Está em todos os documentos oficiais: a educação ambiental é um tema transversal e deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar.
Mas o que afinal significa isso?
O PCN meio ambiente trata a transversalidade e a interdisciplinaridade como uma perspectiva crítica que aponta a complexidade do real.
Bem como a necessidade de se considerar a teia de relações entre seus diferentes e contraditórios aspectos.
Podem então ser consideradas como sinônimos?
Não! Embora andem junto, não são sinônimos.
De modo geral, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.
Enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.
Para compreendemos melhor vamos entender o que significa transversalidade e interdisciplinaridade.
O que é um tema transversal
Podemos entender a abordagem transdisciplinar na educação como sendo a criação de espaços de diálogo entre saberes.
Diálogo este que permite a partilha, a ressignificação e a produção de novos saberes, em cada tempo e contexto.
A transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares.
Possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.
A abordagem transdisciplinar implica em alguns pressupostos.
Tais como: considerar diversos níveis de realidade, de percepção e a possibilidade de existência simultânea de fenômenos antagônicos.
As questões trazidas pelos temas transversais, como a educação ambiental, expõem as inter-relações entre os objetos de conhecimento.
Assim, não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade numa perspectiva disciplinar rígida.
O que é interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade pode ser compreendida como construção de um conhecimento complexo.
Busca superar a fragmentação das disciplinas, sem desconsiderar a importância de cada uma delas.
É importante compreender que não se faz interdisciplinaridade sozinho.
É necessário uma prática coletiva que se oriente à construção de um programa comum de ensino e pesquisa que privilegie o campo das ciências da vida, da natureza e da sociedade.
Além disso, uma prática interdisciplinar não é fechada no tempo.
Ou seja, deve ser sempre aberta a novas questões para novas investigações.
A interdisciplinaridade pode ser entendido ainda como colaboração existente entre disciplinas diversas.
Ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência.
Caracteriza-se por uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo.
Onde a educação ambiental entra
Embora a educação ambiental necessita da compreensão de saberes específicos, não pode ser vista como um saber único.
Isso porque as questões ambientais abordam diferentes vertentes, permeadas