Está em todos os documentos oficiais: a educação ambiental é um tema transversal e deve ser trabalhada de maneira interdisciplinar.

Mas o que afinal significa isso?

O PCN  meio ambiente trata a transversalidade e a interdisciplinaridade como uma perspectiva crítica que aponta a complexidade do real.

Bem como a necessidade de se considerar a teia de relações entre seus diferentes e contraditórios aspectos.

Podem então ser consideradas como sinônimos?

Não! Embora andem junto, não são sinônimos.

De modo geral, a interdisciplinaridade refere-se a uma abordagem epistemológica dos objetos de conhecimento.

Enquanto a transversalidade diz respeito principalmente à dimensão da didática.

Para compreendemos melhor vamos entender o que significa transversalidade e interdisciplinaridade.

O que é um tema transversal

Podemos entender a abordagem transdisciplinar na educação como sendo a criação de espaços de diálogo entre saberes.

Diálogo este que permite a partilha, a ressignificação e a produção de novos saberes, em cada tempo e contexto.

A transversalidade abre espaço para a inclusão de saberes extra-escolares.

Possibilitando a referência a sistemas de significado construídos na realidade dos alunos.

A abordagem transdisciplinar implica em alguns pressupostos.

Tais como: considerar diversos níveis de realidade, de percepção e a possibilidade de existência simultânea de fenômenos antagônicos.

As questões trazidas pelos temas transversais, como a educação ambiental, expõem as inter-relações entre os objetos de conhecimento.

Assim, não é possível fazer um trabalho pautado na transversalidade numa perspectiva disciplinar rígida.

O que é interdisciplinaridade

A interdisciplinaridade pode ser compreendida como construção de um conhecimento complexo.

Busca superar a fragmentação das disciplinas, sem desconsiderar a importância de cada uma delas.

É importante compreender que não se faz interdisciplinaridade sozinho.

É necessário uma prática coletiva que se oriente à construção de um programa comum de ensino e pesquisa que privilegie o campo das ciências da vida, da natureza e da sociedade.

Além disso, uma prática interdisciplinar não é fechada no tempo.

Ou seja, deve ser sempre aberta a novas questões para novas investigações.

A interdisciplinaridade pode ser entendido ainda como colaboração existente entre disciplinas diversas.

Ou entre setores heterogêneos de uma mesma ciência.

Caracteriza-se por uma intensa reciprocidade nas trocas, visando um enriquecimento mútuo.

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