Uma das principais recomendações para evitar a contaminação por coronavírus é lavar as mãos.

Mas como reforçar a importância desse ato?

Separamos aqui uma sequência de atividades indicada principalmente para ensinar as crianças que mãos limpas é um corpo saudável.

Essa prática é dividida em duas atividades menores.

A primeira possibilita trabalhar a maneira correta e o tempo necessário para lavar as mãos.

Já a segunda permite trabalhar a importância de lavar as mãos mesmo quando elas parecem limpas.

Então vamos lá!

lavar as mãos

Atividade 1 – Mãos sujas

A primeira atividade é simples.

Os alunos irão investigar o efeito que diferentes tempos de lavagem têm na remoção da sujeira nas mãos.

Para isso os alunos irão lavar as mãos com tinta, já que assim é possível ver e determinar o tempo mínimo necessário para que as mãos estejam realmente limpas.

Para isso será necessário:

  • Bata ou avental (1 por aluno se forem crianças)
  • Cronômetro (1 por grupo ou 1 para o professor)
  • Venda para os olhos (2 por grupo)
  • Tinta lavável (indicada para crianças)
  • Pontos de água (uma pia ou bacia com água)
  • Papel absorvente (por exemplo, papel toalhas ou guardanapos)
  • Jornal (ou outro papel que absorva tinta)

Desenvolvendo a atividade

Para desenvolver essa atividade é interessante estabelecer uma questão central a ser investigada.

Por exemplo: Por que é que devemos sempre lavarmos as mãos com sabão antes de comer?

Ou ainda: Por que precismos lavar as mãos mesmo quando elas estão aparentemente limpas?

É importante estimular os alunos a falarem e  registrar suas respostas.

Estas poderão ajudá-lo a, juntamente com os alunos, elaborar hipóteses passíveis de serem testadas com as atividades propostas aqui.

E por isso, antes de iniciar a experiência, desenvolva juntamente com os alunos uma ou algumas hipóteses.

Para a elegerem a melhor hipótese, a passível de ser testada, os alunos deverão considerar:

– o que sabem sobre os seres vivos;

– o que sabem sobre os microrganismos, como crescem e se reproduzem.

Por exemplo: Se os microrganismos vivem em todo o lado, então facilmente estão nas nossas mãos.

Ou, se lavar as mãos com água e sabão consegue eliminar a sujeira visível das mãos, então também consegue eliminar a sujeira invisível.

Após o levantamento das hipóteses, divida os alunos em grupos de 4 ou 5 alunos.

Cada aluno do grupo irá desempenhar uma função, que pode ser organizada pelos próprios alunos de modo que cada grupo tenha:

2 alunos que vão cobrir as mãos com tinta (alunos A e B);

1 aluno que vai contar o tempo (aluno C);

1 aluno ajuda no registo dos resultados (aluno D).

Cada grupo testará diferentes tempos de lavagens nas seguintes condições:

Para isso cada grupo espalha numa mesa 6 folhas de papel (jornal ou outro, em tamanho A4 ou maior).

Ou seja, 3 para o aluno A e 3 para o aluno B.

É necessário identificar as folhas, colocando o nome do aluno A e B e os diferentes tempos.

Dessa forma: