham o progenitor em comum.
Em geral quando não há vínculo genético a probabilidade é expressa de maneira bem baixa.
Exame positivo
Diferente do exame de paternidade em que o positivo vem com a probabilidade de 99,9999%, o teste de meia irmandade pode ter uma porcentagem menor e ainda sim ser positivo.
E depende do que foi analisado, do tamanho da extensão do exame.
Em algumas situações acima de 70% é considerado positivo.
Resultado inconclusivo
Como o exame de meia irmandade é realizado a partir da reconstrução genética dos alelos obrigatórios que são possivelmente do suposto pai, há possibilidade deste exame dar inconclusivo.
Este resultado merece mais atenção, pois de alguma forma existe a possibilidade do grau de parentesco, o que se faz necessário, muitas vezes é a coleta de novos materiais, uma vez que os colhidos não foram o suficiente.
Destaca-se que esse exame pode ser realizado em um ou mais filhos deixados pelo falecido, aumentando-se a chance de encontrar o vínculo de parentesco/irmandade.
Além disso, a presença da genitora pode auxiliar de forma positiva no exame.
Outra possibilidade é incluir também outro membro da família, como por exemplo um irmão ou irmã do falecido.
Boa tarde, eu fiz um teste de DNA com minha suposta meia irmã para investigação de paternidade, tenho quase certeza que eu e ela temos o mesmo pai, mas o teste deu o seguinte resultado, índice de paternidade acumulado (IPA): 0,07379 e probabilidade de paternidade (PP): 6,87%. Isso já é alguma evidência que temos realmente o mesmo pai? Ou esse resultado poderia dar facilmente com qualquer pessoa que não fosse meu meio irmão? Obrigado
Olá Alan,
E o que diz a conclusão do exame?
São índices baixos para ser um exame positivo.
Olá exame com resultado 99,98% é negativo?
Índice acumulado de 6249.69
Exame feito entre irmãos.
Olá Sabrina,
Normalmente este é um resultado positivo, mas precisa verificar o que diz a conclusão.
Olá Teresa, obrigada pela resposta.
A conclusão diz que é 4x mais chance deles serem meio irmãos filho apenas de um progenitor com probabilidade de 99,99%.
São meio irmãos, partilham apenas um progenitor.
Olá Tereza!
Num teste analisado com 18 locos/ STRs, realizado com supostas meia irmãs e um suposto tio, também foi colhido material da mãe da irmã cuja paternidade esta sendo investigada, ocorreu 6 exclusões e assim concluiu-se que a suposta filha NÃO POSSUI VÍNCULO GENÉTICO COMPATÍVEL PARA SOBRINHA OU IRMÃ BIOLÓGICA. Então pergunto:
1. Esse exame é realmente conclusivo?
2. Indicaria novo teste de comparação de cromossomo X entre as irmãs ou exumação do pai para confirmação?
3. Quantos locos devem ser analisados para um teste realmente confiável?
4. Num outro post seu, vc diz q o exame realizado com o pai e filho admite-se até 3 exclusões, e nesse caso, qual o máximo de exclusões?
5. No caso, por ter sido isolado os alelos da mãe, a compartilhamento dos alelos com irmã e tio (isoladamente) deveria ser superior a 50%?
Me ajudaria imensamente!
Olá G,
1) Quando é positivo ou negativo é um exame conclusivo.
2) O exame com o suposto pai é sempre melhor, mas é indicado exumação apenas em casos inconclusivos e/ou que não há outros parentes.
3) Pelo menos 15, mas geralmente exames de meia irmandade são bem mais extensos que o de paternidade.
4) Teste de meia irmandade não tem essa regra de x exclusões pois a análise é diferente, é por reconstrução de perfil genético.
5) Todo exame parte da priori de 50%, logo para existir vínculo genético precisa ser de 50% para cima. A participação da mãe apenas facilita a identificação do alelos paternos obrigatórios.
Olá Teresa! No meu questionamento informei que ocorreu 6 exclusões, conferi agora que foram 7 (sete) exclusões em 18 marcadores.
