A educação ambiental na escola ainda tem pouco espaço e várias dificuldades em ser trabalhada.

Mas é de extrema importância para a construção da consciência social e individual dos alunos.

Uma das possibilidades de trabalhar a educação ambiental na escola é por meio de projetos.

E a implementação de um projeto de educação ambiental na escola exige clareza sobre a realidade que se quer transformar.

E por isso seu processo de elaboração pode ser subdividido em algumas etapas.

Vamos entender melhor cada etapa do planejamento de um projeto de educação ambiental na escola.

Diagnóstico

Esta etapa antecede o projeto em si.

É importante dizer que um projeto ambiental na escola não é direcionado apenas a comunidade escolar, mas a toda comunidade externa a qual aquela escola pertence.

A educação ambiental é uma forma de aproximar comunidade e escola e juntos encontrar soluções para todos.

Afinal, a coletividade é um aspecto intrínseco da educação ambiental.

Assim, o diagnóstico é o momento que serão levantados quais problemas ambientais mais afligem a comunidade.

Elaborar coletivamente um projeto é uma tarefa complexa e é necessário pensar em algumas estratégias de comunicação para levar a mensagem da melhor forma para o coletivo.

É interessante compartilhar a ideia aos poucos e apresenta-la a possíveis parceiros para que estes possam auxiliar na elaboração do diagnóstico.

Muitos métodos podem ser utilizados para a coleta das informações importantes para esta etapa.

Como por exemplo a realização de reuniões com cada um dos setores do coletivo, criação de grupos de discussão, ou até mesmo elaboração e distribuição de questionários sobre temas que seriam importantes para serem trabalhados em um projeto de educação ambiental.

Após a coleta das informações nos diferentes setores que compõem o coletivo escolar, é preciso organizar essas informações e hierarquiza-las de modo que estas sirvam de norte para a escolha do tema do projeto e que tipo de projeto vai ser desenvolvido (de sensibilização ambiental, compreensão ambiental, responsabilidade ambiental, competência ambiental e cidadania ambiental.

A partir da escolha do problema a ser solucionado, iniciam se as etapas relativas a elaboração do projeto em si.

Escrevendo o projeto de Educação Ambiental

Escolha do título

O título é a representação da ideia principal do projeto.

Por isso o título deve ser atrativo, claro e de acordo com os objetivos do projeto.

Deve retratar “o que”, “para quem”, “com que finalidade” e “o onde” do projeto.

Introdução

Em que contexto está inserido o problema?

A introdução apresenta o contexto, ou seja, o cenário atual da região/ local onde se pretende desenvolver o projeto.

Deve trazer informações gerais sobre a área de atuação do projeto, sobre a comunidade e os problemas socioambientais existentes, buscando aproximar o leitor da realidade em que o projeto está inserido.

Justificativa

Por que e para que executar o projeto?

Esta é uma etapa fundamental para a motivação do coletivo e aproximação de novos parceiros.

Aqui serão apresentadas as informações que foram coletadas no diagnóstico e toda a fundamentação teórica do projeto.

Deverá ser descrito também como atuará cada setor do coletivo escolar, como o projeto estará presente nas diferentes disciplinas ou conteúdos programáticos, e quais os impactos da realização do mesmo.

Público alvo

Quem são os beneficiários do projeto?

Ou seja, aqui devem estar descritas as características daqueles para os quais as atividades são direcionadas, especificando idade, situação socioeconômica, gênero, dentre outros.

Objetivos

O que se pretende alcançar?

Aqui será descrito os resultados que se pretende alcançar por meio da execução do projeto.

Geralmente é divido em objetivos gerais e específicos.

Nos objetivos gerais devemos descrever as mudanças que se pretende gerar com o projeto como um todo e nos objetivos específicos devemos apontar os resultados concretos que precisamos atingir para isso.

Também é possível criar metas para alcançar cada objetivo específico.

