Diante da pandemia de coronavírus, as aulas foram suspensas em muitos lugares, tanto em escolas particulares quanto públicas.

Além disso, aglomerações públicas de outra natureza estão sendo proibidas ou, pelo menos, desaconselhadas.

A recomendação é ficar em casa e evitar contato o máximo possível.

Mas por que isso é necessário?

Quando há uma epidemia viral ou bacteriana, em que o contágio é por meio de contato um dos protocolos é o isolamento de contenção.

Neste caso, suspender aulas e demais atividades é um isolamento de contenção.

Ou seja, o isolamento é para prevenção da transmissão dos agentes infecciosos de um indivíduo para os outros.

Esse mecanismo de distanciamento social retarda a transmissão da doença.

E com isso diminui a intensidade do pico da epidemia, tornando possível a adequação dos sistemas de saúde para enfrentar a situação e evitar o seu colapso.

Afinal, as outras enfermidades não deixam de existir por causa da pandemia.

E se já é difícil normalmente com as doenças que temos comumente, imagina se todo mundo contraí o coronavírus ao mesmo tempo!?

Assim, a taxa de contágio pode ser controlada e diminuída com a suspensão de aulas e demais atividades sociais, como podemos ver no esquema a seguir:

aulas

O modelo epidemiológico utilizado para ter esses parâmetros é conhecido desde 1927 pela sigla SIR, que em português é a mesma: Suscetíveis, Infectados e Recuperados.

Assim, o modelo SIR é representado por um sistema de equações diferenciais e divide a população em três grupos Suscetíveis, Infectados e Recuperados, que transitam entre si de acordo com dois parâmetros fundamentais: um representando a taxa de contágio e o outro a de recuperação dos infectados.

O parâmetro que representa a taxa de contágio é o que pode ser diretamente diminuído por medidas como a suspensão das aulas e demais atividades.

Então olha como o numero de doentes demora a crescer ao longo do tempo quando estamos em isolamento.

A fonte original, em inglês, encontra-se acessível aqui.

Se manter em casa é uma medida de precaução, para que todos sofram menos.

Não há motivos para pânico, mas é importante adotar essas medidas de precaução para evitar um colapso (ainda maior do que vivemos) na saúde e na sociedade como um todo.

Além do isolamento é importante manter as mão sempre limpas com água e sabão e quando não houver possibilidade de lavar as mãos, passar álcool gel.