Boa noite Tereza Nunes, gostaria de saber se tem como eu fazer o Dna de irmandade nos meus dois filhos, tem como saber se eles são filhos do mesmo pai, tenho um casal de filhos e tenho dúvidas se são do mesmo pai
Olá Suelen,
Tem sim. Faça o teste junto com eles (você e seus dois filhos) para que seja mais fácil determinar quais são os alelos obrigatórios paternos, assim será possível determinar se eles tem o mesmo pai ou não.
Deus abençoe obrigada por responder
Ola Teresa, por favor preciso de ajuda, fizemos teste de irmandade do instituto forenze, deu inclonclusivo mais ALELOS FRATERNOS , NAO TEMOS NEM PAI NEM MAE VIVOS NEM IRMAOS, O QUE PODEREMOS FAZER POR FAVOR, FALA ‘ALELOS FRATERNOS COM POSSIBILIDADES DE IRMANDADE
DE.
Olá Maria,
Existem outros parentes? Avós, tios? Sem outras possibilidades de teste não é possível sair do resultado inconclusivo.
Ola, fiz um exame de irmandade com a minha mae e dois suposto irmao e deu 50% deu negativo ou posotivo ?
Olá Thiago,
Precisa verificar o que está escrito na conclusão do exame.
Oi Tereza, meu pai fez um teste de meio irmandade e deu 49,1% de probabilidade com índice de irmandade combinado de 1.0141.
O laudo final sugere a realização com outro parente pois deu resultado inconclusivo.
Nesse caso visto os valores dados, existem uma alta possibilidade de serem meio irmãos?
Olá Luma,
Esses dados não são suficientes para afirmar possiblidade de parentesco.
Mas neste caso quais seriam os dados necessários?
Olá Luma,
Um novo exame com outros possíveis parentes de primeiro grau. Um exame inconclusivo significa que não há certeza suficiente para excluir, nem comprovação suficiente para confirmar o parentesco.
Olá Teresa, tudo bem?
Um homem deu o IPA: 0,00025
e o PP: 0,025%
Isso em comparação a sua possível irmã de seu suposto falecido pai.
Já é possivel dizer a partir disso que ele não é o filho de tal pai?
Ele deu dois locos inconsistentes.
E analisando os polimorfismos de DNA, todos estão bem diferentes das supostas irmãs que esse rapaz fez o exame.
Obrigada!
Olá Valentina,
E o que diz a conclusão? O resultado foi conclusivo?
Normalmente é negativo.
Olá, todos os testes para meio irmandade são confiáveis?
Outra pergunta; meu pai faleceu faz 33 anos no caso de exumação há possibilidade de material em bom estado?
Obrigada
Olá Giovanna,
Sim, é confiável, desde que realizado em laboratório idôneo.
É possível que sim, mas não há como garantir pois depende também de como foi feito o preparo do corpo e das condições onde foi enterrado.
Então o resultado deu inconclusivo… porque de acordo com o IMESC precisa ter pelo menos 3 locos inconsistentes pra dar negativo, mas tiveram apenas 2. E pelo visto msm com o Api e pp extremamente baixos e menores que 50%, continua sendo inconclusivo. Eu queria achar uma maneira de concluir o teste como negativo com as informações que eu tenho, e preciso ver isso rápido, sou advogada e é um caso q eu to trabalhando.
Olá Valentina,
3 locos inconsistentes para dar negativo é quando o exame de DNA é realizado com o suposto pai. Exames realizados com parentes de primeiro grau não seguem esta regra. Quando o resultado é inconclusivo o indicado é refazer o teste com outros parentes de primeiro grau e/ou realizar a exumação do suposto pai, quando isto é possível.
Em alguns casos de exames apenas com parentes de primeiro grau não é possível sair do resultado inconclusivo.
boa tarde teresa esse exame me tira do serio meu marido e filho do rap-az qure morreu
boa tarde teresa esse exame me tirou do serio meu filho e filho do rapaz que morreu.
teresa exame do cromossomo y haplotipo de dois tios parte de pai iguais e do meu filho nao.
teresa na familia do meu marido sao 3 tios por parte de pai e duas tias. eu e meu filho que fizemos exame fora excluido loci d3s1358.d13s317.d19s433. os outros loci normal entre esses 7 participantes.
teresa boa tarde segunda 27.5.24 como fazer o teste de irmandade. na familia do meu marido tres tios duas tias eu e meu filho. como proceder
Olá Li,
O teste de irmandade é feito entre supostos irmãos, no caso se seu filho tivesse um suposto irmão ou irmã de mesmo pai.
No seu caso em que não há a possibilidade de testar com o suposto pai, o exame normalmente é realizado mãe, filho e os parentes de primeiro grau do suposto pai (tios ou avós).
teresa 14 alelos investigados alelo paterno obrigatorio. 22 alelos 3 exclusos
teresa socorro que exame foi esse
no meu caso teresa foi feito comigo lidia meu filho e cinco tios 3 homens e duas mulhres.
teresa penso que o laboratorio nao e confiavel. impossivel esse resultado
Olá Li,
Imesc é confiável, inclusive é considerado o maior centro de Medicina Legal e de Investigação de Vínculo Genético (DNA) da América Latina.
teresa eu acho que o imesc nao e confiavel tenho ca minhas duvidas
teresa teria como voce interpretar meu laudo obrigado li bastos meu telefone
boa tarde teresa no resultado do cromossomo y alguns alelos do meu filho nao batem com o dos tios.dys3891.dys390.dys458.dys19.o que sao esses alelos
teresa o cromossomo y dys456 bateu. dys391.bateu.dys439.ygata h4 bateu porque os demais alelos dos meus cunhados deram resultados diferente do meu filho.
teresa o que e o teste do cromossomo y
Olá Lee,
Como já expliquei em outros comentários, o cromossomo Y no exame de DNA é utilizado para reconstrução parental uma vez que o cromossomo Y é compartilhado pela linhagem paterna, então todos os homens que tem o mesmo pai compartilham o mesmo cromossomo Y.
Se o suposto pai e seus irmãos (tios do seu filho) compartilham o mesmo pai, eles tem o mesmo cromossomo Y, consequentemente se o seu filho é filho do suposto pai também deveria ter o mesmo cromossomo Y.
teresa na familia do meu marido sao 3 tios por parte de pai e duas tias. eu e meu filho que fizemos exame fora excluido loci d3s1358.d13s317.d19s433. os outros loci normal entre esses 7 participantes.
teresa se meu filho e filho do rapaz falecido os alelos do meu filho deveriam bater com os alelos dos dois tios . cinco alelos do meu filho bateram com o resultado dos dois tios. e ll alelos excluiram. onde esta o problema. ha nessa familia um outro tio se realizarmos o teste do cromossomo y com o resultado do cromossomo y do meu filho.mudaria o resultado.
Olá Lidia,
Se o resultado tivesse sido inconclusivo, outro tio talvez resolveria a questão, mas se já houve o resultado negativo, é porque realmente não há compatibilidade parental.
teresa o resultado foi inconclusivo
Olá Li,
Resultados inconclusivos são comuns para exames realizados com parentes de primeiro grau, e neste caso é necessário refazer com outros parentes de primeiro grau ou fazer a exumação do suposto pai (que seria o ideal).
teresa as caracteristicas hereditarias do meu filho sao muito parecidas com as dos tios como nao ter vinculo.isso esta muito confuso.
teresa no resultado veio escrito que nao sao parentes e para se chegar a um resultado
Olá li,
Se no resultado está escrito que não há vínculo parental, então tem um resultado, negativo.
teresa o cromossomo y dys456 bateu. dys391.bateu.dys439.ygata h4 bateu porque os demais alelos dos meus cunhados deram resultados diferente do meu filho.
teresa estou com a pulga atras da orelha algo esta errado nesse laudo leio releio onde sera que esta a prova.
se 3 homens da familia do meu marido compartilham o mesmo cromossomo y meu filho tambem compartilha esse cromossomo por serem filhos do mesmo pai e meu filho neto desse pAI DO MEU MARIDO.
na familia do meu marido tem outro tio se realizarmos o teste do cromossomo y com esse o resultado mudaria.
