Você já perguntou como utilizar as metodologias ativas no ensino remoto?
Sim, isso é possível!
Mas precisa de algumas adaptações.
Das metodologias ativas já conhecidas as que melhores se adaptam ao ensino remoto é a sala de aula invertida e ensino hibrido.
E é sobre essas duas metodologias que vamos tratar aqui hoje!
Sala de aula invertida
Essa metodologia ativa inverte o modelo tradicional.
Ou seja, o aluno estuda os conteúdos e instruções antes da aula, para depois haver uma discussão com os colegas e professor.
Assim, a sala de aula invertida permite tornar mais dinâmico e significativo o processo de aprendizagem.
Já que inclui materiais digitais, como: vídeo aulas, games, podcasts, pesquisas, textos, fóruns.
Nós já explicamos sobre o uso desta metodologia ativa aqui e aqui.
Ensino híbrido
Essa metodologia ativa combina o ensino presencial e o ensino à distância.
E torna mais dinâmico o aprendizado, por permitir duas formas de aprender o mesmo assunto: em sala de aula e em casa.
E ainda oferece mais possibilidades de realizar a mesma tarefa.
O ensino híbrido também estimula a participação ativa dos alunos na construção do próprio conhecimento.
Já que eles precisam buscar de maneira autônoma a matéria proposta e complementar o que foi dado na aula.
Nós já explicamos detalhadamente o uso desta metodologia aqui e aqui.
Mas como utilizar essas metodologias ativas com o ensino remoto?
Com bases nestes dois modelos de metodologias ativas, as atividades podem ser desenvolvidas com algumas técnicas complementares.
Como por exemplo:
Como planejar metodologias ativas no ensino remoto
Para aplicar as metodologias ativas no ensino remoto, é necessário elaborar um plano de aula que inclua as técnicas apropriadas nas atividades propostas.
Por isso deve contemplar alguns critérios, como por exemplo:
As metodológicas activas quando são bem usadas no espaço pedagógico, ou seja, na sala de aula, tornam os discentes mais participativos e permite o desenvolvimento das suas competências. .