As metas têm como característica possuir um tempo pré-determinado para cumprimento e um indicador para avaliação concreto e quantificável.

A partir desse indicador, após passado o período pré-estabelecido, é possível avaliar se a meta foi alcançada ou não.

Exemplo: Objetivo específico: Reduzir o desperdício de alimentos na escola

Meta: Diminuir em 30% o peso dos resíduos orgânicos gerados na hora do almoço durante o mês de Maio.

Metodologia

Como fazer?

O método de trabalho descreve, passo a passo, o caminho para que as metas sejam alcançadas.

Desta forma, todas as atividades a serem realizadas devem ser descritas em detalhes, incluindo as técnicas e instrumentos, os recursos necessários, a carga horária, o período previsto para a realização, os
responsáveis (quais pessoas da equipe estarão envolvidas na execução), a divulgação, o registro, a forma de acompanhamento e de avaliação.

São exemplos de método de trabalho: oficinas, debates, palestras, encontros e seminários, estudos do meio, teatro, jogos, dinâmicas de grupo, artes plásticas, atividades práticas, entre outros.

Atividades

O planejamento minucioso das atividades permite estabelecer as formas mais eficazes de realizar o projeto, bem como prever os custos necessários e identificar antecipadamente situações que impliquem na alteração de estratégias para cumprir os objetivos propostos.

Assim, essa etapa envolve a descrição das atividades que serão desenvolvidas durante o projeto.

Pode ser interessante, nesse sentido, realizar dois planejamentos: um geral e um específico.

Assim , um planejamento geral, que aborda as ações que serão desenvolvidas na escola e as intervenções concretas na realidade da comunidade.

E um planejamento específico para cada disciplina, área de estudo ou série escolar.

Neste, deve estar previsto o trabalho coletivo entre professores de uma mesma disciplina ou série, os ajustes nos conteúdos e como eles serão trabalhados.

É imprescindível também incluir o aporte teórico para desenvolvimento das atividades.

Nesta etapa é interessante também que estejam descritos o conjunto de técnicas e os recursos que serão utilizados.

Para melhor organização, pode-se atrelar as atividades aos objetivos específicos ou metas definidas anteriormente.

Por vezes, uma atividade necessita da execução de algumas ações para ser realizada.

Assim, é possível organizar os objetivos, atividades e ações de forma hierárquica, em diagramas.

Cronograma

Quando cada atividade será desenvolvida?

O cronograma apresenta como cada uma das ações propostas se distribui ao longo do tempo de duração do projeto, permitindo uma rápida visualização do conjunto das atividades e da sequência em que elas devem acontecer.

Deve relacionar em que momento cada atividade será realizada no período de realização do projeto.

Avaliação

Como podemos acompanhar a realização das ações e o cumprimento das metas do projeto, e como verificar as mudanças que estão acontecendo por meio do projeto?

Aqui ocorre a descrição dos métodos de avaliação do projeto que permitam verificar quais foram as mudanças realizadas, se os objetivos foram alcançados, o que poderia ser melhorado e qual foi o impacto da ação.

Ações Futuras

A partir da avaliação realizada, é importante refletir sobre os próximos passos, planejar as ações futuras e os acompanhamentos periódicos ou os reforços necessários para que as ações do projeto continuem.

Divulgação dos resultados

Como divulgar o projeto?

Uma das ações fundamentais ao longo do desenvolvimento do projeto é a comunicação.

Neste sentido, é importante desenvolver um plano de comunicação para, além de transmitir às pessoas o que está sendo feito, mobilizar a comunidade envolvida antes e durante a implantação do projeto, divulgar experiências bem-sucedidas e os resultados alcançados, bem como buscar apoio e incentivar a adesão de novos parceiros ao projeto.

Nos projetos de Educação Ambiental a comunicação pode tornar-se uma prática educativa e deve ir além da produção de informações pela equipe do projeto para os demais envolvidos.

Isso pode ser feito por meio de uma festa, uma exposição, um evento, um página em rede social ou blog.