Olá Lee,
Se o exame foi realizado em laboratório de confiança, dificilmente o resultado será diferente.
teresa no laudo afirma que um cunhado meu nao e irmao do mesmo pai e mae sera que e ai que esta o problema
teresa meus cunhados sao irmaos de mesmo pai e mae.
teresa meus cunhados sao irmaos de mesmo pai e mae.como nao ha vinculo.
teresa no laudo afirma que um cunhado meu nao e irmao do mesmo pai e mae sera que e ai que esta o problema
teresa quais cromossomos y da parte dos meus cunhados teriam que bater com cromossomo y do meu filho,
se dois tios coletaram cromossomo y com meu filho com o terceiro tio seria diferente desses dois
Olá Lee,
Se todos tem o mesmo pai, dificilmente mudaria o resultado.
porque teresa os alelos do cromossomo y do meu filho e diferente do alelos do cromossomo y dos dois tios por parte de pai.
Olá Lee,
Porque não há vínculo parental.
porque teresa os alelos do cromossomo y do meu filho e diferente do alelos do cromossomo y dos dois tios por parte de pai.nao teve conclusao desse exame.fora excluidos 3 locis dentre os 22 alelos testados
teresa no laudo contam que um dos tios nao e filho do mesmo pai e mae. sera que e ai que esta o problema
Olá Lidia,
Mas tem o mesmo pai?
Ainda que tenham pais diferentes, o irmão que compartilha o mesmo pai com o suposto pai deveria apresentar mais compatibilidade.
teresa tem um alelo na tabela que nao bate com o alelo de pai. os resultados deram outro para o apo alelo paterno obrigatorio.
teresa ha vinculo parental do meu filho com supostos parentes do meu marido. as caracteristicas hereditarias do avo do meu filho sao parecidas demais.os tracos do rosto muito parecidos com a de minha cunhada.
teresa meus cunhados e cunhadas sao filhos de mesmo pai e mae. pedi exumacao na epoca mais o instituto em que fizemos coleta nao fazia era particular.
teresa ha compatibilidade parental todos irmaos e irmas do meu marido se parecem com as do meu filho.as caracteristicas hereditarias sao passadas atraves das geracoes e com o tempo nao se apagam permanecem nos individuos.
teve resultado sim
teresa nao teve resultado negativo no exame.apenas coleta de 7 participantes.
Olá Li,
Como assim? Não teve resultado? Ou foi inconclusivo?
meu exame e antigo ate hoje tenho provas biologicas
isso esta me tirando do serio espero explicacoes desse laudo
Olá, gostaria de uma análise detalhada do meu exame, consigo entrar em contato ou vc pode entrar em contato comigo?
Olá Felipe,
Não fazemos este tipo de serviço.
Todos os cromossomos Y precisam ser iguais? no caso de supostos irmãos homens?
Olá Felipe,
Todos os filhos do sexo masculino herdam o cromossomo Y do pai, assim todos os homens provenientes da mesma linha paterna irão sempre partilhar o mesmo cromossomo Y.
Teresa quero fazer um teste de DNA com minha suposta meia irmã, qual seria a porcentagem para um possível negativo ou positivo?
Olá Luiz,
Como explicado no post depende do que foi analisado e do tamanho da extensão do exame.
Teresa boa tarde. Fiz um exame com suposta meia irmã, meu pai falecido já. O IPA deu 2,30 e o PP 69.
NA DISCUSSAO ELES SUGEREM UM NOVO EXAME COM MAIS PARENTES POIS O IPA DEU MUITO BAIXO. NA CONCLUSAO DIZ QUE O FALECIDO NAO PODE SER EXCLUÍDO MAS RESSALTA QUE PRECISA TER CAUTELA NA INTERPRETAÇÃO DA PERICIA. E AGORA?
Olá Karina,
É possível a exumação do suposto pai? Se sim, seria o ideal para esclarecer a paternidade. Caso não haja, e tenha outros parentes de primeiro grau do suposto pai (mãe, tios) faça um novo exame. É muito comum resultado inconclusivo em exames com meio irmãos e/ou parentes de primeiro grau pois mesmo parentes nem sempre herdam as mesmas porções de DNA.